A eleição em São Paulo, segundo o Vox Populi

Do Último Segundo

Vox Populi/Band/iG: Serra mantém dianteira em SPTucano tem 11 pontos de vantagem no maior colégio eleitoral do País

Ricardo Galhardo, iG São Paulo | 26/07/2010 19:15

PESQUISA

Vox/Band/iG: Dilma 41%, Serra 33%, Marina 8%Primeiro levantamento feito após a oficialização das candidaturas, mostra petista 8 pontos à frente do tucano

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, continua liderando, agora com 11 pontos de vantagem, a disputa presidencial em São Paulo, o maior colégio eleitoral do País, segundo pesquisa Vox Populi/Band/iG desta segunda-feira. Serra tem 42% da preferência do eleitorado paulista contra 31% de Dilma Rousseff (PT) e 10% de Marina Silva (PV). Os demais candidatos somam 1%, brancos e nulos 7% e indecisos 10%

Na pesquisa espontânea Serra e Dilma estão tecnicamente empatados com 23% a 22% respectivamente. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em um eventual segundo turno os paulistas elegeriam Serra com 48% contra 36% de Dilma. Já no quesito rejeição, os dois aparecem tecnicamente empatados. O tucano aparece com 23% e a petista com 25%. Marina é rejeitada por 18%.

Na pesquisa anterior, a diferença entre Serra e Dilma em São Paulo era de 14 pontos. O tucano tinha 44% e a petista 300%.

Dilma ainda é menos conhecida do que Serra no Estado. Segundo o Vox Populi, 85% dos entrevistados conhecem bem ou têm alguma informação sobre o tucano. O índice de Dilma é de 65%. Entre os que disseram conhecer os candidatos só de nome, a petista tem 30% e Serra 14%. Apenas 1% não conhecem Serra e 5% Dilma.

Embora seja menos conhecida, Dilma é citada como candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por 81% dos entrevistados contra apenas 1% de Serra e 17% que desconheciam o apoio do presidente à ex-ministra da Casa Civil.

A maior parte dos entrevistados, 29%, disse não levar em conta o apoio do presidente na hora de votar enquanto 23% disseram que votariam com certeza, 28% poderiam votar conforme o candidato e 17% não votariam no candidato apoiado por Lula.

A avaliação posotiva do governo é de 71% , regular 23% e negativa 5%. O ranking dos programas federais é liderado pelo Bolsa Família com 31%. O Minha Casa, Minha Vida vem em seguida com 26%, Pro-Uni 9%, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 6% e Luz Para Todos 4%. 

Por Nilson Fernandes

Do Estadão.com

Pesquisa Vox Populi de intenções de voto para a sucessão ao governo paulista, divulgada hoje pelo portal iG e pela TV Band, mostra que o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, tem uma vantagem de 29 pontos porcentuais sobre o seu principal adversário na disputa eleitoral, Aloizio Mercadante, do PT, e pode ganhar em primeiro turno o pleito deste ano. A pesquisa apresenta Alckmin com 47%, enquanto Mercadante tem 18%.

Em seguida, figuram os nomes dos candidatos Celso Russomanno (PP), com 8%, e de Paulo Skaf (PSB), Fábio Feldmann (PV) e Paulo Búfalo (PSOL), com 1% cada. O porcentual de votos brancos e nulos é de 9%, e os eleitores que disseram não saber em quem votar somaram 15%. Na pesquisa espontânea, Alckmin também lidera a disputa com folga, com 21%. O candidato do PT aparece com 9% e o do PP, com 2%.

A pesquisa Vox Populi anterior, divulgada no final de maio, mostrava Alckmin com 51% das intenções de voto, seguido por Mercadante com 19%. Naquela mostra, Russomanno tinha 12% e Skaf, 2%. O porcentual de votos brancos e nulos era de 9% e os eleitores que disseram não saber em quem votar somavam 7%.

A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 20 de julho e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19.929, de 2010. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Ao todo, foram realizadas 1.500 entrevistas. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador