Forças Armadas não endossam saída ‘não constitucional’ à crise bolsonarista, diz Folha

Participação de militares em um eventual golpe para fechar o Congresso e o Supremo é uma das propagandas que circulam entre os apoiadores do presidente Bolsonaro

Jornal GGN – Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, as Forças Armadas foram consultadas por grupos de apoio ao governo Bolsonaro se endossariam uma eventual “saída não constitucional” à crise política e a resposta foi que não há risco de que os militares vão embarcar em uma iniciativa como essa.

A participação das Forças Armadas em um eventual golpe para fechar o Congresso e o Supremo Tribunal Federal é uma das propagandas que circulam entre os apoiadores do presidente Bolsonaro nas convocações para o ato no dia 26 de maio.

Nos últimos dias, o presidente Bolsonaro ajudou a elevar a tensão com os parlamentares depois de compartilhar em uma rede social um texto classificando o Brasil como “ingovernável fora dos conchavos”.

A mensagem enfureceu deputados e senadores que associaram o texto a uma outra declaração de Bolsonaro, feita na quinta-feira passada, de que não abrirá mão dos “princípios fundamentais” que, segundo ele, sempre defendeu.

Ainda segundo a coluna Painel, se Bolsonaro mantiver o discurso de vítima de uma ação conspiratória, parlamentares dizem que a relação entre o Planalto e o Executivo chegará a um ponto sem retorno.

Nos preparativos para os atos de 26 de maio em favor de Bolsonaro, blogs mais extremistas, de apoiadores do torturador da ditadura, Carlos Alberto Brilhante Ustra, estão divulgando outro texto atribuído a um general da reserva que fala em “revolução cidadã”. O material pede que Bolsonaro “lidere o povo”. Outros ainda pedem que os caminhoneiros se engajem nos protestos afirmando que Congresso e STF precisam ser combatidos como se combate “um câncer”.

“O ideal é todos partirem para Brasília (…). Fechar o Congresso e sitiar aquele povo. Chamar o Bolsonaro para tomar uma atitude. Se não deixarem as Forças Armadas”, diz áudio de um dos líderes de núcleos bolsonaristas mais radicais, disparado via WhatsApp.

Enquanto isso, no Congresso o PSL matém discurso dividido, o líder do partido na Câmara, Delegado Waldir (GO), disse à imprensa: “Eu, pessoalmente, trabalho para que as pessoas entendam que o diálogo faz parte da atividade política”.

Já outra líder do partido no Congresso, Joice Hasselmann (SP) diz que os atos preparados para o dia 26 terão o mesmo efeito que “um tiro no pé”. Por outro lado, o Major Vitor Hugo (GO) defende as manifestações públicas.

Nos corredores do Planalto, o que tem sido dito é que os atos planejados para o dia 26 são para fazer frente aos protestos que aconteceram em todo o país no dia 15 de maio, levando milhões às ruas insatisfeitos com o governo, especialmente, contra o corte na Educação. Com isso, Bolsonaro tem esperança de demonstrar que tem força popular.

Por outro lado, articulação dos protestos pró-Bolsonaro, por envolver muitas frentes, aponta mais uma vez para a dificuldade de articulação do bolsonarismo. Enquanto alguns grupos usam discursos mais radicais, no Planalto integrantes do governo e parte do PSL querem direicionar os chamados para uma pauta positiva, como a defesa da reforma da Previdência, de Sérgio Moro e Bolsonaro, sem atacar diretamente às instituições.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em que pé que estão as coisas… Ora, o Bolsoanro sempre foi a favor de golpes, especialmente dado pelos militares. Não desejo um golpe militar porque seria ruim para o Pais, mas ele esta sentindo na pele o que sempre fomentou contra o PT.
    E vamos sair de preto, com faixas fora bolsonaro no dia 26.

  2. Quem aparecer numa palhaçada como esta vai mostrar sua cara de fascista. Os puxadores e lideres para o grande publico, já os integrantes de manada para seus amigos e familias.
    Chega de aturar estas bravatas de fecha isso, fecha aquilo, manda um cabo e um soldado, general falou, etc. Tudo fumaça usada na tentativa de ocultar as potenciais transgressões de membros da familia e que estão vindo a tona à partir das investigações do MPRJ. Investigações que, pelas associações e apoios observados nos ultimos anos, acabarão esbarrando em alguns “lideres” neopentecostais.
    Estes fascistas de internet e os mascates da fé religiosa, apoiadores de um presidente que a cada dia mais dá sérios sinais de demência, precisam entender que não existe caminho fora da democracia.

  3. A Velha Política, as Elites Esquerdopatas do Estado Absolutista movimentando-se por mais um Golpe? O Poder a qualquer custo? Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

  4. a iracionalidade só traz preocupações e nervosismo a
    um sistema já maio caótico criado por essa direita cruel e
    inoperante e incompetente para resolver os principais
    problemas que afligem o país….

  5. oS robozinhos idiotas mobilizam-se nas redes
    porque criados por infames nacionais e estrangeiros,
    mas nas ruas duvido que sigam as normas, as regras de transito….
    concordo com alguns que não aguentam
    mais essas ameças prepotentes
    desses fascistas infames….
    chega de temer esses farsantes de araque….
    como dizia torquato neto na ditadura –
    não temos tempo de temer a morte…
    morte apregoada pelos incapazes de plantão,
    malucos por conveniencia -para manter as
    desigualdades sociais e viver de altos juros na
    boca de fumo do banco central desses
    viciados em mercado financeiro …
    são dez mil, vinte mil no máximo, de pessoas
    privilegiadas que Vivem desses juros extorsivos da dívida
    pública, cRiada liás por eles, esses mesmoS que
    pertencem a grande midia golpista e aos grandes
    empresários que não penSam em produzir para
    gerar empregos mAS SIM EM GANHAR SOMENTE
    NOS
    ALTOS JUROS BANCÁRIOS..

  6. As Forças Armadas é comandada por um bando de frouxos omissos s tudo que está acontecendo, na verdade dada as circunstâncias quem não está agindo dentro da constitucionalidade é o congresso, esse STF está vomitando na cara da nação, então aí eu pergunto… PRA QUE SERVE AS FORÇAS ARMADAS?
    Acho que pra nada senão já teria tomado o poder quando a Dilma foi deposta e o Brasil foi exumado trazendo a tona o estado de putrefação em que o país se encontra. Agora a cena está se repetindo, o STF manda e desmanda e os deputados e senadores aprovam e desaprovam inescrupulosamente como convém a eles. As Forças Armadas seria o que pelo menos em tese o que poderiamos chamar de força limítrofe não está servindo para nada…BANDO DE COVARDES FARDADOS E FROUXOS.

  7. Sem chance
    As hostes virtuais ligadas ao “insubordinado”, que atacam diuturnamente os representantes das FFAA atualmente no “governo”, mostram mais uma vez sua total incompreensão de como hoje são as FFAA.

  8. Como poderá o Bozo protestar contra alguma coisa no Brasil se todos os nossos problemas se devem aos setores podres da nossa classe dirigente que o elegeram, unidas aos pastores vigaristas, aos milicianos e aos especuladores internacionais, sob comando dos EUA, com o objetivo único de se apossarem, definitivamente, das riquezas nacionais?

  9. Expurgaram o quê puderam agora o jeito é pagar a conta, desde 1985 sequer notamos, nôs deixamos levar por discursos inflamados nos quais expulsariam todos quê estavam nos roubando, pois é, continuaram e continuam, no momento o que muda e personagens porém o discurso é o mesmo.

  10. Precisa e norteadora a postura que defende a necessidade de solução constitucional para os problemas políticos. Diante das denúncias de crimes enquadrados na Lei 1.079/1950, é dever das instituições representativas da sociedade civil exigir o urgente julgamento das práticas que, uma vez comprovadas, são passíveis da pena de perda do mandato, através de processo impeachment. O remédio adequado para reverter os desvarios autoritários é zelar pelo cogente respeito à Constituição Federal.

  11. Que feche. E leve junto o STF. De preferência mande uns aviões levar tudo pra Miami. Daqueles sem manutenção preventiva. Quem sabe uns desembargadores junto.
    O Brasil tem que se reinventar. Ou isso ou quem sabe eu vou pra Noruega. Ou Finlândia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador