A primeira visita do presidente colombiano

A primeira visita de Santos: Brasil.

Da Folha.com

Presidente colombiano chega ao Brasil para reuniões bilaterais

PUBLICIDADE

DA EFE, EM BRASÍLIA

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, chegou nesta terça-feira ao Brasil, onde se reunirá amanhã com Luiz Inácio Lula da Silva, com quem deve fazer um repasse da agenda política regional e ampliar o comércio bilateral.

Santos escolheu o Brasil como destino para sua primeira viagem internacional como presidente, após assumir o cargo máximo do governo no último dia 7, substituindo o ex-líder Álvaro Uribe.

NaquNa quarta-feira, ele deve se reunir com o presidente Lula e com os três principais candidatos à Presidência para as eleições de outubro, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Nessa reunião, fontes oficiais brasileiras explicaram que, uma vez superada a recente crise entre Colômbia e Venezuela, os dois líderes deverão centrar a conversa na análise da realidade regional e na busca de alternativas para impulsionar o comércio entre os dois países.

Segundo dados oficiais, as trocas comerciais entre Brasil e Colômbia em 2009 foi de quase US$ 2,7 bilhões e manteve uma curva crescente entre janeiro e junho, período em que as exportações de produtos colombianos para o Brasil subiram 101%.

A balança, no entanto, é deficitária para a Colômbia em cerca de US$ 2,1 bilhões. Um dos objetivos dos líderes é buscar fórmulas que permitam equilibrar o intercâmbio comercial. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador