Governo brasileiro não garantiu segurança de Jean Wyllys, diz Comissão Interamericana

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Antonia Urrejola Noguera, relatora especial do Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, afirmou à BBC que cobrou, por meio de medida cautelar, providências do estado brasileiro em relação à segurança do deputado federal Jean Wyllys (PSOL).
 
Mas, sob o governo Temer, a resposta foi que Jean não corria risco no País que vem matando e agredindo homossexuais nas ruas, descartando ataques do gênero, mesmo com o parlamentar sendo obrigado a andar acompanhado de escolta policial e recebendo ameaças e ataques virtuais e presenciais.
 
“A Comissão Interamericana decretou uma medida cautelar para que o Estado tomasse medidas de proteção a favor de Jean e a resposta foi que ele já tinha medidas de proteção. Mas, eram exatamente essas medidas que o deputado indicava que eram insuficientes. Ele seguia recebendo ameaças”, disse ao portal.
 
O deputado anunciou na quinta (24) que está fora do Brasil e que não pretende voltar por tempo indeterminado. Ele disse que o cenário de violência aumentou com a eleição de Jair Bolsonaro e que, além de atentados homofóbicos, ele teme fanáticos religiosos movidos pelas fake news disparadas pela família presidencial.
 
Em entrevista à Folha, Wyllys relatou que mesmo com escolta policial, na rua, ele era empurrado e xingado por pessoas contrárias à sua militância em direitos humanos e na pauta LGBTI.
 
Além disso, ele lembrou que é alvo pessoal de Bolsonaro e mesmo uma desembargadora já publicou, num grupo de magistrados no Facebook, que o deputado deveria ser assassinado.
 
O socialista alegou que não há segurança para ele no País em que o filho do presidente, Flávio Bolsonaro, está sob a suspeita de ter relação com as milícias do Rio.
 
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando apareceu no BBB (sei

    Quando apareceu no BBB (sei lá qual) eu achava que Jean Willys era só mais um idiota querendo aparecer. Depois, quando eleito Deputado Federal pela primeira vez eu pensei: “brasileiro vota em qualquer um mesmo”.  

    Despreza Jean Willys até o dia que vi ele dar uma entrevista (não lembro onde). Foi quando descobri um cara inteligente, com clareza de ideias e que falava com conhecimento (ou no mínimo sensatez) sobre todos os temas.

    Neste dia descobri que eu estava totalmente enganado e Jean Willys nada tinha de idiota, mas era, sim, um dos melhores deputados que tínhamos. 

    Ontem fique puto com a notícia de que, por causa de medíocres como Bolsonaros, ele é obrigado a sair do Brasil empobrecendo um Congresso que já é extremamente medíocre e povoado pela estupidez.

    Mas este é o Brasil de hoje: peresegue-se a inteligência e exalta-se a burrice.

     

  2. Comentários

    Esses organismos internacionais, como ONU, OEA e tantos outros O e suas ocmissões, não são respeitados pos ninguem, imagina se será respeitado pelo governo atual!

    Não sei nem porque se noticia isso… acho que é só pra alimentar a mídia doente que só vive de notícias espetaculosas!

    Triste mídia, pobre povo brasileiro… Um governo como o que está aí no poder, não respeita nada, muito menos se for a favor de seus denominados inimigos…

    Quem nesse governo vcs acham que vai fazer alguma coisa para proteger políticos contrários, mesmo que isso seja ilegal, inconstitucional, contra direitos humanos internacionais, etc… Vamos considerar o que temos: O atual Ministro da Justiça, foi o juiz que julgou e prendeu o unico cidadão que poderia ganhar as ultimas elelções para presidente em primeiro turno, com o argumento juridico de ” Fatos indeterminados” e continua preso; O STF e seus ministros atores, onde um entra em cena e baixa uma medida qualquer e outro ministro ator entra em cena e simplesmente suspende a medida que o outro tinha acabado de decidir, meso que isso seja ilegal, incostitucional, anti ético e tudo mais neste mundo juridiquês… isso só pra dar uma amostra do que temos hoje governando o país…

    Então me respondam, quem vai defender direitos constitucionais neste país que estamos vivendo atualmente???? 

  3. se o sistema

    se o sistema político-judiciário estivesse mais preocupado em combater

    essas ameaças e tentativas de morte contra esquerdaa ao invés de querer

    exterminá-la através de golpes com stf e com tudo,e com ppromessas

    absurdas do atual governo, talvez pudessemos ter alguma esperança de

    normalização democrática, saída desse estdo de exceção,,,

    mas do jeito que as coisas estão indo, fica cada vez

    mais difícil acreditar numa saída pacífica…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador