A invasão da cultura pop coreana no Japão

Segunda-feira, Setembro 05, 2011

http://danielmiyagi.blogspot.com/

   
      Sexta, dia 02 de setembro. Dia de exibição do dorama Ikemen Desu né na TBS TV Dorama nada mais é que uma novela asiática.Enquanto que no Brasil uma novela é exibido quase que diariamente, o dorama é semanal no Japão. Trata-se de um remake do dorama coreano You’re Beautiful. Um dos maiores sucessos de audiência de 2009 da tv coreana, projetou o ator/cantor Jang Geun Suk ao estrelato, embora já tenha feito outros doramas com boa repercussão. Foi no capítulo de sexta-feira, 02/09, de Ikemen Desu né que o ator coreano fez uma participação especial.

Jang eun Suk, ao centro, em participação especial no dorama Ikemen Desu ne

     A TBS TV, a segunda maior emissora do Japão, além de fazer um remake coreano, exibe as 10hs da manhã, de segunda a sexta, novelas coreanas dubladas em japonês.
     Curiosamente, é na Fuji TV, a primeira emissora japonesa em audiência, quem causou protestos e revoltas preconceituosas. Enquanto a TBS exibe kdorama de manhã, a Fuji exibe a tarde entre 2hs da tarde ás vezes até 5hs da tarde, ou seja, quase três horas diárias de novelas coreanas.
     Nos últimos quatro anos houve um boom do entretenimento pop coreano, seja pelo kpop (a música pop coreana), seja pelo kdrama (as novelas coreanas), angariando milhares de fãs japoneses. Adolescentes e jovens na faixa dos 20 anos, estão consumindo cada vez mais a arte pop coreana.
     Segundo Alexandre Costa do Portal Nippon, o número de pessoas que alugam kdrama,passaram a marca dos 12,5 milhões, superando as locações de produções de Hollywood e filmes japoneses, os dados são da Culture Convenience Club Co, responsável pela maior loja de aluguel de DVD, CD e livros do Japão.
     Na outra ponta, japoneses nacionalistas se revoltam com a ¨invasão coreana¨.A aversão à Hallyu, nome da popularização da cultura sul-coreana, tem crescido até entre alguns atores japoneses. O ator japonês Sousuke Takaoka, causou polêmica quando tuitou em julho : “Eu nunca verei o Canal 8 (Fuji TV). Muitas vezes penso que é a televisão coreana. Os japoneses querem programas tradicionais japoneses”. O twet trouxe inúmeros protestos entre os fãs, o que causou a demissão do ator na agência que trabalhava. O episódio foi a ponta para desabrochar o sentimento nacionalista e xenofóbica de parte da população japonesa. Se reunindo em vários grupos, protestaram em duas ocasiões em frente ao prédio da Fuji TV e pela internet, alguns carregando a bandeira japonesa, outros gritando: ¨Salve o Imperador!¨.
     A febre pop sul-coreana não se estende apenas a indústria do entretenimento do Japão. Segundo a Bloomberg, os jovens japoneses na faixa dos 20 e 30 anos estão impulsionando o consumo de eletrônicos das marcas sul-coreanas Samsung e LG no arquipélago devido ao consumo de bandas de K-Pop e dramas. Para se ter um exemplo da força das marcas coreanas, o smartphone Galaxy S II foi líder de vendas em junho, ultrapassando as vendas do iPhone 4 e do Aquos, fabricado pela marca japonesa Sony.


    
     As relações entre os vizinhos asiáticos Japão/China/Coréia do Sul, sempre foram difíceis.No máximo, um suporta o outro, pela importância do comércio econômico entre os três países. China e Coréia  nutrem um grande ressentimento devido as atrocidades cometidas pelos soldados japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.
     A Península Coreana, por exemplo, foi marcada no último século pela Guerra. De 1910 a 1945 foi marcado pela ocupação colonial japonesa. Os soldados japoneses cometeram inúmeras atrocidades contra o povo coreano e a sua cultura. Houve uma verdadeira erradicação da cultura coreana; Os casos de mulheres coreanas levadas peles japoneses para servir de ¨de mulheres de conforto¨  aos militares japoneses não foram esquecidos por muitos coreanos. A indústria da guerra fez muitas vítimas coreanas também aqui no arquepélago. Foram muitos milhares os coreanos que pereceram durante os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki, pois estes encontravam-se no Japão trabalhando nas fábricas de armamento japoneses.
     Mas o preconceito contra estrangeiros também ocorre na Coréia do Sul . Se formos comparar bem, entre os três países (Japão-China-Coréia do Sul), por incrível que pareça, o Japão é o mais aberto, ou melhor dizendo, o menos preconceituoso  com os estrangeiros.
         Se por um lado, temos no Japão, jovens japoneses ávidos em absorver a cultura pop coreana, por outro lado os artistas coreanos também estão se integrando com a cultura japonesa. Para mostrar que as novas gerações estão de lado contra o preconceito, grandes nomes da indústria pop coreano realizaram um show beneficente  aqui no Japão em prol  das vítimas do terremoto e tsunami de 11 de março.A página oficial na internet diz que o evento conjunto entre Coreia e Japão, intitulado ‘Seoul-Osaka Music of Heart 2011 Fighting Japan’, foi realizado no Kyocera Dome, em Osaka, no dia 07 de junho. Só por curiosidade, o evento foi transmitido pela tão atacada  Fuji TV, e exibido em julho, nas féri9as de verão do Japão, no horário que ela exibe os doramas coreanos.

Cantores pop coreanos em show beneficente em prol as vítimas do terremoto e tsunami  de  11 de março

      O que serve de consolo e esperança, é que gradativamente, as novas gerações, sejam os japoneses como os sul-coreanos, assim como os chineses,  nascem desprovidas desse preconceito.

     Daniel Miyagi

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dorama
http://wiki.asianteam.org/index.php?title=You%27re_Beautiful
http://wiki.asianteam.org/index.php?title=Jang_Geun_Suk
http://www.ipcdigital.com/br/Noticias/Japao/Nacionalistas-rejeitam-invasao-pop-sul-coreana_12082011
http://thedoramas.blogspot.com/2011/08/takaoka-sousuke-deixa-agencia-apos.html
http://portalnippon.com/entretenimento/cinema-e-tv/aluguel-de-dvd-de-novelas-coreanas-superam-aluguel-de-filmes-hollywoodianos-japoneses.html

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador