Os Repórteres Sem Fronteira e o Wikileaks

Repórteres Sem Fronteira e a crítica ao Wikileaks: risco ao futuro da internet.

Da Folha.com

Organização critica site Wikileaks por divulgar documentos militares secretos

DA EFE, EM PARIS

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lamentou nesta quinta-feira que o site Wikileaks –que recentemente publicou milhares de documentos militares com dados sobre a guerra no Afeganistão– tenha colocado em perigo a vida dos colaboradores afegãos da coalizão internacional no país, ao revelar a identidade deles.

“Os talebans e outros grupos armados podem estabelecer, a partir de tais documentos, uma lista negra de pessoas a quem matar e contra as quais realizar sangrentas vinganças”, assegurou o secretário-geral da RSF, Jean-François Julliard, em carta aberta dirigida ao fundador do Wikileaks, Julian Assange.

A ação não só põe em risco as fontes mas também “o futuro da internet como suporte de informação”, acrescentou a ONG, que teme que as filtragens possam constituir “uma boa razão para que Estados considerados democráticos vigiem a internet mais de perto”.

A RSF criticou também a “metodologia” usada pelo Wikileaks, pois “um trabalho jornalístico requer uma seleção das informações”, e não apenas “publicar sem discernimento 92 mil documentos secretos”.

“O Wikileaks é um meio de comunicação e, como tal, está submetido às normas de responsabilidade de publicação” de todos os demais, acrescenta a RSF.

No entanto, a ONG pela liberdade de imprensa reconhece a utilidade do trabalho do Wikileaks, que em outras ocasiões disponibilizou ao público “informações que ressaltavam as graves violações aos direitos humanos e às liberdades públicas cometidas pela Administração” do ex-presidente americano, George W. Bush.

A RSF cita como exemplo o vídeo divulgado pelo site em abril no qual se via um helicóptero americano atacando uma equipe de colaboradores da agência de notícias Reuters em Bagdá. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador