As chinesas Wu Man e Liu Fang

Wu Man, instrumentista e compositora de 48 anos, é uma das responsáveis  pela divulgação da música tradicional chinesa no ocidente nas últimas décadas. Radicada nos Estados Unidos, Wu é uma virtuosa do  Pipa, uma espécie de alaúde chinês  de quatro cordas,  com  um número de trastes que varia de 12 a 26 e  é  tocado com palhetas  presas em todos os dedos  da mão que trabalha  sobre o tampo harmônico.  É um dos instrumentos mais populares da China e sua existência data de quase dois mil anos.

Formada no Conservatório Central de Música de Beijing,   recebeu  o diploma de mestre em Pipa e obteve o primeiro lugar no Concurso Nacional de Performance em 1989. Com mais de 20 anos de carreira, Wu já se apresentou com nomes como Philip Glass, Yo-Yo Ma, Kronos Quartet, Martin Simpson e outros. Além da música folclórica chinesa, Wu também trabalha com a chamada “world music”, que reúne gêneros tradicionais e contemporâneos de diversas culturas.

Outra virtuosa do Pipa é Liu Fang, chinesa nascida na província de Yunnan. Liu começou a estudar Pipa aos seis anos e aos nove fez sua primeira apresentação em público. Formada no Conservatório de Shanghai, Liu mudou para o Canada com a idade de 22 anos e desde então é considerada uma das maiores interpretes da música tradicional chinesa na atualidade.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador