Presidentes do Supremo e do Senado se encontram por solução para a crise

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Para contornar essa crise entre os Poderes, os dois presidentes tentam encaminhar uma trégua institucional. Pacheco reforçou o apoio do Congresso à Corte.

Agência Brasil

Luiz Fux, presidente do Supremo, e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, se encontram por soluções para aplainar a crise alimentada por Jair Bolsonaro, que coloca o Judiciário e os militares no centro das críticas.

Para contornar essa crise entre os Poderes, os dois presidentes tentam encaminhar uma trégua institucional. Pacheco reforçou o apoio do Congresso à Corte.

Foram 45 minutos de conversa realizada na presidência do STF. Ao sair, Pacheco conversou com jornalistas e destacou o papel moderador do Legislativo.

Segundo Pacheco, o encontro se deu pela necessidade da manutenção do diálogo e boas relações entre Congresso e Supremo, algo que é recomendável também em relação ao Executivo.

Afirmou que as eleições não podem ser usadas para ‘arroubos antidemocráticos’ em favor do fechamento do STF.

Pacheco se encontra com o presidente do STF após o perdão concedido por Bolsonaro a Daniel Silveira, além do mandatário ter ido a protestos do 1º de Maio que pediam o fechamento do STF e intervenção militar.

O presidente do Senado afirmou que não existe a possibilidade de abrir processos de impeachment de ministros do STF, mesmo com tantas pressões do presidente. Disse que é preciso ter critérios, fatos, justa causa, tipicidade em relação à lei e até agora não existe nenhuma concretude que justifique o ato.

O senador ainda mantém a certeza de que quem decide sobre a cassação de Daniel Silveira é o Congresso, bem como sobre sua inelegibilidade.

Pacheco explicou que o Legislativo não pode sustar o decreto de Bolsonaro em favor de Daniel Silveira, mas disse que mudanças poderão ser votadas em relação à concessão de graça, indulto ou anistia a condenados pela Justiça.

Com informações do Correio Braziliense.

Leia também:

A permanente queda de braço entre os poderes e dentro dos poderes, por Luis Felipe Miguel

O Xadrez da guerra mundial entre os poderes

ABJD: Atentar contra os Poderes é golpe contra a Democracia

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os golpistas bolsopacheco, bolsolira , pelo legislativo, bolsofux, pelo judiciário, e bolsonada pelo executivo, estão simulando uma briga de comadres pra ver como barrar a eleição das Pessoas Trabalhadoras(pt).
    E o #pig continua panfletando…
    Estão armando o ai-5.v2022, isso sim…!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador