FT: Por que os evangélicos dos EUA estão migrando para Trump?

'Trump nem sempre mostra os frutos do espírito. Mas a escritura nos ensinou a julgar uma pessoa por suas ações'

© Bloomberg

do Financial Times

Por que os evangélicos dos EUA estão migrando para Trump?

por Courtney Weaver*

Robert Jeffress, um pastor de mega-igreja do Texas, gosta de contar a história de como conheceu Donald Trump, estrela da atual TV americana.

Era meados de 2015, não demorou muito para a grande corrida republicana. Mais do que um punhado de candidatos, com seguidores massivos entre os cristãos da América, estiveram dentro da operação. Em seguida, houve Trump, um herdeiro de propriedade real de Nova York duas vezes divorciado, conhecido por um estilo de vida chamativo e entrevistas obscenas com o “jogador de choque” do rádio Howard Stern.

Outros líderes evangélicos questionaram os motivos de Trump. Jeffress, um diminuto mas de língua afiada de 64 anos de idade, que é pastor da Igreja Primeira Batista de Dallas, de 14.000 membros, apareceu na Fox News e elogiou Trump – um candidato que compartilhou seu escárnio pessoal pela administração Obama e não tentou transferir a ocasião republicana para o centro ideológico. Logo depois, Jeffress recebeu um convite para encontrá-lo na Trump Tower. “Éramos amigos instantaneamente”, lembra Jeffress. Trump, diz ele, o instruiu: “Robert, posso não ler minha Bíblia tanto quanto deveria, mas sou um grande líder”.

“E é verdade”, afirma Jeffress. “Donald Trump nunca foi do tipo que se retrata falsamente como um indivíduo piedoso, mas é um líder extremamente forte.” Para os evangélicos, “políticas externas” deveriam ser mais importantes do que “piedade pessoal”.

Desde que Trump recebeu a presidência em 2016, o apoio de Jeffress tem sido inabalável. Ele defendeu a cobertura do governo pela separação da fronteira dos Estados Unidos com o México; quando Trump insistiu que “ambos os lados” foram responsáveis ​​pela violência nos protestos nacionalistas brancos em Charlottesville; depois que foi revelado que Trump pagou uma estrela pornô por acusações de um caso extraconjugal, e por meio dos tuítes e piadas mais polêmicas do presidente, junto com seu comentário de que os EUA não aceitariam refugiados de “países merdosos”.

Trump cumprimentando Robert Jeffress da Primeira Igreja Batista de Dallas em um comício em 2017; o pastor é um apoiador de longa data do presidente e deu o sermão em sua posse. © Getty Images

Quando pergunto a Jeffress sobre a determinação de Trump de ficar na entrada de uma igreja em Washington DC, com a bíblia nas mãos, depois que uma lareira estourou durante os protestos após o assassinato de George Floyd pela polícia, ele está inequívoco de que o presidente fez o que era correto. Alguns apoiadores evangélicos diferentes expressaram preocupação com o fato de Trump ter usado a bíblia como suporte . “Ele estava em frente a uma igreja que 24 horas antes estava quase totalmente queimada… Para ele, ficar na frente daquela igreja foi altamente apropriado ”, diz Jeffress.

Talvez não seja nenhum choque que Jeffress, que deu o sermão na posse de Trump e a oração de abertura sobre a dedicação da nova embaixada dos EUA em Jerusalém, esteja ao lado de seu homem à frente da eleição presidencial do mês subsequente. O que está mudando é o número de evangélicos, que haviam sido céticos sobre Trump quatro anos atrás, e se juntaram a ele.

De fato, enquanto uma votação do Pew Research Center, em junho, descobriu que a ajuda de Trump entre os evangélicos brancos havia caído de 67% para 59%, entre abril e junho, essa mesma pesquisa descobriu que pelo menos 82% dos evangélicos brancos estavam, no entanto, recebendo para votar nele em novembro. No geral, houve mais de 60 milhões de adultos evangélicos nos Estados Unidos em 2018-19, de acordo com o Pew. Uma cédula do Pew de 2014 descobriu que 76% eram brancos, 11% latinos e 6% negros.

Samuel Rodriguez, pastor e presidente da Conferência Nacional de Liderança Cristã Hispânica, que tem feito campanha para Trump, diz que os números da campanha de marketing interno recomendam que o presidente esteja em observação para ganhar 85% dos votos evangélicos, graças a ajuda crescente entre os evangélicos não brancos. Estes incorporam latinos que são ferrenhosamente pró-vida e, desde que muitos emigraram para os Estados Unidos de localizações internacionalmente socialistas, ainda mais possível ser desanimados pela retórica construtiva sobre o socialismo vinda de alguns cantos do período democrata.

Ao longo da temporada de verão e outono, conversei com vários líderes evangélicos que em 2016 votaram em Trump com relutância ou sob nenhuma circunstância. Entre eles estava um chefe de seminário teológico em Kentucky; um apresentador de rádio Southern Baptist da Carolina do Sul; um pastor negro da Flórida; e um pastor branco da Virgínia. Alguns estavam dispostos a abandonar o presidente por causa de fatores baixos dentro do governo, equivalentes a seu equívoco sobre a violência em Charlottesville. No entanto, com Trump uma determinação muito mais polarizadora do que era há quatro anos, todos estão planejando votos forjados para ele em 2020. O que se decidiu?

Para perceber como o grupo evangélico se uniu a Trump, é necessário retornar às raízes do movimento como um fazedor de reis na política dos Estados Unidos. Em meados do século passado, Billy Graham, um ministro batista do sul tão amado que muitas vezes era chamado de “Pregador da América”, sugeriu presidentes de cada evento junto com Dwight D Eisenhower e Lyndon B Johnson, trazendo o cristianismo evangélico para a corrente principal.

A moção se tornou uma potência política no final da década de 1970, quando pregadores fundamentalistas, mais notavelmente o televangelista Jerry Falwell, galvanizaram os conservadores cristãos para virem às urnas. A decisão histórica de Roe vs Wade da Suprema Corte de 1973, que legalizou o aborto, tornou-se um dos principais motivos. Em 1980, esse bloco eleitoral impulsionou Ronald Reagan, um astro do cinema divorciado de Hollywood, à Casa Branca, por causa de Jimmy Carter, um cristão renascido, que, no entanto, incomodou os evangélicos com algumas de suas apólices de seguro.

“Com a eleição de 1980, começamos a ver uma coalizão entre a direita religiosa e os distritos de extrema-direita do Partido Republicano e essa coalizão se tornou uma fusão”, diz Randall Balmer, professor no Dartmouth College e criador do Evangelicalismo na América .

Graças à mobilização e esforços de organização de Falwell e outros, os eleitores evangélicos continuaram a desempenhar uma função vital na política republicana, com o propósito de que nenhum candidato presidencial republicano pudesse ganhar o título da ocasião sem a ajuda de evangélicos brancos ou conservadores sociais. Candidatos equivalentes a George HW Bush e George W Bush cortejaram ativamente o voto do grupo. Mas a chegada em 2015 do não convencional Trump ameaçou interromper esse relacionamento.

Foi o filho de Falwell, Jerry Falwell Jr, então presidente da Evangélica Liberty University, que se tornou um dos muitos poucos líderes evangélicos a ajudar Trump no seu início como maior republicano em 2015 – não muito depois de ele ter solicitado ao então advogado de Trump, Michael Cohen, parar a descarga de fotos provocativas. (Foi o início de um escândalo que pode finalmente levar à renúncia de Falwell Jr da faculdade.)

Outro defensor inicial de Trump foi Paula White, uma das poucas televangelistas femininas nos Estados Unidos, que o reconheceu por quase dois anos e serviu como sua conselheira religiosa.

A polêmica pastora e televangelista Paula White se tornou uma das principais peças determinantes na administração de Trump. Ela reconheceu o presidente por praticamente 20 anos, atuou como sua conselheira religiosa e agora assessora a Casa Branca sobre questões religiosas. | © Getty Images

De acordo com Gregory Alan Thornbury, ex-presidente do The King’s College, uma escola cristã de artes liberais em Nova York, a pastora de 54 anos da Flórida foi ridicularizado por diferentes líderes evangélicos como um herege por dizer que Deus acredita que os cristãos precisam ser recompensados com riqueza material. Mas, desde o último ano, White tem trabalhado em uma função adequada para o governo como conselheira em questões religiosas. E agora esses mesmos líderes estão aparecendo junto com ela e o presidente Trump na Casa Branca.

A ascensão de White foi uma grande reflexão sobre como moldar o relacionamento do presidente com os líderes evangélicos. “O gênio – o gênio da mal da administração Trump – é isso, diferente de qualquer outra administração republicana que cortejou os evangélicos… Trump os trouxe direto para o Salão Oval ”, diz Thornbury.

Hoje, alguns evangélicos incluíram escrituras em suas narrativas em relação ao presidente, comparando Trump a Ciro, o rei persa histórico que libertou judeus do cativeiro na Babilônia, independentemente de ser um não-judeu, ou descrevendo-o como um “cristão bebê” dentro dos meios de descobrir sua religião.

No entanto, mesmo alguns evangélicos que planejam ajudar Trump na eleição de novembro presumem que tais analogias são prejudiciais e equivocadas. “Vejo isso como uma apropriação inadequada da escritura”, diz Tony Beam, pastor batista do sul e apresentador da rádio present Christian Worldview. Ele, junto com vários pastores evangélicos com quem conversei, afirmou que não se sentia à vontade com os ensinamentos de White. “Eu simplesmente não acho que você pode ler a escritura e dizer que o favor de Deus é demonstrado por pessoas que enriquecem.”

Em janeiro, White voltou a ficar sob pressão depois de pedir que “todas as gestações satânicas abortem agora mesmo”. Ela afirmou que a linguagem foi tirada do contexto e que ela estava se referindo a uma passagem específica da Bíblia. A campanha de marketing de Trump recusou-se a fazer a pastora prestar entrevista.

A presença de White na Casa Branca também foi fundamental para a chegada de um outro grupo de líderes evangélicos em Washington. Em 2017, Kelvin Cobaris, o pastor líder e fundador da Igreja Impact de Orlando, entrou em contato com White após ser perturbado pela violência em Charlottesville e alarmado com os comentários do presidente. Depois de um diálogo prolongado e lágrimas de cada lado, de acordo com Cobaris, White o convidou a viajar para a Casa Branca e encontrar líderes evangélicos para focar no caminho à frente. Durante a sessão, Cobaris e os líderes opostos foram apresentados no Salão Oval para se encontrarem com o presidente.

“Ele queria que viéssemos orar, mas também nos deu a oportunidade de conversar sobre coisas que nos preocupavam… Isso realmente abriu a porta… quando tive a oportunidade de me encontrar com ele e conversar com ele pessoalmente e ter algumas conversas francas com ele sobre algumas coisas que eu sentia, e ver que ele me ouviu.”

O pastor Kelvin Cobaris, da Igreja Impact de Orlando, receberá ‘muitas críticas’ do grupo negro por apoiar Trump, no entanto, diz que o presidente deu voz a líderes evangélicos como ele © Sofia Valiente

Com Trump, Cobaris diz que ele e diferentes líderes evangélicos têm uma voz: “O presidente Trump está se cercando de vozes de fé, não apenas de seus conselheiros e outros políticos do partido republicano, mas de pessoas que falam a palavra do Senhor Jesus Cristo.” Não que todos dentro do grupo negro vejam o que isso significa, ele admite: “Eu recebo muitas críticas – algumas delas de pessoas em minha comunidade dizendo que pensam que sou um traidor. Eles acham que me voltei contra a agenda de nossas comunidades.”

Entre os habitantes evangélicos mais amplos, há uma pequena minoria, porém vocal, que diz não sentir que tem uma casa dentro do evento republicano ou do movimento evangélico. No entanto, embora a presidência de Trump tenha precipitado divisões irreparáveis ​​em alguns componentes do grupo da igreja, a ajuda geral para ele não caiu.

Matthew Wilson, professor da Southern Methodist University em Dallas, que se especializou em política e comportamento eleitoral de eleitores não seculares, diz que, embora essa minoria seja crítica, ela representa uma fração do bloco eleitoral evangélico geral. Mesmo entre os evangélicos latinos e negros, a ajuda para Trump está crescendo, embora pouco.

“Evangélicos latinos [e] igrejas evangélicas têm sido uma parte importante para manter Trump competitivo entre os latinos… especialmente os latinos protestantes evangélicos do sexo masculino ”, diz Wilson. Ele observa que a ajuda de Trump entre esse grupo permaneceu persistentemente em cerca de 30%, independentemente da retórica inflamada em relação à fronteira e aos imigrantes mexicanos e centro-americanos.

Um fenômeno análogo ocorreu entre os afro-americanos, o lugar onde os edifícios da igreja evangélica negra ofereceram a Trump uma entrada no grupo negro e ajuda a esclarecer por que ele atuou igualmente para George W Bush entre os eleitores negros, e melhor do que Mitt Romney ou John McCain. Em 2016, Trump obteve 8% dos votos negros. Este ano, as pesquisas em todo o país mostram que ele pode subir apenas para 10%.

Um culto no New Season Christian Worship Center em Sacramento, Califórnia, liderado pelo pastor Samuel Rodriguez, um defensor ferrenho de Trump. O presidente está especialmente no estilo dos latinos protestantes evangélicos do sexo masculino © Eyevine

“Não há dúvida de que os evangélicos ainda têm consternação porque [Trump] nem sempre mostra os frutos do espírito – gentileza, bondade”, diz Bob Vander Plaats, um ativista social conservador que reconhece o presidente há mais de uma década. “[Mas] nas escrituras também é ensinado muito claramente julgar uma pessoa por suas ações.”

Nisto, ele e diferentes líderes evangélicos dizem que Trump cumpriu: a transferência da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para a sagrada metrópole de Jerusalém; emissão de ordens limitando o financiamento do governo para grupos que realizam abortos ; garantir a dispensa de Andrew Brunson, pastor dos EUA detido na Turquia; e nomeando uma lista de juízes conservadores para cada um dos tribunais de redução e da Suprema Corte, o lugar que o presidente Trump já preencheu duas vagas e agora pretende preencher uma terceira, após a morte do último moribundo da justiça liberal Ruth Bader Ginsburg.

“Você pode argumentar que a administração Trump é a primeira administração na história americana a obedecer às ordens da direita religiosa”, diz Balmer, observando que muitos líderes evangélicos ficaram chateados com presidentes republicanos anteriores, como Ronald Reagan, George HW Bush e George W Bush. Enquanto eles cortejavam o voto evangélico ao longo de suas campanhas, eles em grande parte salvaram os líderes religiosos à margem de suas administrações e, na visão de alguns líderes, não fizeram o suficiente para pressionar em oposição às ações pró-vida ou pelos direitos homossexuais.

Para alguns, o surgimento de Trump representou adicionalmente um tipo de catarse – não apenas para as apólices de seguro que ele estava propondo, mas dentro do método que ele estava propondo, diz Jerushah Duford. Uma criadora evangélica e neta de Billy Graham, ela agora se descreve como politicamente sem-teto, mas entende por que alguns conservadores cristãos foram atraídos pelo presidente. “Acho que as pessoas de fé sentem, há muito tempo, que precisam ser politicamente corretas… E aqui estava esse cara… ele iria sacudir as coisas de um jeito bom, não seria politicamente correto.”

Quando um punhado de líderes evangélicos selecionados para conversar em oposição a Donald Trump em 2016, a voz de Albert Mohler foi uma das mais altas. Em um artigo de opinião de 2016 para o The Washington Post , revelado na véspera da eleição, Mohler, presidente do Southern Baptist Theological Seminary de Louisville e um dos muitos líderes importantes da maior denominação protestante nos Estados Unidos, denunciou Trump por sua “sinalização racial ”,“ nacionalismo bruto ”e“ predação sexual ”e alertou que os cristãos conservadores devem “não permitir que uma desgraça nacional se torne o Grande Embaraço Evangélico ”.

Quatro anos mais tarde, Mohler teve uma mudança de coração . Em abril, seu seminário lançou um vídeo durante o qual Mohler apresentou que ele pode votar na reeleição de Trump, depois de não votar nem em Trump nem em Clinton em 2016. Quando conversei com Mohler pelo celular em julho, tentei perceber o que havia modificado seu pensamentos.

De acordo com Mohler, 2016 foi “uma aberração”. “Eu me vi na posição de não acreditar que Donald Trump pudesse ganhar a eleição geral e não queria que os evangélicos destruíssem nossa reputação evangélica no trumpismo”. Quatro anos depois, está claro que o trumpismo prevaleceu. “Não consigo imaginar a ideia de apoiar o Partido Democrata, dada sua direção atual no controle tanto do Legislativo quanto do Executivo.”

Ele diz que escreveu o artigo de 2016 como “um grito do coração. Eu não era um Never Trumper. Eu não era Trump.” Digo que estou indeciso percebo a excelência. “Achei que o presidente não seria eleito”, explica ele.

Daniel Akin, presidente do Southeastern Baptist Theological Seminary em Wake Forest, Carolina do Norte, falou em oposição a Trump em 2016 e há dúvida que ele não vote no republicano em novembro: ‘Eu me sinto como um exilado’
Mas o ex-crítico Albert Mohler, presidente do Southern Baptist Theological Seminary de Louisville, está apoiando Trump: ‘Eu não fui um Never Trumper. Eu simplesmente não presumi que [ele] seria eleito ‘

Thornbury, que estudou com Mohler, diz que não está chocado com a mudança. “O endosso de Trump não ocorre no vácuo”, diz ele, observando o euanto ele e o Seminário Teológico Batista do Sul enfrentam críticas de alguns conservadores cristãos sobre seu relatório de 2018, que denunciou o legado do seminário sobre a escravidão, segregação de Jim Crow, racismo e supremacia racial branca.

“Isso apenas mostra como essas instituições têm medo de seu próprio eleitorado”, diz Thornbury. “Nem todos na [comunidade evangélica] endossaram Trump, mas é como os grilos lá fora… Se você enfiar a cabeça acima do parapeito, terá sua cabeça estourada.”

Para diferentes líderes evangélicos, a conversão a Trump parece ter ocorrido de forma constante. Gary Hamrick, pastor da Cornerstone Chapel em Leesburg, Virginia, estava entre esses céticos em 2016. “Ele era um desconhecido… Não [havia] história, nenhum histórico. Serei honesto com você… mesmo que ele não seja amigável com nossos valores como cristãos, o potencial para os juízes da Suprema Corte foi um grande fator para mim e para os outros.”

Em agosto deste ano, Hamrick descobriu-se no terreno da Casa Branca para o discurso de aceitação de Trump na Convenção Nacional Republicana, uma situação que ele não poderia ter imaginado 4 anos antes. Lá ele se sentou ao lado de vários dos maiores nomes do grupo evangélico, todos apoiando o presidente. Franklin Graham, filho de Billy, estava entre eles. Em um nível, Hamrick notou a conselheira religiosa de Trump, Paula White. Ele foi se apresentar, tentando se manter socialmente distanciado, porém White o abraçou.

Hamrick diz que, a princípio, ficou um pouco nervoso por estar perto de tantos indivíduos sem máscaras durante uma pandemia. Mas, além disso, “me senti bem”. “A conversa lá, enquanto esperávamos o presidente falar – a conversa entre nós – foi muito entusiasmada. Sentimos que nossas congregações estão entusiasmadas. ”

Para Tony Beam, o pastor Batista do Sul que não votou em Trump 4 anos atrás, no entanto, planeja para esta época, uma parte de sua mudança de coração adotou as audiências de afirmação de 2018 de Brett Kavanaugh, o segundo conservador nomeado pelo presidente para o Suprema Corte. Kavanaugh havia enfrentado acusações de agressão sexual de um ex-colega de escola, desencadeando uma amarga luta partidária, antes de sua nomeação. “Acho que provavelmente a maioria dos presidentes retiraria seu nome”, diz Beam. “Acho que eles teriam murchado sob esse tipo de pressão.” Trump não. “Aquele foi um momento em que os instintos de lutador de rua e teimosia de Trump eram justificados.”

Embora Beam e Hamrick tenham chegado ao conceito de Trump, outros como Daniel Akin, presidente do Southeastern Baptist Theological Seminary em Wake Forest, Carolina do Norte, permanecem não convencidos e preocupados com o poder da ajuda evangélica para ele. Na eleição presidencial final, Akin escreveu dentro do título de Marco Rubio – um em todos os principais rivais republicanos de Trump – em sua pesquisa. Desta vez, ele enfrenta um enigma análogo.

“Eu nunca votaria em Joe Biden sob nenhuma circunstância”, diz ele, principalmente devido à dificuldade do aborto. Embora Biden se identifique como católico, ele mudou para a esquerda nos pontos de aborto, afirmando no ano passado que não ajudaria em uma medida que proíbe o financiamento federal de muitos abortos. Ao mesmo tempo, Akin tem “dúvidas” de que votará nos republicanos: “Sinto que não tenho um partido político neste momento específico. Eu me sinto como um exilado. ”

O sentimento de ser um proscrito é algo que Mark Galli, o editor anterior do Christianity Today, também possui. Em dezembro passado, em meio a um processo de impeachment contra o presidente, ele escreveu um editorial dentro do principal periódico evangélico, baseado em 1956 por Billy Graham, pedindo que Trump ficasse longe do local de trabalho. Galli diz que optou por comentar porque a publicação pesou sobre os impeachment de Nixon e Clinton.

O artigo se tornou viral e a reação foi rápida. Alguns membros do conselho da publicação deram o seu apoio; outros ficaram “profundamente zangados”, junto com alguns dos grandes doadores do Christianity Today que haviam apoiado Trump. “Lentamente, mas com segurança, ficou claro que eu havia me tornado um problema”, diz Galli. Ele havia deliberado se aposentar como editor em janeiro, mas manteve os funcionários. Em dois meses, o conselho estava pedindo que ele se afastasse.

O único remorso de Galli em relação ao artigo foi que ele não esclareceu que estava dirigindo suas críticas aos evangélicos que “beberam Kool-Aid” e defenderiam Trump em oposição a qualquer crítica – não aqueles que votaram nele relutantemente em 2016, muitos dos quais são companheiros de Galli. Alguns, diz ele, estão “profundamente perturbados” com Trump. “Eles disseram coisas como, ‘Eu não acho que vou votar nele novamente na próxima vez.’ Mas a questão do aborto é enorme para eles. É difícil para eles entenderem qualquer outro problema estando na mesma liga ”.

Ao contrário de muitos evangélicos diferentes, Jerushah Duford diz que ela não se considera uma eleitora de uma única questão. “Eu gostaria que os democratas valorizassem a vida no útero mais do que eles. Eu gostaria que os republicanos valorizassem a vida fora do útero mais do que eles. Para mim, a pró-vida é uma questão desde o ventre até o túmulo. É realmente assim que eu vejo as coisas. ”

A evangélicA Jerushah Duford criticou recentemente a ajuda de seu grupo para Trump em um artigo do USA Today: ‘milhares’ de diferentes senhoras evangélicas responderam a ele, diz ela. © Lynsey Weatherspoon

Assim como Galli, no entanto, ela decidiu tornar público sua oposição a Trump. Em agosto, Duford, que se identifica como imparcial, descreveu-se em um artigo para o USA Today como “uma evangélica sem-teto” que sentia que não pertencia a seu grupo, desde que tantos líderes da igreja tivessem silenciado sobre as ações mais controversas de Trump ou, pior, o endossou. A peça já vinha “mexendo” com ela há algum tempo, diz. “Não quero semear divisões entre famílias, entre minha família” – seu tio Franklin Graham é um apoiador de Trump de alto nível. “Mas também sinto uma responsabilidade para com Deus, a quem sirvo e para com o Jesus, sobre o qual li nas escrituras.”

Depois que sua peça foi revelada, Duford disse que ouviu de “milhares” de diferentes mulheres evangélicas, muitas das quais afirmaram que estavam sentindo o mesmo, ou não tinham estado em posição de estabelecer o que estavam sentindo até ela articulou isso. “Eu acho que muitas pessoas – especialmente mulheres de fé – eu acho que elas conseguiram chegar à cabine de votação na última eleição e meio que prenderam a respiração e cruzaram os dedos, esperando que estivessem fazendo a melhor escolha. Não acredito que elas entraram com confiança. Acho que elas entraram pensando que ele era o melhor de duas opções difíceis. ”

Seja qual for o resultado da eleição de 2020, Duford está pessimista de que as divisões por causa de Trump dentro do grupo evangélico irão curar rapidamente. “Sinceramente, acho que podem levar décadas até que seja reconciliado”, diz ela. “Acho que a divisão que foi criada em grande parte… por nosso presidente tem prejudicado muito a igreja… Fomos advertidos sobre isso nas escrituras. Fomos avisados ​​sobre a divisão que seria semeada… Não acho que isso seja algo que será consertado em janeiro por nenhum esforço da imaginação. Acho que temos um longo caminho pela frente. ”

*Courtney Weaver é a correspondente política do FT nos Estados Unidos

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por que seria alguma surpresa que os pastores evangélicos e seus seguidores nos EUA sejam iguais aos daqui, que dão apoio fervoroso a Jair Bolsonaro?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador