Em apoio a Lula, mais de mil e cem economistas subscrevem manifesto

Defendem a extinção do teto de gastos e a criação de um novo arcabouço fiscal para que o governo federal volte ao papel de principal impulsionador do crescimento.

Em apoio a Lula, mais de mil e cem economistas subscrevem manifesto

Diante da profundidade e das múltiplas dimensões da crise social, política, econômica e ambiental instalada no país, mais de mil economistas subscreveram o manifesto MOVIMENTO DOS ECONOMISTAS PELA DEMOCRACIA E CONTRA A BARBÁRIE. O documento explicita o seu posicionamento em relação às eleições que se aproximam e às medidas necessárias para recuperar o crescimento sustentável com redução das desigualdades.

Os signatários se opõem ao projeto político de Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Entendem que as tentativas de enfraquecimento das instituições têm por intuito a implantação de um sistema político autoritário, uma ditadura neofascista sustentada por polícias e milícias armadas.

Refutam igualmente a condução da política econômica que tem resultado em desmonte do parque produtivo nacional, conduzindo o país segundo uma economia neocolonial, assentada na exportação de mercadorias de baixo valor agregado e em uma base produtiva que se reprimariza e se desindustrializa progressivamente.

Defendem também a extinção do teto de gastos e a criação de um novo arcabouço fiscal para que o governo federal volte ao papel de principal impulsionador do crescimento. Apontam ainda que o ciclo vicioso predominante de estagnação econômica, alto desemprego, fome e insegurança alimentar, somente será revertido com a construção de sólido programa de investimentos em infraestrutura econômica, urbana e social, com destaque para iniciativas que reduzam desigualdades sociais e regionais.

“Nós economistas, que subscrevemos este manifesto, temos clareza de que o retorno do Brasil a uma trajetória de progresso civilizatório passa, necessariamente, pela eleição da chapa Lula-Alckmin no primeiro turno das eleições gerais. Também é fundamental votarmos para governadores, senadores e deputados federais e estaduais que se oponham firmemente ao governo de Jair Bolsonaro e estejam alinhados com a defesa permanente da democracia, do Estado de Direito e da Constituição Federal de 1988”, concluem os subscritores do manifesto.

Segue a íntegra do manifesto.

*  *  *

MOVIMENTO DOS ECONOMISTAS PELA DEMOCRACIA E CONTRA A BARBÁRIE

O Brasil está mergulhado em uma crise profunda, com múltiplas dimensões. Na economia, trata-se de uma estagnação sem precedentes em nossa história, um inegável retrocesso. Temos um processo inflacionário que impõe pesadas perdas aos mais pobres. O governo de Jair Bolsonaro implantou um projeto autodestrutivo, que aprofundou a regressão de nossa estrutura produtiva, privilegiou ainda mais o rentismo e os grandes interesses financeiros e nos levou às portas da barbárie, que assumiu a forma de desmantelamento do arremedo do Estado Nacional Soberano construído a duras penas. As instituições foram enfraquecidas, os pilares do Estado Democrático de Direito foram ameaçados.

O atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em vários momentos, tentou viabilizar um golpe. Buscou intimidar o Supremo Tribunal Federal (STF), acenou com a possiblidade de questionar os resultados das eleições em 2022 no intuito de negar aos brasileiros e brasileiras o direito de eleger seus representantes, ao mesmo tempo em que tenta persistentemente violar a liberdade de expressão daqueles contrários ao seu projeto. Além de fragilizar a sociedade brasileira, as atitudes de Jair Bolsonaro geram instabilidade política, tornam o país um pária na comunidade internacional e afetam negativamente a economia.


O desmonte da economia nacional é notório. Os investimentos públicos foram travados, reduzidos ao seu menor valor. Políticas públicas voltadas para educação, ciência e tecnologia, preservação ambiental e garantia dos direitos humanos foram abandonadas. Os programas de transferência de renda foram instrumentalizados para fins eleitorais e fragilizados, não alcançando toda a população que deles necessita.

A política de valorização do salário mínimo – iniciada na segunda metade dos anos 90, e ampliada a partir de 2003 – não só foi abandonada como, pela primeira vez, em 25 anos, o presidente da República irá entregar no final do seu mandato um salário mínimo inferior, em termos reais, àquele que recebeu no momento da sua posse. No mercado de trabalho, aumenta o número dos sem carteira, dos trabalhadores autônomos sem formalização, dos empregados em jornada de trabalho parcial, daqueles com contrato por tarefa ou empreitada, além dos trabalhadores que têm trabalho e renda comandados por aplicativos, que vendem a força de trabalho ao menor preço.


A saúde foi fortemente debilitada, em um dos momentos em que mais precisamos do setor em nossa história. O governo Bolsonaro se eximiu da responsabilidade de coordenação das ações e desprezou as indicações da ciência para minorar os efeitos da pandemia de Covid-19. Como resultado, tivemos mais de 10% das mortes mundiais, sendo que representamos 2,7% da população do planeta. Os danos para o futuro do país são incomensuráveis. A tragédia da escalada do desemprego, combinada com a redução da renda média dos trabalhadores, coloca no horizonte o risco de uma pandemia de fome ao lado de uma pandemia sanitária ainda não debelada.

A política de Bolsonaro visa desregulamentar as atividades econômicas, dar autonomia para que as empresas privadas, muitas delas oligopólios, autorregulem-se e se vejam livres das leis de proteção socioambiental. Objetiva ainda privatizar as empresas públicas, enfraquecer o que ainda resta de bancos públicos, vender os ativos do Estado na bacia das almas, reduzir os direitos dos trabalhadores, privatizar e/ou terceirizar a educação e a saúde em todas as etapas e condenar o país ao atraso e à subordinação aos interesses do capital externo.


A frente de expansão do capitalismo dependente brasileiro passa a girar em torno do agronegócio, em especial o complexo de grãos e carnes, estimulados pela dinâmica internacional, do extrativismo mineral com tudo que lhe é inerente: devastação ambiental (inclusive pelo uso intensivo de agrotóxicos), social e cultural, com um conflito permanente em torno da ocupação e do uso da terra. Uma economia neocolonial, baseada na produção de mercadorias para o mercado internacional, e uma base produtiva que se reprimariza e se desindustrializa.


Na área externa, a política do governo é de renúncia à soberania nacional, abertura indiscriminada ao capital estrangeiro e às importações, adesão a padrões de política da OCDE que não nos servem, e que podem contribuir para destruir o que resta da indústria nacional, esvaziar acordos regionais como o Mercosul e para um comportamento irresponsável em relação ao papel do país no enfrentamento às mudanças climáticas.


O projeto político de Bolsonaro é de implantação de um sistema político autoritário, uma ditadura neofascista que pretende se perpetuar armando as polícias e milícias para concretizar sua aspiração de poder.


Nós, economistas que subscrevemos este manifesto, entendemos que a superação desse quadro exige uma união em defesa da democracia, dos direitos humanos e da Constituição de 1988. Um pacto em defesa da civilização e contra a barbárie, multipartidário, o mais amplo possível, como expresso na frente partidária que lançou a pré-candidatura Lula/Alckmin.

Defendemos que um novo governo democraticamente eleito tem que se pautar por reformas que ampliem e garantam direitos sociais, ambientais e trabalhistas, que se adequem à era digital e estejam em sintonia com os princípios democráticos e com o potencial do novo e real no mundo do trabalho.


Para recuperar o crescimento e colocar o Brasil na trilha de um país mais justo, menos desigual, ambientalmente sustentável e mais próspero, esperamos do futuro governo:

•           Promoção de uma Reforma Política baseada nos princípios de fortalecimento dos partidos políticos e aumento da participação popular por meio de plebiscitos, referendos e conselhos setoriais deliberativos;

•           Extinção do teto de gastos e criação de uma nova regra fiscal que compatibilize a sustentabilidade de médio e longo-prazo da dívida pública, essencial para administrar a fragilidade financeira do Estado Brasileiro, com o aumento necessário dos gastos com educação, saúde, assistência social, cultura e políticas de apoio a negros, povos tradicionais, mulheres, portadores de necessidades especiais, juventude e LGBTQIA+;

•           Reativação dos conselhos de políticas públicas que foram extintos na gestão Bolsonaro. Em especial, a retomada do funcionamento pleno do CONSEA e dos instrumentos nacionais de combate à fome e à miséria, das políticas de estoques reguladores e de preços mínimos, e do forte apoio à agricultura familiar;

•           Promoção de uma mudança profunda na política econômica, social e ambiental cujo caráter ortodoxo, neocolonial e neofacista aprofunda as tendências à estagnação econômica e exacerba as múltiplas desigualdades – de renda e riqueza, regional, de raça/etnia e de gênero no mercado de trabalho;

•           Promoção rápida de uma Reforma Tributária Ampla e Estrutural que vise atender como objetivos: (i) aumentar fortemente a progressividade da carga tributária por intermédio da taxação de lucros e dividendos distribuídos, revisão da “pejotização” e aumento dos impostos sobre a propriedade e redução da carga tributária sobre o consumo dos mais pobres; (ii) estabelecer a equidade horizontal entre os setores de atividade econômica, reduzindo a carga tributária sobre a indústria de transformação e aumentando a carga tributária sobre o agronegócio e o setor de serviços;

•           Modernização, reestruturação e democratização do Estado, colocando no centro de sua agenda os objetivos de garantir a vida, o bem-viver e a sustentabilidade com visão de longo prazo;

•           Desenho e implementação de programas emergenciais de obras públicas em infraestrutura e serviços públicos em parceria com estados e municípios, visando à geração de trabalho e renda e incentivo às economias locais;

•           Construção de sólido programa de investimentos em infraestrutura econômica, urbana e social, com destaque para iniciativas que reduzam desigualdades sociais e regionais;
•           Fortalecimento do BNDES e dos bancos públicos como financiadores de projetos para a retomada e modernização tecnológica da indústria, defasada em nível internacional devido à falta de investimentos. Esse financiamento deverá estar atrelado a metas concretas de melhoria da competitividade nos mercados internacionais e a metas de sustentabilidade social e ambiental, inclusive de redução de emissão de CO2. É preciso que as autoridades monetárias voltem a ter capacidade de, se necessário, usar suas taxas para favorecer o investimento e o esforço contracíclico, além de privilegiar setores e atividades que sejam intensivos em benefícios para toda economia. Também é importante priorizar o apoio aos pequenos negócios e às médias, pequenas e microempresas;

•           Fortalecimento do serviço público nacional, respeitando e valorizando os direitos das servidoras e servidores, buscando desfazer privilégios acumulados no último período, em especial no Judiciário e nas Forças Armadas, assim como a recuperação da capacidade indutora e de planejamento do Estado Brasileiro;

•           Modernização de modelos de implementação de políticas públicas, atualizando-os face aos desafios e oportunidades associados aos novos padrões técnicos da era do conhecimento e a avanços do processo de reconstrução do Estado.
•           Tomada de medidas imediatas de combate à fome e à insegurança alimentar e nutricional;

•           Retomada da política de valorização do salário mínimo;
•           Revisão das Reformas Trabalhista e Previdenciária com base na negociação entre trabalhadores, empresários e governo;

•           Suporte técnico e financiamento da agricultura familiar, implementação de uma reforma agrária agroecológica, estabelecimento de estoques reguladores e comercialização dos produtos visando à redução da carestia, à garantia da segurança alimentar e à melhoria da renda dos pequenos produtores rurais;

•           Incentivo à economia solidária, ao associativismo, ao cooperativismo, aos arranjos produtivos locais e projetos de desenvolvimento territorial urbano e rural;
•           Garantia do acesso aos direitos humanos, ao trabalho e a uma vida decente. Combate ao racismo, ao sexismo e ao patriarcado, criando medidas afirmativas e mecanismos institucionais para que pessoas e grupos discriminados possam superar a pobreza e ter acesso a trabalho e existência dignos;

•           Revisão da política de paridade de preços internacionais dos combustíveis por intermédio da retomada da produção nacional de derivados de petróleo, fortalecendo a Petrobras como uma empresa de energia indutora do crescimento e desenvolvimento nacional;

•           Retomada do controle estatal da Eletrobrás e da priorização da expansão de energias renováveis, mantendo o setor público no controle da matriz energética do país;
•           Desenvolvimento de uma política ambiental comprometida com a sociobiodiversidade, a defesa do meio ambiente e a solução das questões climáticas, garantindo a os direitos dos povos originários definidos constitucionalmente e o reconhecimento de seus conhecimentos, aderente às medidas de proteção das riquezas naturais do país. Apresentação de plano de transição justa para uma economia verde, baseado na biotecnologia, indústria 4.0, internet das coisas, promovendo mudanças no atual padrão de mobilidade urbana, e buscando a recuperação de áreas degradadas e do complexo industrial da saúde;

•           Forte aumento  do investimento em ciência, tecnologia e inovação mirando os patamares observados nos países desenvolvidos;

•           Garantia de um olhar estratégico para o desenvolvimento regional, em especial para a Amazônia e o Nordeste, com caráter de inclusão e redução das desigualdades, mas também de integração dentro de um projeto nacional de desenvolvimento, a partir dos próprios potenciais regionais. Fundamental aqui também retomar as negociações com Estados e Municípios, no que tange à dívida pública, buscando tornar mais justa e sustentável a situação financeira dos níveis subnacionais;
•           Retomar e fortalecer a integração regional por intermédio do Mercosul e a expansão do processo na América do Sul e no conjunto da América Latina e Caribe;
•           Revisão da política externa de forma a recuperar o protagonismo do País nos organismos e fóruns internacionais e na cooperação sul-sul, especialmente com os países da América Latina, da África, da Ásia, assim como resgatar e fortalecer os laços com os BRICS.


Nós, economistas, que subscrevemos este manifesto, temos clareza de que o retorno do Brasil a uma trajetória de progresso civilizatório passa, necessariamente, pela eleição da chapa Lula-Alckmin no primeiro turno das eleições gerais. Também é fundamental votarmos para governadores, senadores e deputados federais e estaduais que se oponham firmemente ao governo de Jair Bolsonaro e estejam alinhados com a defesa permanente da democracia, do Estado de Direito e da Constituição Federal de 1988.


República Federativa do Brasil, 13 de junho de 2022.

Assinam:

1. Luiz Gonzaga Belluzzo – SP
2. Tânia Bacelar – PE
3. Helena Lastres – RJ
4. Jean Paul Prates – RN
5. José Sérgio Gabrielli de Azevedo – BA
6. Luiz Carlos Bresser-Pereira -SP
7. Rosa Maria Marques – SP
8. Otaviano Canuto – EUA
9. Antônio Corrêa de Lacerda – SP
10. Sulamis Dain – RJ
11. Renan Filho – AL
12. Claudio Alberto Castelo Branco Puty – PA
13. Hildete Pereira de Melo – RJ
14. Tiago Oliveira – Portugal
15. Julia Braga – RJ
16. Clélio Campolina Diniz – MG
17. Rogério Studart – EUA
18. Márcio Pochman – SP
19.  Magda Biavaschi – SP
20. Maurício Borges Lemos – MG.
21. Ladislau Dowbor – SP
22. Uallace Moreira Lima – Coreia do Sul
23. Ana Cláudia Arruda – PE
24. Pedro Rossi – SP
25. Flávia Vinhaes – RJ
26. Guilherme Santos Mello – SP
27. Paulo Nogueira Batista Júnior – SC
28. Luiz Fernando de Paula – RJ
29. Ricardo Carneiro – SP
30. José Raimundo Barreto Trindade – PA
31. Tânia Cristina Teixeira – MG
32. Denise Kassama – AM
33. João Hallak Neto – RJ
34. Leda Paulani – SP
35. Esther Dweck – RJ
36. José Eduardo Cassiolato – RJ
37. Margarida Baptista – Portugal
38. Ricardo Bielschowsky -RJ
39. José Ricardo Wendling – AM
40. Teresa Campello – SP
41. Lidice da Mata – BA
42. Virgilio Guimarães – MG
43. Edson Machado Monteiro – DF
44. Dercio Garcia Munhoz – DF

45Clóvis Alves de Melo e SilvaAC
46Edmar Batistela ToneliAC
47Marcela Sarkis SopchakiAC
48Mário Jorge da Silva FadellAC
49Tony John de OliveiraAC
50Agnaldo Quintela dos SantosAL
51Alonso Barros da Silva JuniorAL
52Anderson Henrique dos Santos AraújoAL
53Cícero Péricles CarvalhoAL
54Cid Olival FeitosaAL
55Diana LimaAL
56Dilson Renan de SouzaAL
57Emanuel Lucas de BarrosAL
58Fábio Guedes GomesAL
59Flávio José DomingosAL
60Francisco José Peixoto RosárioAL
61Guilherme LopesAL
62Lailla Nayara Alves de Brito SoaresAL
63Luan Gomes da SilvaAL
64LUCIANA CAETANO DA SILVAAL
65Maurílio Procópio GomesAL
66Mirabel Silva dos SantosAL
67Paula Ruana do Carmo FerreiraAL
68Pedro Ivo Moraes de SouzaAL
69Roberto Resende SimiqueliAL
70Rômulo Batista SalesAL
71Sandra Cavalcante DiasAL
72Umbelino Oliveira de AndradeAL
73Valber Gregory Barbosa Costa Bezerra SantosAL
74Verônica N. Brito AntunesAL
75Victor Emmanuel Feitosa HortencioAL
76Alcides Saggioro NetoAM
77Aldemir De Carvalho Caetano JúniorAM
78Armando Clovis Marques de SouzaAM
79Celso Augusto Torres do Nascimento           AM
80Cleísa BessaAM
81Farid Mendonça JúniorAM
82Francisco Ednaldo PracianoAM
83Inaldo Seixas CruzAM
84Jose da Silva SobralAM
85Paulo Rodrigues dos SantosAM
86Charles Achcar ChelalaAP
87Cláudia ChelalaAP
88Jadson Luís Rebelo Porto AP
89Lucia Tereza Ribeiro do RosarioAP
90Ana Cristina CerqueiraBA
91Ana Georgina da Silva DiasBA
92Ana Lúcia de Miranda CostaBA
93Ana Maria Ferreira MenezesBA
94Andréa Costa MagnavitaBA
95Andreia Andrade dos SantosBA
96Angela BrasileiroBA
97Antonio Rosevaldo Ferreira da SilvaBA
98Carmem Lucia Castro LimaBA
99Chirley Vanuyre Vianna CordeiroBA
100Claudia Monteiro FernandesBA
101Cristina MascarenhasBA
102Daniel AlemBA
103Denilson Geraldo Sampaio RehemBA
104Dilton de Souza Campos FilhoBA
105Elizabeth OliveiraBA
106Ely de Oliveira Rosa PimentaBA
107Euclides Santos BittencourtBA
108Fábio Di Natale GuimarãesBA
109Flávia Santana RodriguesBA
110Frederico Fernandes de SouzaBA
111Frederico Torres da SilvaBA
112Gerard CoelhoBA
113Gilca Garcia de OliveiraBA
114Glaucia CampregherBA
115Ivo Costa NovaisBA
116José dos Santos CostaBA
117José Nelio Monteiro CorsiniBA
118José Rubens Monteiro TeixeiraBA
119Lavínia Maria de Moura FerreiraBA
120Lícia Maria França CardosoBA
121Lielso Antonio de Almeida CoelhoBA
122Lourival MouraBA
123Luiz FilgueirasBA
124Manoel Justiniano Melo da FonsecaBA
125Marcia da Silva PedreiraBA
126Maria Bernadete Pereira BezerraBA
127Maria Christina  Cunha  de  CarvalhoBA
128Maria Emilia Marques AldonceBA
129Marileide Alves da SilvaBA
130Maryanna Nascimento de Oliveira SilvaBA
131Nicia MoreiraBA
132Paulo Dantas da CostaBA
133Paulo de Tarso Guedes de Brito CostaBA
134Paulo Henrique de AlmeidaBA
135Ranieri Muricy BarretoBA
136Reginaldo Souza SantosBA
137Renildo SouzaBA
138Romeu TemporalBA
139Sarah Farias AndradeBA
140Sidney Guilherme Chaves Junior0BA
141Solange Doria Marques de SantanaBA
142Thiago dos Santos XavierBA
143Vitor Antônio Pereira LemosBA
144Elias de Oliveira SampioBA
145Aécio Alves de OliveiraCE
146Alfredo José Pessoa de OliveiraCE
147Andre MacedoCE
148André Vasconcelos FerreiraCE
149Antônio Alberto TeixeiraCE
150Elton Eduardo FreitasCE
151Fabio Maia SobralCE
152Fatima Gondim FariasCE
153Fernando PiresCE
154João Cezar Barbosa de AssisCE
155Kleber SilveiraCE
156Marcelo LettieriCE
157Marcos Antônio Vieira de CastroCE
158Maria Neura AntunesCE
159Raimundo Barroso PimentelCE
160Reginaldo de Aguiar SilvaCE
161Roberto SmithCE
162Sergio Gonçalves dos Santos JuniorCE
163Silvana ParenteCE
164Acilino RibeiroDF
165Adelina Maria Melo FeijãoDF
166Adroaldo QuintelaDF
167Afonso MagalhãesDF
168Alex Rabelo MachadoDF
169Alexandre Ribeiro MottaDF
170André CalixtreDF
171Andre CavalcantiDF
172Andrea Barreo de PaivaDF
173Antonio Carlos Filgueira GalvãoDF
174Antonio Ibiapina ParenteDF
175Antônio Sérgio Borba CangianoDF
176Aristides Monteiro NetoDF
177Austregesilo Ferreira de MeloDF
178Benjamim Bandeira FilhoDF
179Bruno MorettiDF
180Carla NavesDF
181Carlos Alberto Ferreira LimaDF
182Carlos Alvares da Silva Campos NetoDF
183Carlos Eduardo FloresDF
184Caroline Teixeira JorgeDF
185Celia VieiraDF
186Célio L. PauloDF
187Cezar Santos AlvarezDF
188Claudio Antônio de AlmeidaDF
189Clovis SchererDF
190Daniel Moura da Costa TeixeiraDF
191Daniela FreddoDF
192David DeccacheDF
193Deise Maria BourscheidtDF
194Edmar Rodrigues de AbreuDF
195Edson Machado MonteiroDF
196Edson Raimundo dos Santos FilhoDF
197Eduardo B. ViottiDF
198Eduardo Fernandez SilvaDF
199Eduardo Rodrigues da SilvaDF
200Emilio ChernavskyDF
201Enid Rocha Andrade da SilvaDF
202Enio Carlos M. SouzaDF
203Esther Bemerguy de AlbuquerqueDF
204Evilasio da Silva SalvadorDF
205Fernanda Valada MachadoDF
206Fernando Fellows DouradoDF
207Fernando Muro MartinezDF
208Flavio Cruvinel BrandãoDF
209Flavio Lucio Correa de FariaDF
210Flavio Tavares de LyraDF
211Flávio Teixeira BarbosaDF
212Francisco Carneiro De FilippoDF
213FREDerico Rocha RibeiroDF
214Gerti EglerDF
215Gilson Duarte Ferreira dos SantosDF
216Guidborgongne Carneiro Nunes da SilvaDF
217Guilherme Costa DelgadoDF
218Gustavo Falcao SilvaDF
219Henrique César da Silva GómezDF
220Ingo Antonio LugerDF
221Ivanilson GuimarãesDF
222Jales Dantas da CostaDF
223Janice Campos da CâmaraDF
224Jefferson D’Avila de OliveiraDF
225João Carvalho LealDF
226Joaquim AndradeDF
227Jorge Abrahão de CastroDF
228José Carlos PelianoDF
229José Celso Cardoso Jr.DF
230José Geraldo França DinizDF
231José Luis da Costa OreiroDF
232José Luiz Lobo PaivaDF
233José SantAnaDF
234Júlia Alves Marinho RodriguesDF
235Juliano MusseDF
236Júlio MiragayaDF
237Kalinka Martins da SilvaDF
238Lauro Henrique Guimarães CorrêaDF
239Leandro Freitas CoutoDF
240Leopoldo Costa JuniorDF
241Lorena Siva BrandaoDF
242Luana PinheiroDF
243Lucca Henrique G RodriguesDF
244Luciana MendesDF
245Luciana ResendeDF
246Luciano Pereira da SilvaDF
247Ludmila Luísa Tavares e AzevedoDF
248Luís Eduardo Montenegro CasteloDF
249Luis Otávio R. CunhaDF
250Luise Gonçalves VillaresDF
251Luiz Alberto VieiraDF
252Manuel José Forero GonzalezDF
253Marcelo Galiza Pereira de SouzaDF
254Márcio GimeneDF
255Marcos Maia AntunesDF
256Maria Cristina de AraújoDF
257Maria das Graças Batista de CarvalhoDF
258Maria de Lourdes Rollemberg MolloDF
259Maria Luiza Falcao SilvaDF
260Maria Martha de Menezes Costa CassiolatoDF
261Mario Luiz MachadoDF
262Mário TheodoroDF
263Marlene LibardoniDF
264Matuzalem Silva de AlbuquerqueDF
265Maurício GalinkinDF
266Max Leno de AlmeidaDF
267Ademar Kiotoshi Sato (Monge Sato)DF
268Mônica BeraldoDF
269Moyses Aparecido BerndtDF
270Nair TuboitiDF
271Nathalie BeghinDF
272Nhanja Ribeiro de AraujoDF
273Noely Antônio de DouzaDF
274Odilon Nunes Botelho JuniorDF
275Paulo Cezar Mendes RamosDF
276Paulo du Pin CalmonDF
277Paulo KliassDF
278Paulo Rodrigues MendesDF
279Pedro Assumpção AlvesDF
280Pedro César BatistaDF
281Pedro GarridoDF
282Pedro Rodrigues de Sousa MartinsDF
283Persio DavisonDF
284Regina Coeli PellicanoDF
285Reinaldo Felipe dos Santos.DF
286Ricardo BerzoiniDF
287Ricardo KaramDF
288Ricardo Laclau Fialho de MelloDF
289Ricardo Silva Azevedo AraujoDF
290Richard Wilson Borrozine de SiqueiraDF
291Roberto Bocaccio PiscitelliDF
292Roberto Conceição dos SantosDF
293Rodrigo Luis Comini CuriDF
294Rogério José DiasDF
295Rogério Luiz FerreiraDF
296Ronaldo Coutinho GarciaDF
297Rosa C S PinheiroDF
298Rosana do Carmo Nascimento GuiducciDF
299Rosane de Almeida MaiaDF
300Roseli FariaDF
301Samuel Pinheiro Guimarães NetoDF
302Samy KopitDF
303Sandra Regina Leitão da SilvaDF
304Sara Tavares Alves da CostaDF
305Sérgio Farias de AlbuquerqueDF
306Sérgio Luiz de Miranda RodriguesDF
307Tania Paula SantanaDF
308Tereza PozzetiDF
309Thereza Chistina de Alencar Silveira.DF
310Ubajara Berocan LeiteDF
311Valéria MoraesDF
312Valéria Rezende de OliveiraDF
313Vânia Maria da Costa SouzaDF
314Vinícius AmaralDF
315Vinícius SilvaDF
316Vitor DottaDF
317Weslley Dourado da SilvaDF
318Wilnês HenriqueDF
319Flauzino Antunes NetoDF
320Luiz Fenelon Pimentel BarbosaDF
321Roberto Muniz Barretto de CarvalhoDF
322Tiago Moraes SilvaDF
323Vitor SarnoDF
324Alain HerscoviciES
325Ana L F BottecchiaES
326Arlindo Villaschi FilhoES
327Daniel SampaioES
328Ednilson Silva FelipeES
329Ercilia Bueno BassaniES
330Érika de Andrade Silva LealES
331Eulália Enise CardosoES
332Guilherme Henrique PereiraES
333Guilherme Narciso de LacerdaES
334Heldo SiqueiraES
335José Antonio Bof BuffonES
336Leonardo DadaltoES
337Maria Celeste Ribeiro PupaES
338Patricia Leslie Barragan MacêdoES
339Robson Antonio GrassiES
340Rogério Casotti LiraES
341Rômulo Gama FerreiraES
342Sebastião José BalariniES
343Victor Nunes ToscanoES
344Ricardo Silveira da PaixãoES
345Rosa Freire d’AguiarFrança
346Aline Seabra de MedeirosGO
347Ana Maria Souza e SilvaGO
348Ângelo CavalcanteGO
349Aristides MoysesGO
350Breno Nahuel FreneauGO
351Carlos Alberto F. de SousaGO
352Carlos Augusto Costa de SouzaGO
353Carlos Daniel França de AraújoGO
354Cíntia Aparecida DiasGO
355Edmundo Magela CarneiroGO
356Eduardo Rodrigues da SilvaGO
357Elcileni de Melo BorgesGO
358Everaldo Leite da SilvaGO
359Flávia Fernandes Ramos Cavalcante MacêdoGO
360João Gabriel de Araujo OliveiraGO
361Kerssia Preda KamenachGO
362Leila Rezende BritoGO
363Lília de Fátima Pena MonteiroGO
364Luis Carlos Ferreira GomesGO
365Marcelino de Carvalho SantanaGO
366Marcelo MoreiraGO
367Marcos Bittar HaddadGO
368Maria Idelma Vieira D’AbadiaGO
369Ranon BentoGO
370Raphael Teles OliveiraGO
371Sebastião RibeiroGO
372Sergio Duarte de CastroGO
373Sergio Fornazier Meyrelles FilhoGO
374Tamires Almeida SantosGO
375Valdir SpecianGO
376Weslei Garcia de PauloGO
377Alfredo Saad FilhoInglaterra
378Maria Lucia FalcónLa Rioja
379Frednan Bezerra dos SantosMA
380Gianna Beatriz Cantanhede Rocha de LimaMA
381Gustavo de Sousa Cardozo CostaMA
382Jadson PessoaMA
383Jhonatan AlmadaMA
384João Carlos Souza MarquesMA
385Jomar FernandesMA
386José Tavares Bezerra JúniorMA
387Liana dos Santos Gonçalves de SouzaMA
388Marcus Antonio Gomes DouzaMA
389Mariana Carneiro Corrêa NascimentoMA
390Raimundo Borges de Souza JúniorMA
391Ricardo Zimbrão Affonso de PaulaMA
392Rodolfo Francisco Soares NunesMA
393Thiago Melo AntoniolliMA
394Adinam FrancoMG
395Alessandra Kely da SilvaMG
396Alexandre da Silva AndradeMG
397Alexandre MartinsMG
398Alvaro Ramalho JuniorMG
399Ana Luiza NabucoMG
400André H. De Brito VelosoMG
401Antonio Cesar OrtegaMG
402Antonio de Padua Ubirajara e SilvaMG
403Antônio Luiz BernardesMG
404Antonio Manoel Mendonça de AraujoMG
405Ari de Oliveira ZenhaMG
406Bruna Matos de CarvalhoMG
407Camila LinsMG
408Candido Luiz de Lima FernandesMG
409Carla de Barros ReisMG
410Carolina Rocha BatistaMG
411Cid BotelhoMG
412Clauder Vianini CesarMG
413Cláudia Maria Ribeiro TeixeiraMG
414Cleber MaiaMG
415Cornélia de Carvalho VidigalMG
416Davyson D. G. BarbosaMG
417Diogo Oliveira SantosMG
418Eduardo Nunes GuimarãesMG
419Eli Iola Gurgel AndradeMG
420Eliane CalaesMG
421Elvis Wellington de MeloMG
422Erica Cristina Alves OuverneyMG
423Eugenio Eduardo Cunha GomesMG
424Eulália AlvarengaMG
425Evandro Xavier GomesMG
426Ezequiel Henrique RezendeMG
427Fágner João Maia MedeirosMG
428Fernando Batista PereiraMG
429Fernando Damata PimentelMG
430Flavio MorenoMG
431Frederico G. Jayme JrMG
432Gabriela Felipe MartinsMG
433Gelton Pinto Coelho FilhoMG
434Geraldo VasconcelosMG
435Glauco Manuel dos SantosMG
436Gustavo AguiarMG
437Gustavo BrittoMG
438Henrique Couto TeixeiraMG
439Hugo da Gama CerqueiraMG
440João Antônio de PaulaMG
441João Baptista Santiago NetoMG
442João Bosco RodriguesMG
443Jonas da Silva HenriqueMG
444José Artur dos Santos FerreiraMG
445José Maria dos Santos JuniorMG
446José Mauro SilvaMG
447José Rubens Damas GarlippMG
448Jucirlei Antonio Martins NazarioMG
449Leonardo Fares MenhemMG
450Leonardo Pontes GuerraMG
451Lourival Batista de Oliveira JúniorMG
452Lucas Rodrigues EspeschitMG
453Luci Rodrigues EspeschitMG
454Luciano Dias de CarvalhoMG
455Luiza Marilac de moraisMG
456Manoel Procópio JúniorMG
457Marcelo Pereira de MendonçaMG
458Márcio Favilla Lucca de PaulaMG
459Marcio GomesMG
460Marco Antonio AlvesMG
461Marco Aurélio CostaMG
462Marco Aurélio LoureiroMG
463Marco Flavio da Cunha ResendeMG
464Marco Tulio SilvaMG
465Maria de Fátima Lage GuerraMG
466Maria Eloiza DuarteMG
467Maria Jose Silveira PessoaMG
468Maria Luíza Sousa AraújoMG
469Maria Piedade Sarmento MendesMG
470Marisa dos Reis A. BotelhoMG
471Mônica Lucchesi BatistaMG
472Niemeyer Almeida FilhoMG
473Nikolas PassosMG
474Otávio Silva CamargoMG
475Paulo César Machado FeitosaMG
476Paulo Couto TeixeiraMG
477Paulo Roberto Paixão BretasMG
478Pedro PettersenMG
479Regina Froes DolabelaMG
480Ricardo Fonseca RabeloMG
481Rodrigo Botelho CamposMG
482Rosangela de Castro PimentelMG
483Sérgio Eustáquio Bastos LinsMG
484Suzana Ferreira de AlvarengaMG
485Thales NogueiraMG
486Valquiria AssisMG
487Vanessa Petrelli  CorrêaMG
488Weslley CantelmoMG
489Breno Leandro do Carmo CorreaMG
490Italo do Nascimento MendonçaMG
491Luis Otavio de Abreu ReiffMG
492Marcelo Sartorio LouralMG
493Ido MichelsMS
494Ágada Maria WernerMT
495Antonino Gomes PaixãoMT
496Elizabete Maria da SilvaMT
497Leonardo Orlando Campos de AguiarMT
498Luís Otávio Bau MacedoMT
499Melre LimaMT
500Ney Lared ReynaldoMT
501Nilmara Meireles FonsecaMT
502Paulo Alberto dos Santos VieiraMT
503Reginaldo Conceiçao AmorimMT
504Alberto Ferreira PutyPA
505Camila Augusta Brito CorreaPA
506Carlos Eduardo Rodrigues MartinsPA
507Carlos SousaPA
508Cassiano Figueiredo RibeiroPA
509Celeste LourençoPA
510Clayton Douglas Chagas de OliveiraPA
511Danilo Araújo FernandesPA
512Emerson BeltrãoPA
513Eunice Léa de MoraesPA
514Fernando NogueiraPA
515Gabriela Balduino MoreiraPA
516Gedson Thiago do Nascimento BorgesPA
517Giancarlo FrabettiPA
518Giliad de Souza SilvaPA
519Harley SilvaPA
520Helio Santana Mairata GomesPA
521João Alfredo de Arruda GonçalvesPA
522João Claudio Tupinamba ArroyoPA
523Jonatas Rebelo da SilvaPA
524José Nazareno Araújo dos SantosPA
525Juliana Carvalho BrandãoPA
526Jurandir Santos de NovaesPA
527Kellyta lira da silvaPA
528Larissa Steiner ChermontPA
529Leonardo MeloPA
530Lucas RodriguesPA
531Luís Flávio Maia LimaPA
532Maria Lucia UrbanPR
533Mário Tito Barros AlmeidaPA
534Nathalya Rocha de SousaPA
535Patricksandre Oliveira da SilvaPA
536Pedro Carlos Refkalefsky LoureiroPA
537Pedro Neves de CastroPA
538Raimundo Jorge Pires BastosPA
539Ricardo Bruno Nascimento dos SantosPA
540Roose de Fátima da Silva RosaPA
541Roseane Freitas NicolauPA
542Sandro Augusto Viégas LeãoPA
543Sérgio Ricardo da Conceição RibeiroPA
544Sonia Maria Fonseca GamaPA
545Valcir Bispo SantosPA
546Vando Vidal de Oliveira RêgoPA
547Afranio GarciaParis
548Marilza de Melo FoucherParis
549Águida Cristina Santos AlmeidaPB
550Carlos Antonio da SilvaPB
551Daniel GuerraPB
552Ernesto Luiz Batista FilhoPB
553Geraldo Medeiros JúniorPB
554Johnatan Rafael Santana de BritoPB
555Jorge Souza AlvesPB
556Leiliam CruzPB
557Luíza Dantas de Souza Lima TeixeiraPB
558Matinho leal CamposPB
559Paulo Fernando Moura Bezerra Cavalcanti FilhoPB
560Renato Silva de AssisPB
561Salene Leite ChavesPB
562Jonas Pereira de Oliveira JúniorPB
563Luciana Carvalho de OliveiraPB
564Marcelo Eduardo Farias de BritoPB
565Marilia Medeiros de AraújoPB
566Abilio Santos de OliveiraPE
567Abraham Benzaquem SicsuPE
568Ana Carolina Wanderley BeltrãoPE
569Ana Cristina FernandesPE
570Ana Isabel Bezerra CavalcantiPE
571Ana Monteiro CostaPE
572André Luiz de Miranda MartinsPE
573André MoraisPE
574Angelo Antonio Paula da CunhaPE
575Antônio Alfredo Oliveira Lima de Menezes JúniorPE
576Brenno Cesar Gomes de AlmeidaPE
577Carolina de Castro MarquesPE
578Diógenes Sócrates Robespierre de SáPE
579Elísio Ferreira GuedesPE
580Enildo Meira de Oliveira JúniorPE
581Ernani BrasilPE
582Fernanda FerrarioPE
583Filipe Reis MeloPE
584Flavio Valdesz Martins Da SilvaPE
585Francisco OliveiraPE
586Frederico KatzPE
587Geraldo Francisco da Silva JuniorPE
588Ielyson José Rodrigues de MeloPE
589Jackeline Teixeira NatalPE
590João Albuquerque da SilvaPE
591João Henrique Ferreira Tavares de MeloPE
592João Policarpo R. LimaPE
593Jose Farias Gomes FilhoPE
594José Luiz AlvesPE
595José Valdecy Guimarães JúniorPE
596Julia Vasconcelos NevesPE
597Keynis Cândido de SoutoPE
598Lautemir CanelPE
599Lilia Maria Pinto GondimPE
600Maria Bernadete Leal CamposPE
601Maria do Socorro Tito RochaPE
602Maria Tereza Cavalcanti CabralPE
603Milena PradoPE
604Monaliza de Oliveira FerreiraPE
605Osmil Torres Galindo FilhoPE
606Rodolfo Guimarães Regueira da SilvaPE
607Romilson Marques CabralPE
608Sandro PradoPE
609Teresa Cristina Medeiros Pereira de CarvalhoPE
610Uranilson CarvalhoPE
611Valdeci MonteiroPE
612Zulmira MonteiroPE
613Débora TitoPE
614Clarissa Flávia Santos AraújoPI
615Deusval Lacerda de MoraesPI
616Emidio Marques de Matos NetoPI
617Fernanda Rocha Veras e SilvaPI
618Fernando GalvãoPI
619Francisco Prancacio Araújo de CarvalhoPI
620João Victor Souza da SilvaPI
621José Edson Rodrigues JúniorPI
622Raimundo Pereira de Sousa Filho – PIPI
623Rebeca Maria Nepomuceno LimaPI
624Solimar OliveiraPI
625Teresinha de Jesus Ferreira da SilvaPI
626Valdinar Marinho de SousaPI
627Alencar d’Avila MagalhãesPortugal
628Rui Jorge de Ramos Moreira de SáPortugal
629Alan Ianke dos SantosPR
630Alysson Carlos FandPR
631Angela WeltersPR
632Arion de SantanaPR
633Carlos Artur Krüger PassosPR
634Carlos Eduardo CaldarelliPR
635Cristina Sturmer dos SantosPR
636Demian CastroPR
637EDUARDO MOREIRA GARCIAPR
638Eliane AraújoPR
639Eron José MaranhoPR
640Fabiano SilvaPR
641Felipe AlmeidaPR
642Flávio GonçalvesPR
643Françoise de LimaPR
644Gabriel PorcilePR
645Gerson Vieira GuimarãesPR
646Gina G. PaladinoPR
647Hugo Carcanholo Iasco PereiraPR
648Janete StoffelPR
649João Alfredo de Arruda GonçalvesPR
650José Maria RamosPR
651José Moraes NetoPR
652Juarez Varallo PontPR
653Junior GarciaPR
654Katy MaiaPR
655Lenita MarquesPR
656Liana CarleialPR
657Liliane Vilanova Costa da SilvaPR
658Luciano Luiz Manarin D’AgostiniPR
659Lucir Reinaldo AlvesPR
660Manuela Salau BrasilPR
661Mara Lucy CastilhoPR
662Maria Luiza M S Marques DiasPR
663Mariano MacedoPR
664Marley DeschampsPR
665Mirian Beatriz SchneiderPR
666Pablo Sergio Mereles Ruiz DiazPR
667Ricardo CifuentesPR
668Rodolfo Coelho PratesPR
669Rodrigo Gomes Marques SilvestrePR
670Sandro SilvaPR
671Sérgio Guimarães HardyPR
672Sinival Osorio PitaguariPR
673Victor Hugo Martins Agudo RomãoPR
674Wagner Wiliam da SilvaPR
675Walter Tadahiro ShimaPR
676Alexandre Salvador WerriPR
677Cid Cordeiro SilvaPR
678Janis BerzinsRiga
679Adhemar MineiroRJ
680Adriana  Vassallo MartinsRJ
681Adriano Vilela SampaioRJ
682Agnes De Freitas Melo LevoratoRJ
683Alexis Toribio DantasRJ
684Ana Luísa de Oliveira Castro CarneiroRJ
685Anderson OrienteRJ
686Andre De Melo ModenesiRJ
687André Luiz Silva de SouzaRJ
688André NassifRJ
689André SimõesRJ
690Angela FontesRJ
691Antonio dos Santos MagalhãesRJ
692Antonio José Alves JuniorRJ
693Artemisia Moreira da RochaRJ
694Barbara Cobo SoaresRJ
695Bárbara Cristina Vicente FernandesRJ
696Beatriz Cavalcante de Oliveira BarrosRJ
697Beatriz MeirellesRJ
698Betty Nogueira RochaRJ
699Camila Chaves AbucheRJ
700Caren Freitas de LimaRJ
701Carla Adriana Meneses da RochaRJ
702Carlos Alberto GadelhaRJ
703Carlos Alberto Oliveira LimaRJ
704Carlos Antônio BrandãoRJ
705Carlos Fidelis PonteRJ
706Carlos Henrique Tibiriçá MirandaRJ
707Carlos OckéRJ
708Carlos Pinkusfeld BastosRJ
709Carlos VidottoRJ
710Carmem FeijoRJ
711Carmen de Jesus GarciaRJ
712Carmen Lucia Evangelho LopesRJ
713Cecília LustosaRJ
714Cesar Homero Fernandes LopesRJ
715Cezar Augusto Mirands GuedesRJ
716Cinthia Rodrigues de OliveiraRJ
717Cinthya Cordeiro MagalhãesRJ
718Clara TormaRJ
719Claudia Beatriz Le CocqRJ
720Claudio L. S. ToledoRJ
721Clician do Couto OliveiraRJ
722Cloviomar Cararine PereiraRJ
723Cristiane GarcezRJ
724Cristina LemosRJ
725Danilo Pitarello RodriguesRJ
726David RodriguesRJ
727Deborah WernerRJ
728Denise Guichard FreireRJ
729Denise Lobato GentilRJ
730Diego da Silveira BastosRJ
731Dulce Corrêa Monteiro FilhaRJ
732Eduardo Costa PintoRJ
733Eduardo Luiz de MendonçaRJ
734Eduardo NunesRJ
735Eduardo ScaletskyRJ
736Elvio GasparRJ
737Euler Oliveira Cardoso da CostaRJ
738Eustaquio ReisRJ
739Fabiano EscherRJ
740Fernanda FeilRJ
741Fernando de Aquino Fonseca NetoRJ
742Fernando FreitasRJ
743Flávia VinhaesRJ
744Flaviana Candido OliveiraRJ
745Flávio MirandaRJ
746Francisco Soriano de Souza NunesRJ
747Georges FlexorRJ
748Glauber Cardoso CarvalhoRJ
749Gloria Maria Moraes da CostaRJ
750Guilherme Soares FerreiraRJ
751Guilherme WeberRJ
752Gustavo Souto de NoronhaRJ
753Gustavo Teixeira Ferreira da SilvaRJ
754Heber dos SantosRJ
755Inês PatrícioRJ
756Inessa SalomãoRJ
757Isabela Duarte KellyRJ
758Jacob FrenkelRJ
759João Manoel BarbosaRJ
760José Antonio Lutterbach SoaresRJ
761Jose Carlos de AssisRJ
762José Luis FevereiroRJ
763José MaldonadoRJ
764José Ricardo de Moraes LopesRJ
765Juan Pablo PainceiraRJ
766Júlia Borges da CostaRJ
767Karina KatoRJ
768Kleyton da CostaRJ
769Lamounier Erthal VillelaRJ
770Lena LavinasRJ
771Lucia Helena SalgadoRJ
772Lúcia Navegantes BicalhoRJ
773Luciene GomesRJ
774Luis Gustavo MartinsRJ
775Luiz Antonio EliasRJ
776Luiz Carlos de Sousa SantosRJ
777Luiz Jorge V Pessoa de MendonçaRJ
778Luiz Martins de MeloRJ
779Marcelo MiterhofRJ
780Marcelo SerenoRJ
781Marco Aurelio Cabral PintoRJ
782Margarita OliveraRJ
783Maria Carolina CapistranoRJ
784Maria Gabriela von Bochkor PodcameniRJ
785Maria Tereza Garcia DuarteRJ
786Marta SkinnerRJ
787Matheus Yoshikawa StachissiniRJ
788Maurício BuzanovskyRJ
789Mauro CesarRJ
790Mauro OsorioRJ
791Milton de Pina JuniorRJ
792Mônica Assunção SilvaRJ
793Nelma TavaresRJ
794Nelson DelgadoRJ
795Nelson Le CocqRJ
796Orlando Ramos moreiraRJ
797Paula NazarethRJ
798Paulo Bastos TigreRJ
799Paulo Henrique Furtado de AraujoRJ
800Paulo JagerRJ
801Pedro MirandaRJ
802Regina Célia Melo DantasRJ
803Renata Curcio ValenteRJ
804Renata LinsRJ
805Ricardo BielschowskyRJ
806Rita Maria da Silva PassosRJ
807Rubia WegnerRJ
808Rute Imanishi RodriguesRJ
809Ruth Espinola Soriano de MelloRJ
810Ruth Helena DweckRJ
811Saulo Quadros SantiagoRJ
812Sergio Carneiro NeumayerRJ
813Sergio LeiteRJ
814Sidneia Reis CardosoRJ
815Thierry Molnar PratesRJ
816Vanessa TeixeiraRJ
817Victor Leonardo de AraujoRJ
818Wellington Leonardo da SilvaRJ
819Alexandre Jeronimo de FreitasRJ
820Fernando Augusto Mansor de MatosRJ
821Juliana Duffles Donato MoreiraRJ
822Marcelo Pereira FernandesRJ
823Pedro R. RoqueteRJ
824Regina Célia Melo DantasRJ
825Breno RoosRN
826Cassiano TrovãoRN
827Elivania MeloRN
828Francisco Wellington DuarteRN
829José Elesbão de AlmeidaRN
830Juliana Bacelar de AraújoRN
831Luziene Dantas de MacedoRN
832Maria do Livramento Miranda ClementinoRN
833Odair Lopes GarciaRN
834Rebeca Marota da SilvaRN
835Robério PaulinoRN
836Valdênia ApolinárioRN
837William Eufrásio Nunes PereiraRN
838Marcelo FernandesRO
839Marcelo Henrique de Lima BorgesRO
840Otacílio Moreira de Carvalho CostaRO
841Adalmir Antonio MarquettiRS
842Adriana DiasRS
843Alessandro Donadio MiebachRS
844Alex LeonardiRS
845Ana Lucia FialhoRS
846Andre Luis Forti SchererRS
847Anelise ManganelliRS
848Aniger Lorena Ribeiro de OliveiraRS
849Ario ZimmermannRS
850Carlo Alberto LiedtkeRS
851Carlos Aguedo PaivaRS
852Carlos Mario Guedes de GuedesRS
853Cassio da Silva CalveteRS
854César Cintra Freitas SignatesRS
855Cristina PassosRS
856Daniel Consul de AntoniRS
857Daniel JeziornyRS
858Darcy  BitencourtRS
859David Fialkow SobrinhoRS
860Eduardo Ernesto FilippiRS
861Elvis A. dos SantosRS
862Fabrício Márcio Gomes MironRS
863Felipe Rodrigues da SilvaRS
864Fernando Cavalheiro KrauzerRS
865Fernando Ferrari FilhoRS
866Flavio FligenspanRS
867Gentil CorazzaRS
868Isabel Kopezinski da SilvaRS
869Isabela CallegariRS
870Izabel Ruth Tamiozzo VieiraRS
871Jose Carlos Ferreira dos ReisRS
872José Francisco KanarzveskiRS
873José Joaquim MarchisioRS
874José KenigerRS
875Lauro Belini Ribeiro da SilvaRS
876Lisiane F. Da SilvaRS
877Lorena HolzmannRS
878Lucia GarciaRS
879Lucimar Fátima SiqueiraRS
880Luis Lassance MoreiraRS
881Luiz Augusto Estrella FariaRS
882Marcelo Ramos OliveiraRS
883Maria Alice LahorgueRS
884Mark Ramos KuschickRS
885Mauricio Andrade WeissRS
886Octavio Augusto Camargo ConceiçãoRS
887Orlando MartinelliRS
888Ricardo DatheinRS
889Rober Iturriet ÁvilaRS
890Rosa Angela ChiezaRS
891Sérgio Alexandre Ramos GonzálezRS
892Dão Real Pereira dos SantosRS
893Ilma BorgesRS
894Marcelo Mallet Siqueira CamposRS
895Volnei PiccolottoRS
896Alcides Goularti FilhoSC
897Antonio Paulo Lima de CarvalhoSC
898Arnaldo dos Santos Vaz NetoSC
899Carla Barreto AlmeidaSC
900Cezar Luiz MunariSC
901Daniel PassosSC
902Denise Benetti RamirezSC
903Fabio Farias de MoraesSC
904Ivo Marcos TheisSC
905Jaime Cesar CoelhoSC
906João Batista de MedeirosSC
907José Álvaro de Lima CardosoSC
908Jose Carlos TartagliaSC
909Laurileda Matos Galvão KnollSC
910Lauro MatteiSC
911Nelson de Chueri KaramSC
912Sammy M. C.SC
913Valdir Alvim da SilvaSC
914Valeska Nahas GuimarãesSC
915Barbara CeciliaSE
916Bruno Setton GonçalvesSE
917Carlos Eduardo Trindade SantosSE
918Clea Maria RezendeSE
919Emerson de Sousa SilvaSE
920Eurílio Pereira Santos FilhoSE
921Fernanda EsperidiãoSE
922Francyelle do Nascimento SantosSE
923Guilherme Maia RebouçasSE
924Ismeralda Maria Castelo Branco do NascimentoSE
925Josenito Oliveira SantosSE
926Juarez Marques FilhoSE
927Juliana LagoSE
928Júlio César Pereira BatistaSE
929Marcelo Geovane da CruzSE
930Marco Otávio dos Santos ViannaSE
931Ricardo Lacerda de MeloSE
932Ademir FigueiredoSP
933Aderval RossettoSP
934Adilson SoaresSP
935Adriana Marques da CunhaSP
936Adriana Nunes FerreiraSP
937Alencar FerreiraSP
938Aletheia Patrice Rodrigues VieiraSP
939Alexandre De Podestá GomesSP
940Alexandre Favaro LucchesiSP
941Ali ChahinSP
942Alisson Oliveira de Souza CarvalhoSP
943Altair GarciaSP
944Ana Fernandes XavierSP
945Ana Luiza D. VianaSP
946Ana Paula GuidolinSP
947Ana Rosa Ribeiro de MendonçaSP
948Ana Yara PaulinoSP
949André BiancarelliSP
950André Galhardo FernandesSP
951André Luis CampedelliSP
952Andre Luiz Passos SantosSP
953André MelliniSP
954Andrea Rodrigues FerroSP
955Andrey BarbatoSP
956Andri Werner StahelSP
957Antonio Carlos Alves dos SantosSP
958Antonio Carlos de MoraesSP
959Antonio Carlos Lopes GranadoSP
960Antônio Carlos RoxoSP
961Antonio Fernando Gomes AlvesSP
962Antonio José Corrêa do PradoSP
963Ariane Alves dos SantosSP
964Aroldo Luiz dos SantosSP
965Beatriz Freire BertassoSP
966Beatriz Tamaso MiotoSP
967Benjamin Teixeira DouradoSP
968Bernardo GeraldiniSP
969Caio Cesar GregorioSP
970Camila de CasoSP
971Cândido Ferreira da Silva FilhoSP
972Carlindo Rodrigues de OliveiraSP
973Carlos Eduardo Fernandez da SilveiraSP
974Carlos Eduardo Oliveira JrSP
975Catia Toshie UeharaSP
976Célio HiratukaSP
977Celso Veras BaptistaSP
978César LocatelliSP
979César Roberto Leite da SilvaSP
980Claudia Castello BrancoSP
981Claudio da Costa MansoSP
982Clemente Ganz LúcioSP
983Cristiano FunariSP
984Cristina Fróes de Borja ReisSP
985Daniel dos SantosSP
986Daniel Soares FogoSP
987Daniela GorayebSP
988Dario Rodrigues da SilvaSP
989Darlene Ramoa DiasSP
990Deborah de Oliveira MagagnaSP
991Denis Luiz de Castro CostaSP
992Denis Maracci GimenezSP
993Eduardo BrasileiroSP
994Eduardo César Vaquero MarquesSP
995Eduardo CorreiaSP
996Eduardo FagnaniSP
997Eliane Navarro RosandiskiSP
998Elisa Arruda BotelhoSP
999Elisabeth Maria Sawaya KaphanSP
1000Felipe Camargo GaiottoSP
1001Felype Tadeu Neves RodriguesSP
1002Fernanda CardosoSP
1003Fernando Adura MartinsSP
1004Fernando Cézar de MacedoSP
1005Fernando Nogueira da CostaSP
1006Fernao de Souza ValeSP
1007Francisco Mendes de BarrosSP
1008Gabriel Batista de OliveiraSP
1009Gabriel QuatrochiSP
1010Gisley MaverSP
1011Guilherme Corrêa de ToledoSP
1012Gustavo Machado CavarzanSP
1013Hector de Moura LuzSP
1014Helio RodriguesSP
1015Henrique Pavan Beiro de SouzaSP
1016Iago MontalvãoSP
1017Ivan Goncalves Ribeiro GuimaraesSP
1018Jackson de Andrade dos ReisSP
1019Jacqueline Aslan SouenSP
1020Jáder José de OliveiraSP
1021Jason Tadeu BorbaSP
1022João Gabriel Nascimento de AlmeidaSP
1023João Ildebrando BocchiSP
1024Joao Pedro Orsi Do ValeSP
1025João PereiraSP
1026Jorge Alano Silveira GaragorrySP
1027Jorge MattosoSP
1028José Alex R SoaresSP
1029Jose Anibal Gonçalves de AlmeidaSP
1030Jose Bonifacio S Amaral FilhoSP
1031José Eduardo RoselinoSP
1032José Jorge GebaraSP
1033José Lourenço PechtollSP
1034José Luiz JuhasSP
1035José MachadoSP
1036Jose Manuel MartaSP
1037José Paulo VieiraSP
1038José Ricardo FucidjiSP
1039Juliane FurnoSP
1040Julio Manuel PiresSP
1041Kaline Gabrielle Campos Honorio da SilvaSP
1042Lidia Biazzi LuSP
1043Ligia TonetoSP
1044Lineu Carlos MaffezoliSP
1045Lucas FeresSP
1046Lucas Ferreira LimaSP
1047Lucas Siqueira de CarvalhoSP
1048Luciana Rosa de SouzaSP
1049Lucio Flavio da Silva FreitasSP
1050Luís Felipe Aires MagalhãesSP
1051Luiz Antonio TararanSP
1052Luiz Carlos MeregeSP
1053Luiz Henrique Santos CardosoSP
1054Luiz M Niemeyer NSP
1055Luiz Ricardo AlvesSP
1056Luiza SidonioSP
1057Manuel Ramon Souza LuzSP
1058Marcelo Álvares de Lima DepieriSP
1059Marcelo Prado Ferrari ManzanoSP
1060Marcelo ProniSP
1061Márcia Flaire PedrozaSP
1062Marcio Wohlers de AlmeidaSP
1063Marco Antonio  Nascimento PereiraSP
1064Marco Antonio RochaSP
1065Marcos Henrique do Espírito SantoSP
1066Maria Cecília Pires de CamposSP
1067Maria Cristina Penido de FreitasSP
1068Maria Fernanda Cardoso de MeloSP
1069Maria Izabel Rabelo Fonseca SteterSP
1070Maria Luiza LeviSP
1071Mariana Ribeiro Jansen FerreiraSP
1072Mariano LaplaneSP
1073Marilane TeixeiraSP
1074Marília Ceci CuberoSP
1075Mário AraújoSP
1076Maristela Afonso de AndreSP
1077Marlene Cardia LaviolaSP
1078Matias Rebello CardomingoSP
1079Maurias Alves CostaSP
1080Maurício SerraSP
1081Mauro ArrudaSP
1082Miguel Huertas NetoSP
1083Miguel Luiz Amaral CabreraSP
1084Milton dos SantosSP
1085Mônica LandiSP
1086Mônica Nunes de AzevedoSP
1087Nilson Araújo de SouzaSP
1088Norma CassebSP
1089Odilon GuedesSP
1090Osmarina de Fátima Chieranda RuizSP
1091Osvaldo Guizzardi FilhoSP
1092Osvaldo OliveiraSP
1093Patricia Helena Fernandes CunhaSP
1094Paula MontagnerSP
1095Paulo Gil Holck IntroiniSP
1096Paulo Roberto BeskowSP
1097Paulo RobillotiSP
1098Paulo Sérgio FracalanzaSP
1099Pedro Afonso GomesSP
1100Pedro Paulo Zahluth BastosSP
1101Ramon Garcia FernandezSP
1102Raphael BicudoSP
1103Raquel Oliveira SilvaSP
1104Raul DiasSP
1105Regina Coeli Moreira CamargosSP
1106Regina GadelhaSP
1107Regina Helena CiampiSP
1108Reginaldo Muniz BarretoSP
1109Ricardo BuratiniSP
1110Ricardo Carlos GasparSP
1111Roberto GaribeSP
1112Roberto VermulmSP
1113Rodrigo Alves TeixeiraSP
1114Rodrigo JeronimoSP
1115Rosangela BalliniSP
1116Rubens SawayaSP
1117Sérgio E. A. MendonçaSP
1118Sergio GoldbaumSP
1119Sergio Pereira AlmendraSP
1120Sergio Roberto RodriguesSP
1121Simone DeosSP
1122Sônia Maria Corrêa AlvesSP
1123Suely MunizSP
1124Valéria Cristina de Sousa SantosSP
1125Vera Alves CepêdaSP
1126Vitor Hugo ToninSP
1127Vítor Lopes de Souza AlvesSP
1128Vitor Rodrigues MarciliSP
1129Vivaldo Luiz ContiSP
1130Wagner Moreira GonçalvesSP
1131Walter BelikSP
1132André PaivaSP
1133Carlos Eduardo Soares de Oliveira JuniorSP
1134Douglas Meira FerreiraSP
1135Elizabeth MarquesSP
1136Gabriely do Carmo SoteroSP
1137Leonardo EscobarSP
1138Lincoln Diogo LimaSP
1139Cinthia SantosTO
1140Danyel de Moraes AvelinoTO
1141José Francisco MendanhaTO
1142Marcos da Silva FernandesTO
1143Marcos Vinicius Pereira de SouzaTO
1144Sabrina Matos de AguiarTO
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador