O ataque contra a ONU no Afeganistão

Do Estadão

Ao menos 20 funcionários da ONU são assassinados no Afeganistão

Homens que protestavam contra queima do Corão atacaram sede da entidade no norte do país 

Associated Press 

Atualizado às 15h20 

CABUL – Pelo menos 20 trabalhadores da Organização das Nações Unidas (ONU) – oito deles estrangeiros – foram mortos nesta sexta-feira, 1, na cidade de Mazar-e-Sharif, norte do Afeganistão, após homens que participavam de violentos protestos contra a queima de um exemplar do Corão nos EUA invadirem a sede do órgão no local, informou um porta-voz da polícia.

“Oito estrangeiros foram mortos e um ficou ferido quando manifestantes invadiram o escritório (da ONU) em Mazar-i-Sharif”, disse Lal Mohammad Ahmadzai, um porta-voz da polícia na região. De acordo com a polícia, além dos funcionários da ONU, outras quatro pessoas morreram e 24 ficaram feridas. Duas vítimas teriam sido decaptadas.

DeacDe acordo com as autoridades locais, os cerca de 2 mil afegãos protestavam pacificamente até alguns dos manifestantes pegarem as armas dos guardas do prédio da ONU e abrirem fogo contra a polícia. Depois, a sede da entidade foi atacada. Segundo as Nações Unidas, o número de fatalidades pode chegar a 20, incluindo funcionários estrangeiros e locais e equipe de segurança. Cinco guardas nepaleses estão entre os mortos, além de funcionários noruegueses, romenos, suecos e afegãos.

Ata Mohammad Noorm, governador da província de Balkh do Norte, onde fica Mazar-e-Sharif, afirmou que insurgentes aproveitaram os protestos para atacar o prédio da ONU. “Eles tiraram proveito da situação”, disse o político, acrescentando que cinco afegãos que participavam dos protestos morreram e outros 20 ficaram feridos.

As manifestações foram organizadas em protesto contra o pastor americano Terry Jones, líder de uma pequena igreja da Flórida, que queimou exemplares do livro sagrado islâmico no último dia 20 por considerá-lo “culpado” por assassinatos e pelo terrorismo. Em setembro do ano passado, o religioso ganhou atenção internacional ao tentar instituir o Dia Internacional da Queima do Corão, o que provocou a ira de governos e entidades muçulmanas.

Repercussão

O presidente dos EUA, Barack Obama, condenou nesta sexta-feira, 1, a morte de oito funcionários da Organização Nações Unidas (ONU) no norte do Afeganistão. Em comunicado, o americano expressou condolências às famílias das vítimas.

O Ministério de Exteriores da Rússia pediu que o governo afegão e as forças internacionais “tomem todas as medidas necessárias para prevenir a violência e proteger os funcionários da ONU” no país. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador