Um Índio de esgoto

Por Hugo Leite

Nassif, não sei se você tomou conhecimento das últimas declarações do tal Indio da Costa (o Cacique-Merendinha, como diria Tia Carmela) postadas no seu twitter:

“Para uma ateia deve ser duro ter um adversário que caiu do céu”

“Ela nem consegue olhar nos olhos do eleitor. Esfínge (sic) do pau oco.”

Eu não pretendia ler a matéria publicada na FSP, mas diante dos absurdos que essa caricatura de político fala é impossível não comentar. Mesmo que ela fosse ateia, qual o problema? O fato de Dilma acreditar ou não em Deus é extremamente pessoal e diz respeito somente a ela, além da afirmação ser preconceituosa com os ateus em geral. FHC era ateu convicto e o índio parece que esquece. Ademais, ele baixa muito o nível ao usar expressões deselegantes com a candidata, que independente de ser sua adversária merece todo o respeito. Acho que a função desse despreparado nestas eleições é exatamente esta: baixar o nível, apontar supostos defeitos, já que lhe falta propostas e poder de argumentação. Cada vez que ele abre a boca mais fica evidente o quão despreparada é esta criatura para ocupar um cargo tão importante. 

Da Folha

Vice de Serra liga o PT a guerrilha e narcotráfico

Indio fez ataques em entrevista a portal do PSDB, que retirou vídeo do ar

Deputado chama Dilma de “esfinge do pau oco” e diz que ela pode dar “chute” em Lula para se aliar a mensaleiros

BERNARDO MELLO FRANCO

DE SÃO PAULO

Candidato a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), o deputado Indio da Costa (DEM-RJ) radicalizou o embate com o PT e acusou o partido de ligação com o narcotráfico e guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Ele fez os ataques em entrevista a usuários do portal “Mobiliza PSDB”, que integra o aparato da campanha tucana na internet.

“Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso”, afirmou Indio, que começou o bate-papo pedindo perguntas “picantes” aos internautas.

O vice também mirou na adversária Dilma Rousseff (PT). Disse que, se eleita, ela pode dar um “chute no Lula” para governar com petistas acusados de envolvimento no escândalo do mensalão.

“Quem nos garante que no dia seguinte à eleição ela não vai fazer o que no Brasil é comum entre criatura e criador? Dá um chute no Lula e vai governar sozinha, com as garras do PT por trás dela.”

“Em janeiro, se a Dilma é eleita, o Lula volta para casa. Mas o PT fica com todos aqueles mensaleiros. O Lula tem poder sobre eles, mas eles têm muito poder sobre a Dilma”, continuou Indio.

As declarações foram transmitidas ao vivo na noite de sexta-feira, enquanto Dilma participava de comício no Rio. Ontem, o vídeo sumiu da página tucana. Na capa do “Mobiliza PSDB”, a única referência ao vice de Serra era uma chamada publicada no último dia 2, sobre sua participação nas mídias sociais.

“COITADO DO CUBANO”

Após atacar o PT, o deputado contou que, em visita a Cuba, tentou provocar autoridades da ilha circulando com uma revista que associava o partido às Farc.

“Ia para tudo que era canto com ela debaixo do braço. Até queria ser preso, para ver como é que era lá em Cuba essa história que tanto falam. Mas é um horror aquilo. Vocês não podem imaginar. Coitado do cubano”, disse.

Em março de 2005, a revista “Veja” disse ter tido acesso a dossiê da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) que relataria o envio de US$ 5 milhões das Farc para o PT na campanha de 2002. O partido negou a acusação, que nunca foi comprovada.

Depois da entrevista, Indio fez novos ataques a Dilma no Twitter, onde se referiu à candidata como “ateia” e “esfinge do pau oco”.

Ele reagiu à declaração da petista de que seu vice -o deputado Michel Temer (PMDB-SP) – não foi improvisado e “não caiu do céu”.

“Para uma ateia, deve ser duro ter um adversário que cai do céu”, escreveu, por volta de 0h de sábado.

Ainda na madrugada, o vice de Serra usou o microblog para acusar Dilma de “dissimular sobre religião”. “Ela nem consegue olhar nos olhos do eleitor. Esfínge [sic] do pau oco”, atacou.

Os comentários foram republicados por dezenas de internautas pró e contra Dilma. Petistas acusaram o deputado de “apelar” e baixar o nível do debate eleitoral.

A candidata não quis comentar as declarações, segundo sua assessoria. Ela tem se apresentado na campanha como católica. Em sabatina na Folha em 2007, disse não ter certeza sobre a existência de Deus: “Eu me equilibro nessa questão. Será que há? Será que não há?” 

Comentário

Nenhuma novidade em relação ao staff que passou a acompanhar José Serra nos últimos anos. Na Secretaria de Comunicação do Palácio colocou um assessor especializado em ameaçar jornalistas. Na mídia, aliou-se ostensivamente ao pior esgoto jornalístico já produzido no país. Na política, seus homens são Raul Jungman, Marcelo Itagiba. Antes de Índio, escolheu Álvaro Dias, cujo blog se rivalizava com qualquer blog de esgoto.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador