MPL sai das ruas para não se confundir com extrema direita

O Movimento Passe Livre (MPL), que lidera as manifestações pela redução da tarifa do transporte público em todo o Brasil, tem uma atuação que eles denominam de “horizontal”, com 40 ou 50 integrantes. Lucas Monteiro, 29 anos, é uma das lideranças encarregadas de falar com a imprensa.
 
Em conversa com Terra Magazine, na manhã desta sexta-feira (21), ele informa que, para evitar a apropriação do movimento pela extrema direita, e a violência nas ruas, o MPL não convocará mais protestos em São Paulo. Lucas reafirma não fala por outros Estados, mas imagina que, nas cidades em que houve a “vitória”, com a redução da tarifa, o mesmo se dará.
 
Terra Magazine – Lucas, não lhe parece que as coisas estão saindo do controle e que há uma extrema direita indo para as ruas, tentando se apropriar das manifestações?
 
Lucas Monteiro – Sim, eu concordo. Ontem (quinta-feira, 20) foi a última manifestação, não vamos mais chamar manifestações nas ruas… não vamos chamar mais nesse momento. O movimento conquistou a vitória que a gente buscava. Um vitória popular, da população, e não podemos deixar que isso seja confunfido e apropriado e que a violência tome as ruas…
 
Ontem, em vários lugares do Brasil, ficou claro uma pregação de ódio contra partidos, na Avenida Paulista era clamente uma gente de extrema direita, ou não?
 
Em São Paulo, tinha gente de esquerda, mas quem estava atuando daquela forma, com aquela violência, era mesmo gente da direita.
 
Vocês não temem que porções com esse viés fascista busquem se apropriar das manifestações?
 
Sim, há essa tentativa desse pessoal, eu concordo que eles estão agindo e não é assim que se faz política. Vamos continuar pautando a questão do transporte, buscando a tarifa zero, mas, no momento, não vamos mais chamar manifestações.
 
Vocês não acham que erraram ao convocar outra manifestação depois de ter obtido a vitória da diminuição da tarifa?
 
A manifestação já estava convocada, não tinha como desconvocar, e se a gente não fosse para a rua ontem, aí sim que só teria esse pessoal de direita.
 
O Movimento Passe Livre não fará mais manifestações só em São Paulo ou no Brasil todo?
 
São Paulo não fará mais manifestações nesse momento, mas não posso falar pelos outros Estados.
 
Para não se confundirem com quem está agindo com violência nas ruas?
 
Também para impedir que eles tentem se apropriar das manifestações.
 
Vocês estão conversando com o MPL em outros Estados?
 
Sim, nós conversamos.
 
E eles também vão parar?
 
É provável que sim nos lugares onde já foi obtida a vitória. Estamos conversando, mas não falamos por eles.

Fonte: http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2013/06/21/movimento-passe-livre-sai-das-ruas-para-nao-se-confundir-com-extrema-direita/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador