Lula recebe prêmio do governo da Catalunha

Do Estadão

Lula recebe prêmio de R$ 215 mil do governo da Catalunha

Ex-presidente chegou por volta do meio dia em Barcelona cercado por um forte esquema de segurança

Jamil Chade

BARCELONA – Blindado da imprensa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quinta-feira, 13, um prêmio do governo da Catalunha, acompanhado por um cheque de R$ 215 mil. Lula chegou por volta do meio dia na capital catalã, Barcelona, cercado por um forte esquema de segurança.

Seu primeiro compromisso foi um almoço com Felipe Gonzalez, ex-primeiro ministro socialista da Espanha e que teve o final de sua gestão manchado por escândalos de corrupção. O encontro ocorreu no hotel onde Lula se hospeda e seus assessores tem insistido nos últimos dias que todos os contatos do ex-presidente ocorram no local, para que Lula não tenha de sair.

Pela tarde, Lula se reúne com líderes sindicalistas e existe ainda um pedido de partidos nacionalistas catalães para um encontro com o brasileiro. Lula desembarca em uma Barcelona em plena ebulição diante das pressões por uma independência, uma incerteza de quem comanda a região e a pior crise social em décadas. Se não bastasse, Lula receberá o prêmio das mãos do presidente da Catalunha, Artur Más, que foi derrotado nas eleições há duas semanas.

Segundo a assessoria do governo catalão, houve uma recomendação ainda da comitiva do brasileiro para que sua agenda fosse mantida em total sigilo. De acordo com o governo de Barcelona, houve ainda uma proibição de se divulgar onde Lula se hospedaria.

Leia também:  Lava Jato recorre para transformar Frei Chico e Lula em réus em SP

Nem na entrega do prêmio Lula terá contato com os jornalistas. A imprensa ainda terá de assistir à entrega do prêmio por telões que serão colocados em uma sala distante do local onde Lula estará. Apenas a tevê oficial catalã terá acesso ao evento.

Lula voltará ao Brasil ainda nesta quinta. A previsão é de que, terminada a cerimônia e um jantar, o ex-presidente embarque de volta ao País. Lula está em turnê pela Europa há uma semana e está utilizando um jato privado para ir de cidade em cidade, o que lhe permite voar a qualquer hora. O voo entre o Brasil e a Europa também foi feito no jato privado, assim como ocorrerá o retorno de hoje.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome