Lula diz que boicote à Coronavac justifica impeachment de Bolsonaro

"Se faltava crime de responsabilidade, essa foi a maior irresponsabilidade de um presidente que já vi", diz o ex-presidente

Jornal GGN – O ex-presidente Lula defendeu por meio das redes sociais que o boicote à vacina Coronavac por capricho de Jair Bolsonaro justifica um processo de impeachment.

“Se a sociedade, os partidos e os parlamentares, precisavam de um motivo para discutir o impeachment, Bolsonaro acaba de cometer um crime contra a nação ao dizer que não vai comprar a vacina e desrespeitar um instituto da seriedade do Butantan e toda a comunidade científica”, escreveu Lula.

Para o petista, “se Bolsonaro não acredita na eficácia da vacina, ele que não tome. Mas o papel de um presidente da República é possibilitar que o povo tenha a vacina a sua disposição. Se faltava crime de responsabilidade, essa foi a maior irresponsabilidade de um presidente que já vi”, frisou.

Na terça (21), o Ministério da Saúde havia anunciado a compra de 46 milhões de doses da vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, ao custo de R$ 1,9 bilhão. A Pasta também se comprometeu com R$ 80 milhões para expandir as fábricas do Butantan.

Mas irritado com a capitalização do anúncio por João Doria, Bolsonaro mandou cancelar o protocolo de intenção de compra menos de 24 horas depois da assinatura. O presidente passou a insinuar que a vacina é insegura e cara, e disse que o brasileiro não será cobaia da “vacina do João Doria”.

Na visão da ex-presidente Dilma Roussef, Bolsonaro é quem faz o povo brasileiro de cobaia, ao incentivar o uso da cloroquina, “remédio inócuo contra a Covid19 e perigoso pelos efeitos colaterais”. “Agora, atenta contra o conhecimento e a civilização, ao anunciar que vai vetar o uso da primeira vacina disponível contra a doença.”

“Por ignorância e fanatismo ideológico, Bolsonaro ameaça a vida da população brasileira. Interditando o uso de uma vacina, será responsável pelas mortes que vierem a ocorrer pela falta de prevenção. Terá de ser julgado por isso”, defendeu Dilma.

2 comentários

  1. Desespero Golpista. Ode ao Criminoso. 90 anos de Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista. Aqui ao lado, a paupérrima Bolívia faz Eleições em Voto de Papel em Urnas de Papelão a custo irrisório. Traz de volta Política Sociais sem trazer de volta o Projeto de Ditador, o DonSebastianismo Totalitário Esquerdopata. Grande lição para o ‘Projeto de Caudilho Messiânico’ apresentado aqui a pedir mais um Golpe.

  2. Bolso fez coisas dez vezes piores e…nada de impeachment,o povo admira é a rebeldia ,e não o cordeirismo científico(nada científico,só gogó)mas acredito q estou errado,certo mesmo tá a Globo e etc… essas mesmas tão isentas e imparciais em relação ao golpe e as informações oferecidas aos brasileiros em nossa suposta democracia,essa minha declaração é infeliz,impensada provavelmente certo está TODO MUNDO q diz a mesma coisa,em uma propaganda mundial(pandemia q não é pandemia e sim epidemias regionalizadas)q mata 0,666% dos infectados,pela propaganda parece q mata 90%,mas estou errado,não é isso não,melhor mais uns lockdowns q acabam com milhões de empresas e empregos !
    Obs:O vírus mata,mata,mata muita gente morre,morre,morre haja tanto caixão,caixão,caixão !!
    Obs2:Acho q preciso sair do meu mundo e ver as ruas,parar de ver os argumentos de quem justamente tem os MAIORES INTERESSES nesta situação,PRECISO VER A REALIDADE !!!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome