Turismo gay na Índia enfrenta resistência do governo e de ONGs

Turismo gay na Índia enfrenta resistência de governo e ONGs

DE SÃO PAULO

O ministério de Turismo da Índia cancelou uma sessão em um festival do setor da indústria turística no Estado de Goa, antiga colônia portuguesa, depois de reclamações locais a respeito.

Ministro da Saúde indiano diz que homossexualidade é uma “doença”

A primeira sessão seria sobre gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros (GLBT) no evento de três dias Goa International Tourism Mart, neste fim de semana.

Anindito Mukherjee-2.jul.2011/Efe
Membros da comunidade gay indiana durante participação no desfile do Orgulho Gay em Nova Déli, capital do país
Membros da comunidade gay indiana durante participação no desfile do Orgulho Gay em Nova Déli, capital do país

Mas duas ONGs, a Divya Jagruthi Pratishthan e a Hindu Janajagruti Samiti, fizeram uma denúncia na delegacia de polícia da subdivisão de Panaji, o que acabou motivando a decisão do cancelamento, segundo o site do jornal Telegraph India.

Na capital Déli, o ministério não quis falar sobre o assunto. “É um assunto delicado e não posso falar a respeito”, disse um oficial sênior do órgão.

Os grupos que criticavam o assunto argumentavam que o foco em turistas com base em suas preferências sexuais seria reduzir Goa a turismo sexual.

Mas Arjun Sharma, vice-presidente sênior da operadora de turismo Le Passage, na Índia, diz que “esse tipo de tratamento é injusto, os homossexuais são como qualquer um de nós e se comportariam de maneira semelhante a um heterosexual em férias; o que precisam é de mais tolerância e sensibilidade de nós”.

Ele sugere que se organizem passeios para locais onde gays se encontrem, além de revistas sobre o mundo LGBT, basicamente cuidar de suas necessidades.

Fontes na indústria do turismo, como Sharma, dizem que o turismo LGBT seria uma boa fonte de rendimentos e que o governo estaria ignorando isso a seu próprio risco.

Mas Sanjay Malhotra, proprietário do que é considerado o primeiro roteiro de turismo gay na Índia, o Indjapink, não é tão otimista. “O fato é que nós somos ainda uma sociedade muito ortodoxa”, diz ele. “Em média, tive apenas cerca de 60 reservas para o roteiro anualmente.”

Reprodução
Imagens de apresentação do site do roteiro gay na Índia Indjapink
Imagens de apresentação do site do roteiro gay na Índia Indjapink
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador