Janio: Bolsonaro está possuído por “sensações de poder, hierarquia e vontades impositivas”

Jair Bolsonaro já não é mais aquele presidente que terceirizada as principais decisões para estrelas de primeira escalão como Paulo Guedes e Sergio Moro. Não parece mais intimidado pelos controles dos militares que entraram em seu governo

Jornal GGN – Jair Bolsonaro já não é mais aquele presidente que terceirizada as principais decisões para estrelas de primeira escalão como Paulo Guedes e Sergio Moro. Não parece mais intimidado pelos controles dos militares que entraram em seu governo. Os medos e fugas, entre outras fraquezas que marcaram seus primeiros meses de governo, já não existem mais. “Entramos na zona de perigo”, avalia o jornalista Janio de Freitas na Folha deste domingo (1/9).

Para Janio, “designar o próprio filho, de capacitação improvada, para falar e agir pelo país no centro de decisão global é uma atitude que simboliza, por si só, tudo o que é o Bolsonaro agora possuído por sensações de poder, de hierarquia única e de vontades impositivas.”

A última demonstração de autoritarismo foi a promessa de incluir policiais presos “injustamente” no indulto de final de ano. Para Janio, Bolsonaro quer livrar “colegas” milicianos da cadeia com o poder da caneta.

“O Bolsonaro que encaminha a entrega da Amazônia, não quer matadores e milicianos presos ‘injustamente’, avisa do ‘suicídio’ da imprensa, indispõe o Brasil pelo mundo afora, não se mostra temeroso de objeção das chamadas instituições democráticas”, disparou o jornalista.

Janio ironiza, contudo, o papel das instituições que deveriam funcionar como o sistema de freios e contrapesos para o presidente de extrema-direita. “De fato, por sua atitude de espectadoras desinteressadas, não têm por que o preocupar. São coerentes com a classe socioeconômica que as povoa. E os militares, responsáveis, por ordem da Constituição, pela legalidade nacional e pela soberania? Ora, a Constituição.”

Leia também:  Deputados que quebraram placa de Marielle fazem vistoria em colégio em busca de conteúdo ideológico

Leia a coluna completa aqui.

O GGN prepara uma série inédita de vídeos sobre a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer se aliar a nós? Acesse: www.catarse.me/LavaJatoLadoB

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome