José Alencar e o golpe contra Lula

Por Marco Antonio L.

Do blog Democracia e Politica

José Alencar não aceitou golpe tramado contra Lula

 
José Alencar não aceitou o golpe da deposição de Lula que a direita lhe propôs
 
Com informações do jornal “Valor”:
 
JOSÉ ALENCAR REPELIU INVESTIDA DA OPOSIÇÃO CONTRA LULA EM 2005
 
“Numa manhã de 2005, no auge da crise do mensalão, o então vice-presidente, José Alencar, chegou contrariado ao seu gabinete. Ele estava irritado e repetiu algumas vezes que iria combater veementemente se quisessem tirar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do cargo.
 
Quem conta isso é um amigo de Alencar, que disse ter presenciado a explosão daquele dia. “Ele deu a entender que tinha sido procurado por gente da oposição e também por gente de outros setores e que não aceitaria, que não entraria numa dessa e que combateria qualquer iniciativa de apear o Lula da Presidência“, disse ao jornal “Valor” esse interlocutor de Alencar que pediu para não ter seu nome citado. As informações são do jornal “Valor Econômico”
 
A frase que o então vice-presidente (morto em 2011) usou naquele momento e que ficou na memória do amigo foi: “Tem gente da oposição e também mais gente querendo tirar o Lula“. Quem ouviu isso naquela hora ficou com a sensação de que Alencar se referia aos partidos de oposição [da direita] e a pessoas da área empresarial [e da mídia e militar?], lembra o amigo.
 
O episódio envolvendo Alencar foi relatado na semana que passou  em artigo escrito pelo ex-ministro de Lula e atual governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT). O texto foi veiculado pela agência “Carta Maior” sob o título “Um golpe de novo tipo contra Lugo” [transcrito neste blog ‘democracia&política em 25 jun: http://www.democraciapolitica.blogspot.com.br/2012/06/um-golpe-de-novo-tipo-contra-lugo.html]. Genro fala do que chama de “uma conspiração de direita” que votou na semana passada pelo impeachment do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e que, segundo o petista, deu novo tipo de golpe de Estado, “pelas vias legais” ]sic].
 
O governador compara a situação de Lugo com as pressões sofridas por Lula durante a crise do mensalão – o [ainda suposto] esquema de [caixa 2 e] compra de votos de parlamentares, que abalou o primeiro mandato do então presidente. E escreve que, se estivesse isolado, Lula certamente teria sido afastado em meio ao uso político [pela direita ansiosa de voltar ao poder] do [suposto] mensalão.
 
E prossegue: “Acresce-se que, aqui no Brasil – sei isso por ciência própria, pois me foi contado pelo próprio José Alencar -, o nosso vice-presidente falecido foi procurado pelos golpistas “por dentro da lei” e lhes rejeitou duramente.”
 
FONTE: informações do jornal “Valor Econômico” transcritas no blog “Os amigos do Presidente Lula” (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/06/jose-alencar-repeliu-investida-da.html) [Título, imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. José de Alencar e o golpe contra Lula

    A postura ética de Sua Excelência  o vice presidente Michel Temer é uma piada de mau gosto. Esperava-se um homem dito bem formado outra postura, no mínimo discreta não deveria se envolver com o golpismo.

    Não justifica a posição que ocupa da república, esta postura é desonesta, desleal e inadimissível.

    Como compará-lo ao nobre mineiro José de Alencar, não há a menor possibilidade.

     É um amu para o Brasil.

    Joaquim marçal Filho

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador