Manifesto dos reitores pela educação

Por Antonio Carlos Santos

 

  

EDUCAÇÃO – O BRASIL NO RUMO CERTO

 


(Manifesto de Reitores das Universidades Federais à Nação Brasileira)

 http://www.uftm.edu.br/upload/noticias/Manifesto_Reitores_22.9.10.pdf

Da pré-escola ao pós-doutoramento – ciclo completo educacional e acadêmico de

formação das pessoas na busca pelo crescimento pessoal e profissional – consideramos que o Brasil encontrou o rumo nos últimos anos, graças a políticas, aumento orçamentário, ações e programas implementados pelo Governo Lula com a participação decisiva e direta de seus ministros, os quais reconhecemos, destacando o nome do Ministro Fernando Haddad.

Aliás, de forma mais ampla, assistimos a um crescimento muito significativo do País em vários domínios: ocorreu a redução marcante da miséria e da pobreza; promoveu-se a inclusão social de milhões de brasileiros, com a geração de empregos e renda; cresceu a autoestima da população, a confiança e a credibilidade internacional, num claro reconhecimento de que este é um País sério, solidário, de paz e de povo trabalhador. Caminhamos a passos largos para alcançar patamares mais elevados no cenário global, como uma Nação livre e soberana que não se submete aos ditames e aos interesses de países ou organizações estrangeiras.

Este período do Governo Lula ficará registrado na história como aquele em que mais se investiu em educação pública: foram criadas e consolidadas 14 novas universidades federais; instituise a Universidade Aberta do Brasil; foram construídos mais de 100 

campi 

universitários pelo interior do País; e ocorreu a criação e a ampliação, sem precedentes históricos, de Escolas Técnicas e Institutos Federais. Através do PROUNI, possibilitou-se o acesso ao ensino superior a mais de 700.000 jovens.

Com a implantação do REUNI, estamos recuperando nossas Universidades Federais, de norte a sul e de leste a oeste. No geral, estamos dobrando de tamanho nossas Instituições e criando milhares de novos cursos, com investimentos crescentes em infraestrutura e contratação, por concurso público, de profissionais qualificados. Essas políticas devem continuar para consolidar os programas atuais e, inclusive, serem ampliadas no plano Federal, exigindo-se que os Estados e Municípios também cumpram com as suas responsabilidades sociais e constitucionais, colocando a educação como uma prioridade central de seus governos.

Por tudo isso e na dimensão de nossas responsabilidades enquanto educadores, dirigentes universitários e cidadãos que desejam ver o País continuar avançando sem retrocessos, dirigimo-nos à sociedade brasileira para afirmar, com convicção, que estamos no rumo certo e que devemos continuar lutando e exigindo dos próximos governantes a continuidade das políticas e investimentos na educação em todos os níveis, assim como na ciência, na tecnologia e na inovação, de que o Brasil tanto precisa para se inserir, de uma forma ainda mais decisiva, neste mundo contemporâneo em constantes transformações.

Finalizamos este manifesto prestando o nosso reconhecimento e a nossa gratidão ao Presidente Lula por tudo que fez pelo País, em especial, no que se refere às políticas para educação, ciência e tecnologia. Ele também foi incansável em afirmar, sempre, que recurso aplicado em educação não é gasto, mas sim investimento no futuro do País. Foi exemplo, ainda, ao receber em reunião anual, durante os seus 8 anos de mandato, os Reitores das Universidades Federais para debater políticas e ações para o setor, encaminhando soluções concretas, inclusive, relativas à Autonomia Universitária.

 

 

Alan Barbiero – Universidade Federal do Tocantins (UFT) José Weber Freire Macedo – Univ. Fed. do Vale do São Francisco

(UNIVASF)

Aloisio Teixeira – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Josivan Barbosa Menezes – Universidade Federal Rural do Semiárido

(UFERSA)

Amaro Henrique Pessoa Lins – Universidade Federal de

Pernambuco (UFPE)

Malvina Tânia Tuttman – Univ. Federal do Estado do Rio de

Janeiro (UNIRIO)

Ana Dayse Rezende Dórea – Universidade Federal de Alagoas

(UFAL)

Maria Beatriz Luce – Universidade Federal do Pampa

(UNIPAMPA)

Antonio César Gonçalves Borges – Universidade Federal de Pelotas

(UFPel)

Maria Lúcia Cavalli Neder – Universidade Federal de Mato Grosso

(UFMT)

Carlos Alexandre Netto – Universidade Federal do Rio Grande do

Sul (UFRGS)

Miguel Badenes P. Filho – Centro Fed. de Ed. Tec. (CEFET RJ)

Carlos Eduardo Cantarelli – Univ. Tec. Federal do Paraná (UTFPR) Miriam da Costa Oliveira – Univ.. Fed. de Ciênc. da Saúde de POA

(UFCSPA)

Célia Maria da Silva Oliveira – Univ. Federal de Mato Grosso do

Sul (UFMS)

Natalino Salgado Filho – Universidade Federal do Maranhão

(UFMA)

Damião Duque de Farias – Universidade Federal da Grande

Dourados (UFGD)

Paulo Gabriel S. Nacif – Universidade Federal do Recôncavo da

Bahia (UFRB)

Felipe .Martins Müller – Universidade Federal da Santa Maria

(UFSM).

Pedro Angelo A. Abreu – Univ. Fed. do Vale do Jequetinhonha e

Mucuri (UFVJM)

Hélgio Trindade – Univ. Federal da Integração Latino-Americana

(UNILA)

Ricardo Motta Miranda – Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro

(UFRRJ)

Hélio Waldman – Universidade Federal do ABC (UFABC) Roberto de Souza Salles – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Henrique Duque Chaves Filho – Univ. Federal de Juiz de Fora

(UFJF)

Romulo Soares Polari – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Jesualdo Pereira Farias – Universidade Federal do Ceará – UFC Sueo Numazawa – Universidade Federal Rural da Amazônia

(UFRA)

João Carlos Brahm Cousin – Universidade Federal do Rio Grande –

(FURG)

Thompson F. Mariz – Universidade Federal de Campina Grande

(UFCG)

José Carlos Tavares Carvalho – Universidade Federal do Amapá

(UNIFAP)

Valmar C. de Andrade – Universidade Federal Rural de

Pernambuco (UFRPE)

José Geraldo de Sousa Júnior – Universidade Federal de Brasília

(UNB)

Virmondes Rodrigues Junior – Universidade Federal do Triângulo

Mineiro (UFTM)

José Seixas Lourenço – Universidade Federal do Oeste do Pará

(UFOPA)

Walter Manna Albertoni – Universidade Federal de São Paulo

( UNIFESP)

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