Haddad e parlamentares levam transferência de Lula à audiência no STF

A audiência, segundo informações do deputado Carlos Zarattini, será com o presidente da Corte, Dias Toffoli, e já estava prevista antes da transferência de Lula ser anunciada

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – A notícia da transferência de Lula da sede da Polícia Federal em Curitiba para o presídio de Tremembé II, no interior de São Paulo, fez o PT adiar o lançamento de um programa nacional para o desenvolvimento do País e usar uma audiência que já estava programada no Supremo Tribunal Federal para discutir a situação do ex-presidente.

A reunião com Dias Toffoli teria sido agendada por Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, e envolveria parlamentares de outras legendas.

Nesta quarta (7), a defesa de Lula também apresentou ao STF, sob a relatoria de Gilmar Mendes, uma petição para suspender a transferência de Lula ou garantir a ele uma liminar que o coloque em liberdade imediatamente, pelo menos até que a segunda turma da corte conclua o julgamento do habeas corpus que trata da suspeição de Sergio Moro.

Durante encontro de parlamentares do PT no Congresso, o ex-presidenciável Fernando Haddad criticou a decisão da juíza Carolina Lebbos, que impôs a transferência de Lula – atendendo pedido da PF hoje controlada por Moro – sem a garantia de acesso a uma sala de Estado Maior.

“Lula não pode ser tratado como preso comum porque, em primeiro lugar, é preso político e, em segundo lugar, é ex-chefe de Estado”, comentou Haddad, lembrando que recentemente o TRF-2 determinou que o ex-presidente Michel Temer ficasse preso em uma sala especial, em função do cargo ocupado.

Para Haddad, a nova jogada contra Lula coloca a escalada autoritária do governo Bolsonaro – que alçou Moro ao comando do Ministério da Justiça, de onde ele tenta proteger a Lava Jato – em outro patamar de violações.

A deputada federal e presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann confirmou que os petistas devem se dirigir ao STF na tarde de hoje para pressionar por uma decisão de repare os danos causados a Lula. A audiência, segundo informações do deputado Carlos Zarattini, será com o presidente da Corte, Dias Toffoli.

Ela também agradeceu as manifestações de solidariedade de deputados e senadores de vários partidos, inclusive do PSDB, a respeito da transferência de Lula. Ela destacou a fala do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que classificou a ação como absurda.

Segundo Gleisi, até o final da tarde de hoje uma nota em defesa de Lula será divulgada com a assinatura e apoio de lideranças de vários partidos.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A lebbos seria indicada como carcereiro do ano no campo de extermínio do adolfinho.
    O sistema judiciário está degradado por intolerância e perversão ideológica.
    Hoje a vitima o Grande Presidente Lula, amanhã todos mesmo os fantasiados de amarelo cbf.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador