MPL critica proposta de passe livre estudantil de Calheiros

Do Jornal GGN

MPL critica proposta de Renan Calheiros sobre ‘passe livre estudantil’

O Movimento Passe Livre (MPL) de São Paulo publicou nota por meio de sua página oficial no Facebook, na qual critica a recente proposta de “passe livre estudantil” feita pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Para o movimento, que deu início às manifestações na maior cidade do país após o aumento da tarifa de ônibus e metrô de R$ 3 para R$ 3,20, a proposta do senador é “oportunista”. O Senado chegou a aprovar, no último dia 27 de junho, pedido de urgência para a tramitação da matéria, que institui passe livre para estudantes em todo o país.

Pela matéria, o “Passe Livre Estudantil” seria bancado com os royalties da exploração do petróleo, com parcela vinda, também, da União. A proposta mudaria o que já foi aprovado recentemente na Câmara sobre a distribuição dos royalties, sendo os recursos destinados para áreas da Educação (75%) e da Saúde (25%). Renan não soube informar quanto a União teria de desembolsar para garantir a gratuidade das passagens para os estudantes de todo o país. O Palácio do Planalto, contudo, já está fazendo um levantamento dos gastos.

Para o MPL, a iniciativa é “oportunista”, mas “não causa surpresa”. “Nos momentos de revolta, há sempre aqueles que querem aparecer como salvadores. Viram que a maioria dos envolvidos nos protestos eram jovens, e decidiram propor a gratuidade para estudantes na tentativa de acalmar os ânimos”, diz trecho da nota do movimento publicada às 10h34 desta sexta-feira (5). 

Continua aqui>>>

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador