A desocupação do Iraque pelos EUA

Do Portal Luís Nassif
Do Blog de Marcelo Martins Medeiros

Depois de sete anos de ocupação, em que a população iraquiana foi humilhada e violentada pelas tropas estadunidenses, a CNN e outras redes de TV anunciaram nesta quarta-feira que as tropas de combate estão deixando o Iraque. Talvez os EUA já tenham arrumado um fornecedor de petróleo para suprir os barris que importavam do Iraque. Ou pior ainda, podem estar preparando um novo ataque em nome da “democracia ocidental”, desta vez contra o Iraque de Hamadnejad.

Da EFE

Última brigada de combate dos EUA deixa o Iraque

Washington, 18 ago (EFE) – As últimas tropas de combate dos Estados Unidos deixaram hoje o Iraque rumo ao Kuwait, o que marca o fim da operação “Liberdade Iraquiana”, que começou em 2003.

“É um momento histórico”, disse à rede de televisão americana “MSNBC” o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, o qual insistiu que esse momento não representa o fim da missão americana no país.

“Estamos terminando a guerra, mas não estamos terminando nosso trabalho no Iraque”, disse Crowley.

Segundo o porta-voz, os EUA têm um “compromisso a longo prazo” com o país árabe, onde permanecerão 50 mil soldados americanos que participarão dos trabalhos de formação das forças iraquianas, entre outras tarefas.

O último comboio do Batalhão de Combate da Quarta Brigada Stryker do Exército começou a entrar no Kuwait às 7h30 de hoje (hora de Brasília), segundo a rede de televisão americana “NBC”.

Apesar da retirada da brigada, nem a Casa Branca, nem o Pentágono deram a missão de combate no Iraque como terminada. Ela acaba oficialmente no próximo dia 31.

A opeA operação “Liberdade Iraquiana” começou em 20 de março de 2003 durante a Presidência de George W. Bush com a justificativa de que o regime do falecido ditador Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa.

A guerra do Iraque provocou mais de quatro mil baixas no Exército americano e de dezenas de milhares de iraquianos.

A ONG Iraq Body Count, com sede na Alemanha, calcula que entre 97 mil e 106 mil iraquianos morreram desde a invasão americana.

O presidente americano, Barack Obama, afirmou hoje que está cumprindo sua promessa eleitoral de terminar as missões de combate no Iraque e completar a retirada de milhares de soldados americanos desse país.

“Ao final deste mês, teremos tirado 100 mil soldados do Iraque e nossa missão de combate terminará”, disse Obama.

Nos últimos 18 meses, mais de 90 mil soldados americanos saíram do Iraque. Segundo Obama, mediante um acordo com o Governo iraquiano, todas as tropas dos EUA “estarão fora do Iraque ao final do ano que vem”.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador