A capital mineira, Belo Horizonte, é um dos grandes colégios eleitorais que, mesmo às vésperas da votação, não sabem o resultado que terão neste domingo. Isso porque o pleito na terceira maior potência do país e com maior quantidade de eleitores está dividido entre Mauro Tramonte (Republicanos), Fuad Noman (PSD) e Bruno Engler (PL).
Até o início da semana eleitoral, a maioria das pesquisas indicava que o deputado estadual e apresentador do Balanço Geral Minas Gerais, da TV Record, estaria no segundo turno. Tramonte liderava, ainda que de forma acirrada, as intenções de votos.
Mas a pesquisa Datafolha desta quinta-feira (03), não somente deu chances reais de segundo turno ao atual prefeito Fuad Noman (PSD) ou ao candidato bolsonarista Bruno Engler (PL), como os três passaram a ter as mesmas porcentagens: 21%.
E, neste sábado (05), Tramonte foi o candidato que apareceu com menos chances de disputar o segundo turno, chegando a contabilizar 19% na pesquisa Quaest, que deu outros 23% das intenções de votos para Noman e 25% para o candidato de Bolsonaro.
Anteriormente, até o dia 30 de setembro, as pesquisas Quaest, Real Time Big Data e Datafolha mostravam uma distância maior a Tramonte. Mas na reta final da disputa, Engler ganhou um reforço de Jair Bolsonaro nas campanhas locais, e o resultado está sendo captado agora, nos últimos levantamentos eleitorais.
Com curvas que fogem aos demais institutos, a pesquisa AtlasIntel chegou a apontar que o candidato de Bolsonaro lideraria as votações, com 10 pontos acima de Tramonte e abandonando o atual prefeito Fuad ao quarto lugar dos concorrentes do segundo turno.
Os números que destoaram: AtlasIntel
A pesquisa AtlasIntel foi a única que apresentou um resultado destoante das demais. No levantamento divulgado no dia 23 de setembro, realizado de forma digital, o candidato de Bolsonaro, Engler, lideraria a corrida eleitoral, com 25,2% das intenções.
Em segundo, estariam empatados tecnicamente quatro candidatos: Mauro Tramonte (Republicanos), Gabriel Azevedo (MDB), Duda Salabert (PDT) e Fuad Noman (PSD), respectivamente.
Na AtlasIntel, Tramonte apareceu com somente 15,3% das intenções de voto, seguido de Azevedo com 14,4%, a deputada Salabert com 13,7% e, por último no empate, o atual prefeito Fuad Noman, com 13,5%.
O instituto informa ter margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia mais:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Na empresa que trabalhei a grande maioria é de esquerda e se dividia entre Duda Salabert e Rogerio Correia. Como as pesquisas mostram quem ambos não tem chances de chegarem ao segundo turno, nas conversas de cafezinho estão propondo descarregar no Fuad para que o Engler não possa chegar no segundo turno.