Dicas de um presidente de seção eleitoral

Por chico rasia

Colegas comentadores e comentadoras.

Participei ontem do treinamento no TRE-PR. Esse ano trabalharei como presidente de seção nos dois turnos da eleição, aqui em Curitiba; será minha 4a. participação.

A questão da identificação do eleitor foi levantada. A orientação que recebemos é:

1. É para fazer cumprir a lei. O eleitor deverá apresentar um documento com foto além do título (antes, bastava um documento com foto e RG; essa regra não vale mais).

porém:

2. Como é a primeira eleição em que haverá a exigência de dois documentos, fomos orientados a agir de maneira compreensiva e com bom senso. Avaliar cada caso com parcimônia e agir dentro dos limites da razoabilidade.

3. Durante os trabalhos nos defrontamos com muitas situações: pessoas que se mudaram e não transferiram o título (e não tem condições de ir até em casa buscar um documento), pessoas que perderam ou tiveram seus documentos roubados, enfim, os pequenos dramas do cotidiano.

4. Há um esforço de recadastramento dos eleitores, que vai incluir no caderno de votação (a lista de eleitores de cada seção) as fotos dos eleitores; também estão sendo coletadas as impressões digitais para possibilitar o uso das urnas biométricas. Mas, em um universo de mais de 130 milhões de eleitores, é de se esperar que uma mudança tão grande não seja implantada no país inteiro de uma só vez.

5. Enfim, peço a todos que me ajudem a divulgar: no dia da votação, levem o título de eleitor e um documento com foto, que pode ser:

– carteira de identidade

– carteira de trabalho

– carteira de habilitação (do modelo atual, com foto)

– identidade funcional (CREA, OAB, etc.)

– passaporte

– certificado de reservista

Mas carteirinha do Rotary, do Country ou do Club de Golf não valem!

Não esqueçam de levar também uma colinha com o no. dos candidatos (são 6 candidatos diferentes!).

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador