Da Folha.com
Papa Bento 16 promove 22 clérigos a cardeal
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O Papa Bento 16 eleva neste sábado 22 clérigos católicos à cardeal. Ele estão entre os que vão eleger seu sucessor, em meio a sinais de que pontífice de 84 anos está perdendo saúde e poder.
Entre os novos “príncipes” da Igreja está o brasileiro João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília e único latino-americano selecionado.
Claudio Peri/Efe | ||
O arcebismo emérito de Brasília João Braz de Aviz (à esq.) é promovido a cardeal por Bento 16, no Vaticano |
O papa entrou na basílica a bordo de uma plataforma móvel e foi ajudado por dois assistentes para chegar ao altar para presidir a cerimônia que acontece na basílica de São Pedro. Bento 16 também promove a cardeal os arcebispos de Nova York, Praga, Hong Kong e Toronto, bem como os chefes de vários escritórios do Vaticano.
Com os novos cardeais, o número de membros do colégio Sagrado sobe para 213, dos quais 125 são “eleitores” na escolha de um novo Papa.
A cerimônia acontece no momento em que vazamentos de documentos internos alegam má gestão financeira no Vaticano e a mídia italiana relata uma disputa política entre os membros da Santa Sé que, com supostos sinais de fraqueza do pontífice, já estariam se preparando para um novo conclave.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.