NYT: Longas filas marcam votação antecipada em Nova York, comentário de Bo Sahl

Eu que gosto de pensar em sistemas, ainda não consegui equacionar todos os aspectos envolvidos em uma eleição séria e controlada nesta eleição americana.

Por Bo Sahl
comentário no post NYT: Longas filas marcam votação antecipada em Nova York

Num clima de divisão onde pessoas matam por cor, identidade de gênero ou simples contrariedade em manifestações, fico pensando o que elas se dispõem a fazer para manipular eleições.
Para votar pela internet já existem múltiplos meios (combináveis) para conferir quem é quem. Mas ainda falta garantir que o voto é mesmo escolha da pessoa ou (exagerando) da mira de uma arma…
Precisa haver uma garantia similar a ela estar votando numa cabine com segurança e privacidade, após ser identificada por um credenciado.
Já o voto antecipado pode não refletir a “foto” de uma opinião popular formada até um determinado dia. Novamente exagerando, suponhamos que um candidato votado 11 dias antes seja flagrado e gravado 6 dias depois estuprando uma criança de 7 anos. Manteriam o voto já dado?
O voto pelo correio sofre de ambos estes males e de outros mais, já que sabemos ainda que nenhum correio é totalmente confiável e o caminho entre o voto e a contagem atribuída é longo, embora precise ser o mais breve possível. De preferência instantâneo.
Sabemos que nenhum processo será perfeito, mas o mais confiável nos dias de hoje seria o instantâneo com conferência em papel (pelo eleitor) e a decorrente auditabilidade contra a apuração eletrônica.
Eu que gosto de pensar em sistemas, ainda não consegui equacionar todos os aspectos envolvidos em uma eleição séria e controlada nesta eleição americana.
Ainda que possa ser perfeita e sem fraudes, a abertura para contestações é GIGANTESCA.
Ainda mais essa que está mais parecendo uma votação de BBB.
Lembrando aquele vídeo dos soldados cantando:
“Vai dar m#Rd@, vai dar m#Rd@ vai … vai dar m#Rd@ vaaai”.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Seria a Democracia da Desconfiança ou da Ditadura da Falta de Sensatez? Pegando um retrato deste novo século/milênio é um exercício bastante forçado, pregar que vivamos numa sociedade evoluída ou em evolução.

  2. Como V.Sa. deve saber, tem “ovos” com “cabelo” (sic), vc nem precisa procurar muito.
    Fico aguardando uma “argumentação” mais cabeluda, mais peluda, como deveria ser.
    Ou menos careca…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador