GGN Eleições: Paraná, o estado mais direitista

Dos 10 partidos mais votados, há apenas o PDT de centro-esquerda.

O Paraná é o estado símbolo da penetração da direita no país. Nas últimas eleições, os partidos com maior votação foram o DEM, o PP, o PSC, Podemos, MDB e PSL.

Dos 10 partidos mais votados, há apenas o PDT de centro-esquerda.

Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, note que o PSDB e o MDB são os partidos que mais perderam prefeituras. Sendo que o primeiro comandou o estado com Beto Richa por oito anos e o segundo teve Requião por 8 anos também.
    Uma hipótese é a postura “adesista” dos prefeitos ao governador de plantão, muitas vezes migrando para o partido deste. De fato o maior vencedor é Ratinho Jr., quase imbatível para a reeleição em 2022 e, a seguir essa tendência, um forte nome da direita para 2026.
    A esquerda, muito ligada ao MST, pastorais católicas e alguns sindicatos (particularmente a APP dos professores) perdeu muita força nos últimos anos, mas ainda resiste. O caminho para eles é a renovação com novas lideranças jovens. O PT no Paraná é um partido que não abre espaço para novos quadros, como a jovem Maria Júlia, líder do movimento dos estudantes de Curitiba (que ocuparam as escolas em 2017) e que nunca teve legenda do partido para disputar as eleições.

    1. Ao contrário do que afirmou, a jovem Ana Júlia (e não Maria), foi candidata a vereadora em Curitiba e quase foi eleita, ficando na 1ª suplência pelo PT.
      Ainda em Curitiba, onde o PT elegeu 3 vereadores, um deles foi a Professora Josete, que era a única que tinha mandato pelo PT. O outro um jovem advogado, Renato Freitas, negro, representante da periferia e a outra uma jovem professora, Carol Dartora, também negra e feminista.

  2. Vejam a qualidade de vida do Paraná? Estado que enriquece e se desenvolve muito mais rapidamente que o restante do país. A AgroPecuária mais desenvolvida do planeta é seu carro-chefe, junto com a AgroIndústria e AgroNegócio. Rico país rico. De muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador