Os avanços do Tea Party

De O Globo

Tea Party sai fortalecido de Iowa e muda campanha republicana à Casa Branca

Publicada em 14/08/2011 às 22h42m

WASHINGTON – Depois de um fim de semana em que atingiu o nível mais baixo de popularidade desde o início de seu governo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia nesta segunda-feira uma viagem de ônibus por três estados para fazer um corpo a corpo com eleitores. Uma pesquisa do Instituto Gallup revelou ontem que Obama conta com 39% de aprovação entre os americanos, caindo pela primeira vez abaixo da marca dos 40%.

A excursão de ônibus vai percorrer o pelo Meio Oeste do país na esperança de deixar para trás dúvidas sobre sua liderança em Washington. A viagem de três dias tem uma rota que percorre estados considerados chave para a reeleição em 2012 – Iowa, Minnesota e Illinois – mas levará o presidente a encarar, no contato direto com os eleitores, os altos índices de insatisfação, sobretudo, pelo mau desempenho da economia.

ACasA Casa Branca disse que o presidente fará a turnê para ouvir os americanos sobre suas preocupações sobre a economia e conversar com eles sobre como criar empregos. Mas analistas consideram a viagem um teste que vai medir a capacidade de Obama de arregimentar apoio, num momento em que seus principais adversários começam a se organizar. Os estados do Meio Oeste serviram também como pontos de partida para sondar a disposição do eleitorado não apenas do lado republicano como também entre os que se declaram independentes.

Obama viu o campo adversário sofrer mudanças importantes no fim de semana. No sábado, a primeira grande pesquisa de sondagem de intenção de voto entre os republicanos, feita no estado de Iowa, foi vencida pela deputada Michele Bachmann, um nome ascendente na oposição ao presidente democrata. Bachmann representa a corrente radical do movimento Tea Party, do qual é uma das fundadoras, e sua vitória foi uma surpresa, por desbancar candidatos tradicionais, como o ex-governador de Massachussetts, Mitt Romney.

– Acabamos de enviar a mensagem: Barack Obama será presidente de um só mandato – disse a deputada.

Bachmann promete proibir homossexuais no Exército

Em entrevista à rede de TV CNN, Bachmann assegurou que, caso vença as eleições presidenciais, vai restaurar a proibição de homossexuais nas Forças Armadas e baixar impostos para reativar a economia.

A reação dos políticos tradicionais do Partido Republicano à vitória de Bachmann não se fez esperar. No domingo, o quadro mudou outra vez, com o anúncio de que o governador do Texas, Rick Perry, entrou na disputa. Depois de conversar com George W. Bush e obter o sinal verde do ex-presidente, o ultraconservador e fervoroso evangélico governador decidiu anunciar sua candidatura. Perry é conhecido por ser altamente rígido em questões orçamentárias, sendo um defensor intransigente dos cortes de impostos.

– Não podemos e não devemos suportar outros quatro anos de alta do desemprego, alta dos impostos, alta da dívida, alta de nossa dependência energética em relação a países que querem nos prejudicar – disse Perry, num discurso repleto de críticas a Obama.

A vitória de Bachmann na sondagem teve outro efeito: tirou da disputa seu maior adversário regional. Tim Pawlenty, ex-governador do Minnesota, desistiu de concorrer à prévia que irá escolher o candidato republicano às eleições presidenciais americanas do próximo ano. Apenas poucas horas depois de aparecer na terceira colocação em pesquisa no estado de Iowa, Pawlenty anunciou sua saída da corrida presidencial na TV ABC.

– Os eleitores procuram algo diferente – resumiu o ex-governador.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/08/14/tea-party-sai-fortalecido-d…

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador