Lançamento de livro sobre desaparecido político na Fiocruz

Do Fiocruz

Icict promove lançamento de livro e debate sobre desaparecido político

Por: Cristiane d Avila

Fonte: Divulgação da Zahar Editora

No próxima quarta-feira (19/12), o Icict lançará, na Fiocruz, o livro Seu amigo esteve aqui, da jornalista Cristina Chacel. Na obra, a autora narra a história do desaparecido político Carlos Alberto Soares de Freitas, o Beto, assassinado na Casa da Morte durante a ditadura militar no Brasil.

O lançamento será seguido de debate com a autora, Cristina Chacel, Victoria Grabois, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-RJ, Sergio Emanuel Dias Campos, consultor da obra, Rachel Barros de Oliveira, representação do Fórum do Movimento Social de Manguinhos e militante do Movimento Nacional de Direitos Humanos/RJ, Ana Miranda, do ColetivoRJ Memória, Verdade e Justiça, e Umberto Trigueiros Lima, diretor do Icict. O evento é patrocinado também pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc – Sindicato Nacional).

Dirigente da organização clandestina de esquerda VAR-Palmares e desaparecido aos 31 anos, Beto, codinome Breno, nasceu em Belo Horizonte e acordou para a política na universidade, no início da década de 1960. Pela força de sua liderança, atraía para a resistência inúmeros jovens – como a então secundarista de dezesseis anos Dilma Rousseff, uma das personagens dessa trama.

Em 15 de fevereiro de 1971, Beto foi preso no Rio de Janeiro e nunca mais visto. Uma década depois, descobriu-se que ele fora assassina-do em uma casa em Petrópolis (RJ), a Casa da Morte, onde presos políticos eram mantidos em cárcere privado, sendo barbaramente torturados e quase sempre mortos.

Num texto digno do melhor jornalismo investigativo, o livro traça o perfil desse personagem a partir de pesquisas em jornais e documentos inéditos e cerca de 60 depoimentos de ex-militantes, parentes e amigos do Beto. Cristina Chacel reúne e monta pedaços de episódios, narrativas imprecisas entremeadas por lacunas, fazendo uma costura de lembranças, muitas delas trazidas à tona pela primeira vez. Nessa tessitura, percorre um caminho tortuoso para qualquer biógrafo, o de desvendar uma vida clandestina, e revela uma nova história, até mesmo para quem a viveu.

CRISTINA CHACEL é jornalista. Passou pelas principais redações do país – Rádio JB, Última Hora, Jornal do Brasil e O Globo. Foi repórter, redatora e editora, quase sempre nas áreas de economia e tecnolo-gia. Há 20 anos é freelancer. Trabalha com comunicação corporativa, criação de textos institucionais, políticas públicas e projetos sociais e solidária no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e vive.

Serviço:
Lançamento do livro Seu amigo esteve aqui
Data: 19/12/2012, 4a. feira
Hora: 14h
Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Ciências Biomédicas, no campus da Fiocruz em Manguinhos – Rio de Janeiro

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador