Locke vence, mas Rosa leva a Procuradoria

Da Folha

Alckmin indica 2º mais votado à Procuradoria

Governador quebra a tradição de indicar o candidato que venceu eleição e nomeia o situacionista Márcio Elias Rosa

Votação no fim de março foi ganha por Felipe Locke, da oposição, com 894 votos; o novo procurador obteve 838

DE SÃO PAULO

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) escolheu para a chefia do Ministério Público estadual o procurador de Justiça Márcio Elias Rosa, o segundo mais votado na eleição interna da instituição.

Alckmin tinha a prerrogativa de indicar qualquer um dos três procuradores votados no pleito realizado pelo Ministério Público no dia 24.

A eleição foi vencida pelo procurador Felipe Locke, candidato de oposição, com 894 votos, seguido por Rosa, da situação, com 838. O terceiro colocado foi o procurador Mário Papaterra Limongi, que obteve 445 votos.

A última vez em que o primeiro colocado na escolha de promotores e procuradores não foi indicado para a chefia da instituição foi em 1996, quando o governador Mário Covas escolheu Luiz Antonio Marrey para o posto.

Rosa afirmou que recebeu a escolha do governador com “naturalidade”. “A possibilidade de o governador nomear qualquer um dos três [candidatos] está prevista na Constituição, então não há nenhuma anormalidade”, disse o procurador àFolha.

“Encaro essa oportunidade como uma enorme responsabilidade. Vou procurar executar o programa de gestão que eu defendi perante o Ministério Público e a sociedade paulista”, completou.

Locke disse que não iria se manifestar ontem sobre a escolha do chefe do Executivo.

….

EXPERIÊNCIA

Segundo nota divulgada pelo governo, “desde seu ingresso no Ministério Público de São Paulo, em 1986, Márcio Fernando Elias Rosa tem contribuído para o fortalecimento, a transparência e a independência da instituição”.

A nota diz que Rosa “tem vasta experiência administrativa, adquirida no exercício dos cargos de diretor-geral e, até novembro passado, de subprocurador-geral de gestão do Ministério Público”.

A nota não traz considerações sobre o motivo de o primeiro colocado na eleição interna não ter sido o escolhido pelo governador.

De acordo com nota, ao definir a nomeação, Alckmin afirmou que os três candidatos são “extremamente preparados e todos honram o Ministério Público paulista com suas atuações e biografias”.

A nomeação de Rosa deverá ser publicada neste final de semana. Ele deverá tomar posse no cargo na próxima segunda-feira.

(FLÁVIO FERREIRA)

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador