Brasil deveria defender interesses nacionais, diz Kennedy Alencar sobre Lava Jato e EUA

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Lava Jato deve explicações sobre a suspeita de ajudar informalmente os Estados Unidos, indicando colaboradores da operação na Petrobras para firmarem acordos internacionais sem a supervisão do Ministério da Justiça. Essa falta de transparência pode ser prejudicial aos negócios brasileiros, diz o jornalista Kennedy Alencar, que ainda adverte que os EUA se preocupam com seus empresários e protegem os interesses interno. “O Brasil deveria fazer o mesmo.”

Leia mais: Moro impede testemunha de falar sobre elo suspeito entre EUA e Lava Jato

Por Kennedy Alencar

Lava Jato deve esclarecer suspeita sobre cooperação com EUA

A defesa do ex-presidente Lula suspeita que a força-tarefa da Lava Jato esteja colaborando de modo informal com autoridades americanas. O Ministério Público respondeu, por nota, que o assunto é sigiloso e que não se manifestaria. É relevante esclarecer essa questão.

Um decreto do governo FHC diz que essa eventual colaboração tem de ser intermediada pelo Ministério da Justiça e não diretamente pelo Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal. Se a força-tarefa estiver estimulando delatores a colaborar com autoridades americanas, isso seria ilegal.

Recentemente, o Ministério Público brasileiro ajudou autoridades dos EUA a aplicar multa milionária à Embraer, que compete com a Boeing americana e a Bombardier Canadense no mercado mundial de aeronaves. Já há procedimentos na Justiça americana contra a Petrobras. Logo, é interesse estratégico do Brasil que informações que possam atingir a estatal e nossas empresas privadas sejam feitas de modo transparente.

Os Estados Unidos defendem os interesses e as empresas deles. O Brasil deveria fazer o mesmo.

O Ministério Público precisa responder claramente a essa questão, deixando claro que, se houver alguma cooperação, ela está seguindo a lei. Melhor para a Lava Jato e o Brasil.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem vai cobrar a obediência

    Quem vai cobrar a obediência à lei ao Moro e a Força Tarefa da Vaza Jato?

    – O STF do domínio de fato, da literatura que condena sem prova ou dos infindáveis pedidos de vista?

    – O Senado Federal do espetáculo do impeachment da Dilma?

    – A Câmara Federal do espetáculo do impeachment da Dilma?

    – O Ministério da Justiça que faz campanha e anuncia fase da Vaza Jato dias antes das eleições?

    – O PIG que distorce, manipula e mente diariamente?

    – O presidente golpista, Michel Cunha Vieira Jucá Padilha Serra Franco Temer?

    1. Realmente, é muito atraso pra

      Realmente, é muito atraso pra perceber o óbvio. Fazer tais observações somente após dar de cara com a certidão registrada em cartório até eu sou capaz. Jornaista que se preze tem que ser muito, muito menos lerdo.

  2. Há quem deseje o retorno da

    Há quem deseje o retorno da ditadura militar, há até quem queira a volta da monarquia, mas na verdade  voltamos ao Brasil colonial.

  3. Moro e sua

    patota, vocês são traidores, vendidos, revelaram segredos de Estado e destruíram o NOSSO programa nuclear, programa que abriria a janela para a nossa independência militar. Espero vovocê e sua patota  sejam processados e condenados.

  4. esse “coiso”…

    … travestido de juiz, e sua entourage araponga na PF, espionou a Presidente da República do Brasil, …  prestando contas aos patrões dele no EUA.  Nós sabemos de um áudio que vazou, … mas vai saber por quanto tempo essa quadrilha vinha fazendo isso, na moita.

    Isso é alta traição e esse cara deveria estar na cadeia !…  

    1. Diogo isso desde o dia em que

      Diogo isso desde o dia em que a Glolpi divulgou os áudios da presidenta. Era para a federal ter levado ele em cana. Por algum motivo Dilma não reagiu.

  5. https://jornalggn.com.br/notic

    https://jornalggn.com.br/noticia/os-estados-unidos-na-lava-jato-por-andre-araujo

    Cantei essa bola aqui no blog e no programa Brasilianas na TV Brasil,  há mais de 10 meses.

    Vamos ver se o Departamento de Justiça está processando empresas da Russia, da China, da India ou mesmo de

    Angola. Nem seque da Venezuela, a PFVSA tem grandes operações nos EUA (CITGO com 14.000 postos de combustiveis).

    A SAUID ARAMCO maior empresa de petroleo do mundo, tres vezes maior que a Exxon, nunca teve corrupção?

    Alguem já vendeu uma caixa de banana na Arabia Saudita sem pagar comissão?

    Todos os fornecedores da ARAMCO são americanos, não dão nada? Nunca deram em 75 anos?

    A SONANGOL, petrolifera estatal de Angola teve o desparecimento de US$32 bilhões de seu balanço mas depois disso fez um acordo com a EXXON MOBIL para exploração do pre-sal angolano, o DofJ não achou estranho? Tem processo?

    Claro que não.

    A PETROBRAS jamais deveria ser processada pela Lei FCPA porque não pode ser sujeito dessa Lei, que se destina aempresas americanas pagando propina no exterior, a Petrobras não está sob jurisdição americana no ambito dessa Lei, os fatos imputados foram praticados no Brasil, os sujeitos ativos e passivos são brasileiros ou radicados no Brasil.

    os delitos apontados foram cometidos por brasileiros no Brasil e não nos EUA, por outro lado é empresa sob controle do Estado brasileiro que devria demandar imunidade absoluta porque é um ente do Estado brasileiro.

    No Acordo de Cooperação Judiciaria de 2001, art.3º item I, Aline B, quando  há “interesse essencial” de um Estado contratante não se aplica o Acordo, quem deve declarar esse interesse é o Ministro da justiça, que é a Autoridade Central no Acordo, não nesse Acordo registro de alguma demanda contra cidadãos ou empresas americanas.

    A PETROBRAS, contralada pelo Estado brasileiro, é claramente um INTERESSE ESSENCIAL do Brasil.

    NUNCA se viu um Ministro da Justiça do Brasil defender o Estado brasileiro contra a tentativa de extensão extraterritorial da jurisdição americana sobre empresas brasileiras, nem por via diplomatica, nem por via juridica, nem por via politica.

    A jurisdição extraterritorial americana sobre empresas brasileiras é INACEITAVEL e paises importantes nem sequer admitem, a menos que sejam empresas que cometeram os delitos NOS ESTADOS UNIDOS, como Siemens e Vokswagen, caso em que estão sujeitos à jurisdição dos EUA porque os fatos lá ocorreram.

    A legislção da bolsa, da SEC, é algo completamente diferente, nesse caso a empresa que lista seus papeis em bolsas americanas ACEITA expressamente a jurisdição americana de mercado de capitais, nesse caso não há o que discutir.

    O caso EMBRAER tambem é absurdo, os atos foram cometidos em terceiros paises e não nos EUA mas os DofJ, em colaboração com o MPF do Brasil, aplicou uma multa de US$205 milhões à Embraer, já paga.

    Parece que no Brasil se perdeu completamente a noção de ESTADO NACIONAL.

    1. http….

      Caro sr. André. Isto é verdade. Li em divesas vezes seu artigos alertando a respeito do assunto. Muito dos problemas nacionais é a luta por ideologias ao invés dos interesses nacionais. abs.   

  6. Brasil defende os interesse de outras nacionalidades

    O Moro defende os interesses nacionais dos Estados Unidos. Esses Vira-Latas da Lava-Jato são daquele tipo de gente que tiram, voluntariamente, os sapatos quando chegam em Miami, enquanto aqui perguntam:

    “Você sabe com quem está falando?”

    Pois bem. Se farinha fosse americana, o sérgio Moro ia importar mandioca e se banquetear co’os amigos.

    1. Brasil….

      Acordemos. Passemos sim a limpo este país, de canalhas que bradavam numa Nova Constituição toda a sua purexa e honestidade. Bandidos, não assavam disto. Todos. Ditadura. Lobo em pele de cordeiro. Nunca chegamos nem próximos a algo parecido com Democracia. Mas antes de tudo, vejamos o que está por trás de novamente destruir reputações e alicerces genuinamente nacionais? O que está por trás de tamanho interesse estrangeiro? Como o Presidente Mundial de uma Companhia que cometeu absurdo crime ambiental envenenando parcela significaticva de brasileiros e território nacional é recebido com pompa pelo Presidente da República? O que está por trás do próprio governo brasileiro sabotar e atentar contra a soberania nacional? 

  7. CPI

    Cadê a CPI? Diante do verdadeiro festival de CPIs político-partidárias, só para incomodar adversários, o Congresso teria agora, na inacreditável omissão do Supremo, a oportunidade de se redimir, abrindo uma CPI para valer sobre este escândalo. Seria a primeira do século XXI, realmente, na defesa altiva dos interesses nacionais. Mas, da maioria golpista, podemos esperar o quê?

  8. “Essa garotada do MPF não entende nada de economia.”

    É como disse Eugênio Aragão falando sobre a Força Tarefa da Lava Jato: “Essa garotada do MPF não entende nada de economia” (o mesmo se aplica aos membros do poder judiciário, a exemplo de Moro). Pode-se até dizer que Economia é uma coisa, Direito outra, mas o certo é que as áreas têm suas vinculações óbvias e no mundo desenvolvido os operadores sabem trabalhar com essas conexões. Grandes corporações se viram envolvidas em mega-escândalos, sendo bastante citar o caso das empresas alemãs colaboradoras do regime nazista – várias existem até hoje. O que teria sido da Alemanha caso os juristas do pós-guerra tivessem elaborado construções doutrinárias para simplesmente aniquilar o empresariado nacional? Com certeza os alemães teriam um país bem diverso daquele em que vivem nos dias atuais.

  9. O Kennedy alencar lê o blog

    O Kennedy Alencar lê o blog do Nassif.

    Essa matéria é um crtl C de um post do AA.

    E o que é pior, nem copiar ele sabe, faltou incluir informações releventes que tinha no artigo original.

    AA, cobra do Kennedy a inclusão da fonte.

  10. Para que Forças Armadas?

    Com um povo como o brasileiro nem precisa de Forças Armadas, não tem inimigo externo mais forte que o seu próprio povo.

    Um país como o Brasil nem precisa de inimigo, seu povo se encarrega de destrui-lo.

    Ai alguém vai falar “mas a culpa não é do povo, este é manipulado”, é manipulado porque é burro e mau caráter de natureza, simples assim.

    1. Aproveito o belo comentario

      Aproveito o belo comentario de Inforo,24/11/2016-12:28,para dizer o motivo do meu afastamento das Redes Sociais.Cada País tem o povo que merece,reza a lenda.Há alguns pormenores que pesaram na decisão,a mais forte porém, está relatada no brilhante e verdadeiro comentario de Inforo.Mais ainda,sou soteropolitano,por aqui habita um asno de nome Geddel Vieira Lima,cuja falcatrua que está envolvido,afetou de certa maneira,o ar do blog.Até breve. 

  11. Sem mimimi, sejamos um país

    Sem mimimi, sejamos um país sério,

    que se convoque esses concurseiros que são agentes públicos e eles se expliquem aos congressistas,

    ou somo uma republica de bananas e fofoqueiros??

    Traição á patria não deve ser tolerada e quem quiser que se mude para os eua, só duvido que conseguiriam emplacar a apatranha dos retroativos que ibcham os salarios por aquelas bandas, ou vazarem um audio do Trump, antes iram dormir numa cadeia em qualquer lugar esquecido do territorio americano ou alhures…….

     

  12. Embraer e Boeing

        A Embraer nunca concorreu com a Boeing, aliás possui com a empresa norteamericana um amplo acordo estratégico de mercados, firmado há mais de 3 anos, e tem mais : considerar a Embraer uma empresa “brasileira”, só na cabecinha de jornalista.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador