Facebook entra nas manifestações da Síria

A exemplo dos egípcios, que a galera compre amendoim torrado na casca e assista ao auê organizado via Facebook que os sírios farão na sexta, num televisor ou computador perto de você:

Do G1

01/02/2011 13h44 – Atualizado em 01/02/2011 13h44

Síria vai ter manifestação antigoverno organizada via Facebook

Protesto contra ‘monocracia, corrupção e tirania’ vai ser nesta sexta. Manifestação é inspirada pelos levantes na Tunísia e no Egito.

Da AFP

Uma convocação para um protesto, na sexta-feira (4), contra a “monocracia, a corrupção e a tirania” na Síria foi convocada nos últimos dias pela site de relacionamentos Facebook, censurada pelas autoridades sírias, enquanto uma megamanifestação no Egito pede a renúncia do presidente Hosni Mubarak.

Uma comunidade do Facebook, que reunia mais de 7.800 membros na manhã desta terça-feira, lançou um chamado à manifestação pela “Revolução Síria 2011”.

Jovens sírios foram convocados a protestar na sexta-feira, após as orações nas mesquitas, na “primeira jornada da ira do povo sírio e de rebelião civil em todas as cidades sírias”.

Jovem síria protesta em solidariedade ao povo egípcio, em Damasco, nesta segunda-feira (31)Jovem síria protesta em solidariedade ao povo egípcio, em Damasco, nesta segunda-feira (31) (Foto: Reuters)

“Vocês se parecem com os jovens de Tunísia e Egito. Não queremos uma revolução violenta, mas um levante pacífico (…) Ergam a voz de forma pacífica e civilizada, pois expressar as opiniões é garantido pela Constituição”, informou o grupo em um comunicado publicado no site.

“Não se deve aceitar a injustiça”, ressaltou.

“Não somos contra ti, mas contra a monocracia, a corrupção e a tirania e o fato de que a tua família e teus próximos tenham monopolizado as riquezas”, acrescentou o texto, em alusão ao presidente sírio, Bashar al Asad.

O Facebook é bloqueado pelas autoridades sírias, mas os internautas, graças a alguns programas, conseguem evitar a censura.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador