Michel Temer – não sei quem é, mas não gosto dele, por Sérgio Saraiva

Se há algo que a pesquisa CNT mostra com clareza é que ninguém está entendendo nada claramente. Algumas reflexões sobre a pesquisa CNT/MDA, além do óbvio.

 

Michel Temer – não sei quem é, mas não gosto dele

por Sérgio Saraiva

Michel Temer, vice-presidente desde 2010, não deveria ser o desconhecido que é. E, no entanto, é o que mostra a pesquisa da CNT– Confederação Nacional do Transporte.

Há um mês na presidência interina, depois do ruidoso processo de impeachment da presidente Dilma, e a principal opinião da população sobre seu governo é “não sabe/não respondeu”, em 30,5% das entrevistas. Seguidos de 30,2% de um “regular” que necessita ser relativizado, já que “regular” costuma ser a opinião de quem não tem opinião.

Isso está longe de ser um sinal de que a população está concedendo um período de graça a Temer para após isso formar a sua decisão. Basta ver os índices seguintes – “ruim e péssimo” somam 28%.

aprovação

Mas pode ser sintomático de que a população em geral não acompanha o processo político, que acaba polarizado apenas pela parte mais escolarizada da população. Nesse cenário, sem destaque midiático, mesmo um presidente fortemente contestado como Temer o é acaba passando desapercebido do grosso do povo.

Interessantíssimo é o quadro sobre intenção espontânea de voto para presidente da República. Nele, Temer consegue ficar atrás da própria presidente Dilma. Ela com 2,3% e ele com 2,1% das intenções. Lula continua a ser o grande líder político do Brasil com 8,6% das intenções espontâneas de voto, seis anos após ter deixado a presidência. O PSDB não é mais alternativa de poder democrático. Aécio, seu candidato melhor colocado, despencou de 10,7% em fevereiro de 2016 para 5,7% agora em junho. Alckmin e Serra não somam 1% cada um.

espontânea jun16

Para os que ainda acham que não foi um golpe a deposição da presidente Dilma, quem não tem voto está no poder.

O governo mais corrupto de todos os tempos, desde 2003

Outro aspecto não obvio da pesquisa, mas de grande relevância, diz respeito ao poder do massacre midiático ao qual o governo Dilma foi submetido. Acabou por distorcer a compreensão da população sobre as razões do impeachment.

Claro está que seria pedir demasiado que a população entendesse as razões de algo que não é razoável. Tanto que, para justificar o processo de afastamento da presidente, criou-se um termo “guarda-chuva” – as tais “pedaladas fiscais”, seja lá o que isso signifique. E deixou-se à imaginação de cada dar-lhes algum significado.

Pois bem, nem isso foi entendido pela população. O massacre midiático foi de tal sorte que acabou por responsabilizar a presidente pela “corrupção do país”. Justo o governo que criou as condições para, ou, pelo menos, não obstou, que a corrupção fosse investigada e punida. Apud Romero Jucá.

Pois bem, somente um terço dos entrevistados apontaram as pedaladas ficais como razão para o impeachment, ainda que 61,5% considerem legítimo o processo de impeachment.

Os quadros abaixo falam por si mesmos.

tabela 30

Tabela 25

Por fim, se há algo que a pesquisa CNT mostra com clareza é que ninguém está entendo nada claramente.  Melhor para quem está ganhando com a confusão.

 

PS.: A Oficina de Concertos Gerais e Poesia  executa trabalhos de reparo e manutenção de curvas normais. 
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PESQUISAS DIZEM O QUE O DONO

    PESQUISAS DIZEM O QUE O DONO DELAS QUER OUVIR. QUANDO FEITAS POR EMPRESÁRIOS, ENTÃO FICA DIFÍCIL DEMAIS. FORA TEMER!

  2. CNT é do amigo do Aético

    Pesquisa CNT não tem valor, é do amigo picareta do Aético, Clésio Andrade. Este é um grande gangster aqui de Minas. Temer deve estar bem pior e Lula bem melhor.

  3. A melhor resposta é nais
    A melhor resposta é nais coerente é “Não sei”. Como é possível dizer em 30 dias se o governo de um país do tamanho do Brasil está indo bem ou ruim.

    “Grande de Líder Político com 8%”.. ou seja não temos líder político. Líder precisa se unanimidade da maioria.

    Somente 1/3 aponta as pedaladas fiscais como motivo do impeachment, é porque os defensores do PT ficavam falando: “Dilma Rousseff é única não citada na Lava Jato” como justificativa de que o impeachment era golpe. Ou seja confundindo o povo sobre o mérito do impeachment.

    Enfim, sua análise dessa vez está bem ruim, já houveram ótimas….

    Será que que está ruim devida a notícia abaixo.

    https://lucianoayan.com/2016/06/11/entrevistador-de-dilma-recebeu-r-814-mil-do-governo-petista/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador