Legado presidencial de Trump não deixa nada a celebrar

Mandato republicano foi marcado por negação à ciência, divisão racial e distanciamento dos Estados Unidos da comunidade internacional

Foto: Reprodução

Jornal GGN – Donald Trump é o terceiro presidente norte-americano a não ser reeleito desde a Segunda Guerra Mundial, ao lado de Jimmy Carter e George H.W. Bush. Os quatro anos em que o republicano governou o país foram suficientes para deixar marcas que não devem ser resolvidas no curto prazo.

Análise do jornal Correio Braziliense mostra que, desde sua posse, Trump apresentou-se como um ícone de antipolítica e, por jamais ter ocupado um posto eletivo ou uma posição de liderança militar, o selo presidencial normalizou a presença de um magnata conhecido como celebridade de televisão.

Em quatro anos, o republicano desmontou diversas políticas públicas lançadas por Barack Obama, como o programa federal pública apelidado de Obamacare, além de cortar o financiamento da Agência de Proteção Ambiental, assinar medidas pró-indústria do carvão, aliviar leis para extração e a saída do Acordo de Paris. Trump também distanciou os EUA da comunidade internacional ao rejeitar parcerias econômicas multilaterais, sem contar o endurecimento das regras de imigração.

Como fatores decisivos para sua decorada, estão a forte divisão do país por conta da postura condescendente adotada pelo presidente junto aos movimentos declaradamente racistas, além da forma como tratou a pandemia de covid-19, que matou mais de 230 mil norte-americanos.

 

 

Leia Também
Bolsonaro segue em silêncio após vitória de Biden
Biden começa a planejar reversão de políticas de Trump
Quem comemora a derrota de Trump deve buscar entendê-la, por Flavio Lobo
Manias gringas na gringolandia, por Fábio de Oliveira Ribeiro
As Eleições Americanas e seus Desdobramentos
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se uma dada votação termina empatada, o Vice-Presidente então possui direito a um voto de Minerva. Se o Vice-Presidente não está presente, porém, a moção não é aprovada.—- Senado(https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Senado_dos_Estados_Unidos

    O Senado dos Estados Unidos é uma das duas câmaras do Congresso dos Estados Unidos, a outra sendo a Câmara dos Representantes. No Senado, cada estado norte-americano é igualmente representado por dois membros, independentemente de sua população. Como resultado, o número total de senadores no Senado norte-americano é cem.[1](1] “History of the Senate” Arquivado em 8 de junho de 2015, no Wayback Machine.. Página acessada em 16 de junho de 2015.)

    —-Se uma dada votação termina empatada, o Vice-Presidente então possui direito a um voto de Minerva. Se o Vice-Presidente não está presente, porém, a moção não é aprovada.—-
    —_-A Constituição diz que o vice-presidente dos Estados Unidos atua também como o presidente do Senado, e que possui direito a voto. Por convenção, o vice-presidente muito raramente administra e preside debates no Senado, atendendo e presidindo apenas em importantes ocasiões, tais como a inauguração de novos senadores, ou quando seu voto pode ser crucial em uma votação acirrada—-
    (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Senado_dos_Estados_Unidos)

  2. Trumpo não deixa guerra como herança. Obama deixou várias. Bush nem se fale. Clinton idem. Ele não teve uma guerra para chamar de sua. Tentou até fazer uma guerra por procuração na Venezuela, mas não deu certo. Seus aliados não tiveram competência. Foi fundamental para eleger Bolsonaro; para o golpe na Bolívia. Mas perdeu eleições no México, na Argentina e, agora, na Bolívia. Com Biden e Kamala, haverá o retorno forte do DoJ como big stick. O que é certo: a esquerda latina não terá tempos fáceis pela frente, se é que teve em algum período da História.

  3. Nessa tarde de domingo, Trump já ultrapassou 71 milhões de votos.
    Ave Maria! Quem é essa gente?
    Quem é essa imensa multidão de fanáticos e racistas de extrema-direita??

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador