A Europa amiga

Por Diego

Olá Nassif,

Eu moro na Alemanha, em Aachen (divisa com Holanda e Bélgica). Trabalho na Universidade aqui (www.rwth-aachen.de).

Todos os alemaes que eu conheço são extremamente simpáticos comigo e com outros brasileiros aqui, são super interessados na cultura brasileira, aqui tem roda de capoeira, aula de forró e portugues. Me assustei com esse interesse todo quando cheguei aqui. me assutei de uma forma positiva.

Mas infelizmente ainda existem pequenos grupos de pessoas aqui que são extremamente xenofóbicos. Não gostam de imigrantes e poem sobre eles toda a culpa sobre os problemas alemaes. Mas essa é uma parcela muito pequena da população e ainda por cima existe um grande grupo que combate esses xenofóbicos.
Um exemplo, em novembro passado, houve uma tentativa de uma marcha neo-nazista nas ruas da cidades, cerca de 30 pessoas, imediatamente um grupo anti-nazis começou uma campanha para as pessoas irem as ruas e demonstrarem o quanto não concordavam com aquilo. Que eles eram contra práticas ou propaganda neo-nazista. Acabou que a passeata não se concretizou. Pelo menos aqui em Aachen, os grupos xenofóbicos não tem muito espaço.

Não sei como é na Suiça, mas creio que eles também não devam ter espaço lá, mas como eu disse, fatos pontuais acontecem e eu acredito sim que a moça pode ter sido vitima de agressão. Da mesma forma, ataques diretos como esse são extremamente raros.

O que me espanta é a imprensa fazer um alarde desses, como se toda a europa fosse racista ou xenofóbica e a população brasileira acreditar. Essa manipulação antes do fim das investigações só gera mais desconfiança entre as pessoas e se bobear mais raiva sem sentido, como uns comentários absurdos, sobre a integridade da mulher ou sobre o xenofobismo na europa.

Luis Nassif

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, acredito que o maior
    Nassif, acredito que o maior problema de brasileiro no exterior seja ele mesmo. Explico, o brasileiro fala muito mal do Brasil. Entao ficamos muito mal no filme por isto. Mas no The Independent de ontem vi uma materia que me deixou orgulhoso, nao pelo conteudo em si. A materia e sobre um programa de bolsa de estudos para doutorado que o governo Britanico oferece para estrangeiro e que ira acabar em 2011 (ORSAS – Overseas Research Students Awards Scheme). Pois bem, o titulo da materia eh “UCL Overseas Fellows: We can’t lose Manuela”. No caso UCL eh a University College London e Manuela vem a ser uma estudante brasileira de PhD nesta universidade. Eh bom ver o nome do Brasil posto de uma forma positiva em um jornal serio da inglaterra.
    Materia esta no link http://www.independent.co.uk/student/postgraduate/postgraduate-study/ucl-overseas-fellows-we-cant-lose-manuela-1606824.html

  2. Alemanha muy amiga…

    Que o
    Alemanha muy amiga…

    Que o digam os turcos que lá tentam sobreviver…

    Passeios por ruas fora do trajeto habitual e conversas com imigrantes são básicas fontes de pesquisa boas também para acadêmicos…

    As vezes acho que as pessoas se encastelam na academia, lá como cá, e entram um pouco num mundo de fantasias e ilusões.

    É mais do que patente a conjuntura: há um recrudescimento mundial da xenofobia, paradoxo dentro da mundialização, onde não deveriam mais existir fronteiras.

    O que ocorre, entretanto, são muros erguidos por todo o canto, livre circulação só para mercadorias, não para seres humanos.

    Visão crítica é o mínimo para enxergar direito.

  3. Alemanha muy amiga…

    Que o
    Alemanha muy amiga…

    Que o digam os turcos que lá tentam sobreviver…

    Passeios por ruas fora do trajeto habitual e conversas com imigrantes são fontes de pesquisa boas também para acadêmicos…

    As vezes acho que as pessoas se encastelam na academia, lá como cá, e entram um pouco num mundo de fantasias e ilusões.

    É mais do que patente a conjuntura: há um recrudescimento mundial da xenofobia, paradoxo dentro da mundialização, onde não deveriam mais existir fronteiras.

    O que ocorre, entretanto, são muros erguidos por todo o canto, livre circulação só para mercadorias, não para seres humanos.

    Visão crítica é o mínimo para enxergar direito.

  4. Nassif

    Este caso está
    Nassif

    Este caso está complicado.

    A políca Suiça diz que a brasileira não estava grávida.

    http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1000520-5598,00-BRASILEIRA+NAO+ESTAVA+GRAVIDA+DIZ+POLICIA+SUICA.html

    Mas prefiro ouvir com ressalvas tal informação, ainda mais depois de saber que ontem, a promotoria de Londres não indiciará nenhum policial no caso do J. Charles.
    Um absurdo sem tamanho e onde não vi o Min das Relações Exteriores se empenhar.

  5. O diacho do
    O diacho do “sistema”novamente impediu que o meu comentário saisse quando o postei há pouco,com a seguinte explicação “você está postando rápido demais”então repito-o: Está havendo da parte de alguns brasileiros uma crítica acentuada à políci da cidade suiça,que está efetivamente apurando as circunstancias do incidente(quase diplomático)que ocorreu com a nossa jovem cidadã brasileira,que lá reside,como se fosse usual,este acinte que alguns jovens irresponsáveis e xenófobos cometeram.
    Repito:Este não é o hábito dos suiços,e não seria um caso isolado,que deveria ser pensado como de praxe,assim como não é praxe no Brasil,casos como aquele em que jovens skinheads brasileiros assassinaram prostituta em nossas ruas,e nem é praxe,pessoas que sob o efeito do álcool e de drogas,atearam fogo em um inofensivo índio,no Brasil.
    Como bem escreveu o leitor Diego,da Alemanha,lá como cá,existem casos isolados de xenofobia,que não deve ser considerados como o hábito dos povos destas nações.

  6. Comentei no post anterior
    Comentei no post anterior sobre a brasileira agredida:
    Vários comentaristas levantaram dúvidas sobre se ela se automutilou, se provocou propositadamente o aborto.
    Isso é coisa de países islâmicos – e mesmo assim nem todos! – fazer a mulher passar de vítima a ré.

  7. Por aí mesmo, o nazismo
    Por aí mesmo, o nazismo também era pequenininho.

    Só que o pequenininho hoje pode ser a praga amanhã.

    Praga a gente arranca pela raiz.

  8. Fico horrorizado com essas
    Fico horrorizado com essas pessoas que põe em dúuvida a versão da brasileira.

    – A brasileira é bem sucedida financeiramente e vem de familia idem.
    – Trabalha legalmente na suiça em um cargo que teve que disputar com milhares de pretendentes ao redor do mundo.
    – Ela é advogada.
    -Estava falando com sua mãe pelo telefone antes de ser atacada. Fato facilmente comprovável.
    -A entrevista do pai e do namorado não indica nenhum distúrbio emocional da moça.
    -O pai da moça é do partido DEM, antigo PFL.
    -Não consta que a moça tivesse alguma ideologia radical que justificasse essa hipótese vagabunda de que ela escreveria a sigla de um partido de direita em seu próprio corpo afim de prejudicar esse partido.
    – O policial foi extremamente grosseiro ao lidar com uma pessoa que acabara de sofrer um aborto. Quem ameaçaria de processo uma pessoa nessa condição?
    – A cônsul brasileira confirmou o descaso da policia suiça. A policia suiça só se mexeu depois da pressão do consulado brasileiro.
    – A sigla do partido escrita na pele da brasileira é de um partido que publica propaganda racistas como ovelhas brancas expulsando ovelhas negras. Que tipo de gente simpatiza com esse tipo de partido?

    Não sou nenhum Sherlock, mas colocar em dúvida a versão da brasileira baseada apenas em um notinha da policia suiça é de lascar.

  9. Muita gente já deve ter
    Muita gente já deve ter percebido que lá fora, europa e usa, está surgindo um movimento de revolta, algo assim como aversão manifesta, contra os barões de grandes fortunas, incluindo os da imprensa, grande mídia em geral e principalmente quando em conexão com o mercado de capitais, reação muito natural, por sinal, e não poderia deixar de ser de outra forma, pois agora quem está pagando pelos que exageraram suas riquezas e extrapolaram os limites do bom senso, em termos de gastos com supérfluos, é o cidadão comum.
    Imprensa está reagindo por desespero de causa e tenta, de todas as formas, dividir, transferir qualquer manifestação de repulsa para o cidadão comum…na verdade toda raiva do mundo é contra eles e eles tentam nos convencer de que é contra qualquer brasileiro, ou seja, como estão muito próximos da realidade do abismo, falência, fomentam este ódio contra europeus apenas para chamar atenção ou quem sabe até interferir no bom relacionamento de nosso presidente com as autoridades estrangeiras…bah! é uma quase traição, pois estão se metendo onde não devem, tampouco tem autorização legal ! e já dá para encaixar na Constituição ! dá e sobra !!!

    em tempo : casos pontuais sempre aconteceram, mas nunca foram tratados com toda esta intromissão da imprensa…na verdade a reação contra xenofobia era pra ser assim sempre, ou melhor, com toda atenção da mídia, com manifestações de protestos e pedidos de justiça, como sempre aconteceu no mundo inteiro, mas porque diabos só agora , justamente no governo Lula é que a imprensa brasileira dedica tanta atenção ?

  10. Vamos por “o pingo nos iiii”,
    Vamos por “o pingo nos iiii”, quase ninguem vai se declarar assim “EU SOU XENOFOBO”. Primeiro porque pega mal, segundo porque vc pode ir pra cadeia.

    O que acontece e que ha um xenofobismo disfarcado. Ele vem em piadinhas de mau gosto, em comentarios imbecis e outras coisas do ramo.

    Ao contrario do que disse o rapaz, os europeus nao sabem nada do Brasil. Eles acham que a gente danca samba. Alguem ai danca samba no final de semana? A maioria danca forro. E ninguem na Europa conhece forro.

    E qdo vc conta pra eles que no Brasil tem boas universidades, tem pesquisa de ponta, tem a 3a maior industria aeronautica do mundo, que o metro e limpo e todas as ruas tem placas com nome e CEP, eles ficam assim hahahahahahahahahah.

    O maior problema a meu ver e que o Brasil e muito ruim de marketing. Tao ruim, que se vc perguntar pra qq um na Europa qual o melhor sapato do mundo, o melhor cafe e a melhor carne; a resposta serao: Italia, Colombia e Argentina na sequencia. E e MENTIRA.

    O melhor sapato e o Brasileiro. A melhor carne e a Brasileira e o melhor cafe e o Brasileiro. E mais que isto, o melhor cafe vem do Sul de Minas, mais precisamente de Monte Santo. O resto e palha queimada.

  11. Concordo com o Marcos
    Concordo com o Marcos (13/02/2009 – 12:14). Não há porque colocar em dúvida, a priori, da versão da Brasileira. Porém, saiu hoje na folha que um “perito” afirmou que ela não estava grávida. O trecho é este: “O diretor do Instituto de Medicina Forense da Universidade de Zurique, Walter Bär, afirmou nesta sexta-feira que, a partir de exames de legistas e ginecologistas, sua conclusão é de que a brasileira Paula Oliveira não estava grávida”. Isso deve dar uma reviravolta no caso. Por que ela mentiu? Ou será que mentiu? Mistério, por enquanto.

  12. Então tá, não existe
    Então tá, não existe xenofobia na Europa, não existe racismo no Brasil e tudo não passa de delírio.
    Brasileiros não são barrados na Espanha, na Inglaterra e até em Portugal…
    Qual seria o nome para xenofobia entre patrícios?
    Vamos ver com a onda de protecionismo o que vai rolar…
    O partido nazista tb era ridicularizado na Alemanha em seus primórdios.
    A quem interessa tapar o sol com a peneira?

  13. em relaçao ao comentario do
    em relaçao ao comentario do Henrique: o medico disse que ela nao estava gravida. Mas o exame foi feito depois do ocorrido, qdo ela abortou e portanto, nao estava mais gravida. Será que é possivel medir o nivel hormonal dela para fazer esta afirmaçao? Pois se estivesse no inicio da gravidez, nao é possivel observar mudanças acentuadas no perfil corporal. Já vi casos onde algumas mulheres sequer apresentam os sintomas da gravidez , como aconteceu com aquela jogadora de voley a alguns anos atrás. Eu prefiro aguardar mais informaçoes antes de opinar. Nao acredito no que foi dito pelo medico por enquanto.

  14. em relaçao à Europa, eu
    em relaçao à Europa, eu convivo bastante com estrangeiros e ja estive por la por um curto periodo, na Holanda e Espanha. Na Holanda, em todos os lugares, parecia que todos me consideravam como um turista e foram superprestativos e amaveis (não sei se o mesmo ocorreria se estivesse disputando emprego). Já na Espanha, o que me salvou é que sou descendente e pareço bastante com eles, o que facilitava bastante. Mas na Catalunha, senti uma reaçao xenofobica tipica mas talvez porque tenha falado em espanhol. De qualquer forma, na media, nao concordo que as alegaçoes de que os europeus sao xenofobos. Só os ignorantes.

  15. Se o hospital disse que ela
    Se o hospital disse que ela perdeu 2 bebes, como ela nao poderia estar gravida?

    E revoltante. O pior de tudo e ver que muitos “compatriotas” ao inves de se solidarizarem com a moca ficam ai inventando hipoteses absurdas.

    Vc acham que a Suica e o que? E um paisinho que vive do dinheiro roubado no resto do mundo.

    Em 500 anos de estabilidade e um monte de bancos onde se guardam fortunas roubadas dos 4 cantos do mundo produziram apenas chocolates e relogios de cuco. Bem pouco prum pais que se julga muita coisa.

    Se ha algum povo no mundo que pode dar licoes de moral pro resto da turma, certamente este povo nao e o suico.

  16. É…não estava grávida…e já
    É…não estava grávida…e já tem muito sabichão crucificando fabricante de relógio cuco por aqui. Escola Base ao contrário?

  17. A Europa (ou America do
    A Europa (ou America do Norte) sempre é deslumbrante pra quem chega do Brasil.
    Mas policia é igual em todo lugar. O que faz diferenca é a vitima ou reu.
    No Brasil se for pobre é o culpado. Na Europa se for imigrante esta condenado.
    Veja: meu apto. foi roubado. Levaram, principalmente, equipamentos audio-visuais, minhas ferramentas de trabalho. Pasmo, fui imeditamente na delegacia fazer ocorrencia e solicitar investigacao pois tinha algumas pistas. Ao terminar a relacao dos bens roubados, o agente de plantao, um jovem, me olhou desconfiado, de cima a baixo e apontando disse: “vc esta mentindo, vc nao tem condicoes de possuir estes equipamentos”!!
    Diante de toda discussao, so faltou dizer,explicitamente, que eu era o ladrao.

    Moro no primeiro mundo, por ser moreno pago um preco.

    Boa sorte pra este rapaz que os alemaes adoram.

    Esta moca agredida sabe do que estou falando. Infelizmente.

  18. Como os xenófobos são minoria
    Como os xenófobos são minoria se um dos partidos da coalizão do governo suiço é xenófobo?

    Meia-dúzia de gatos pingados não elegem ninguém…

  19. Eu morei em Munique entre
    Eu morei em Munique entre 2002 e 2005. Mudei radicalmente a opiniao que tinha sobre a Alemanha (que eu só conhecia dos livros de história e dos filmes americanos) eu pensava, lá só tem nazista.

    Nao, lá nao tem só nazista nao, tive a oportunidade em 2003 de presenciar em Munique uma passeata nazista, que fazendo alarde de sua passeata, acabou atraindo uma passeata paralela, a passeata dos que sao contra o nazisto, na contagem total, haviam por volta de 300 neonazistas, 2500 contra os neonazistas e 1000 policiais. Ou seja, a diferenca foi absurda entre os grupos.

    Alemanha tem por volta de 4% de representantes do partido nazista na política, qdo. é na Alemanha, todo mundo fala, ó, alemao é tudo nazista, blá-blá-blá, só que esquecem por exemplo, que a Itália tem 15% de representantes do partido facista. Isso sao dados da época, com o Berlusconi cada vez mais forte, esse número deve ter aumentado bastante.

    Preconceito? Claro que tem, eu sempre disse que nao queria ser turca morando na Alemanha, e o pau come na antiga Alemanha oriental, mas no geral, eu diria que o turco sofre o mesmo preconceito que o nordestino sofre em Sao Paulo.

    E sim, é engracado a simpatia que eles tem por brasileiro, adoram nossa cultura (consomem muita “caipi “(a nossa caipirinha), vende em qlqr bar ou danceteria, adoram nossa cultura e sao muito curiosos a nosso respeito. Quase toda família alema que eu conheci alguém já tinha conhecido o Brasil ou conhecia alguém que já tinha ido pra lá e gostado muito. Fora aqueles que sonham em morar no nordeste.

    Um amigo meu estava no mêtro indo de Karlplatz para Ismaning (sul de Munique) e entraram policiais pedindo documento dos estrangeiros. Os brasileiros, que eram 3, logo sacaram os passaportes que eram verdes na época e o guarda liberou eles na hora, sem nem abrir os documentos, entao se existe preconceito contra brasileiro lá, nao senti.

    Senti sim, de um brasileira de SP, que perguntou de onde eu era, eu disse de SP, e ela, ainda bem, tô de saco cheio desses monte de nordestino que vem pra cá, detalhe que eu fui criada em SP e nasci em Fortaleza.

    Nem tanto o céu, nem tanto o inferno.

    Acho que houve sim violência contra a brasileira na suica, e tem que ser investigado, porque é rídiculo colocar a vítima como causadora da agressao. Qlqr mulher grávida, que estivesse sendo atacada com um canivete na barriga, ficaria estática, de medo, pra se proteger e proteger seus filhos.

  20. Na verdade, muitos dos
    Na verdade, muitos dos alemaes aqui tem uma grande curiosidade sobre o Brasil, recebem muitas informações erradas, lógico, mas se surpreendem quando eu falo coisas como vc citou, alias, existem vários pesquisadores aqui que vem do Brasil. Logo, eles sabem que no Brasil existem boas Universidades, pois os brasileiros aqui estão fazendo um ótimo trabalho.

    Na alemanha eles sabem sobre o forró sim, tem aula de forró aqui em Aachen, em Colonia, em Stuttgart vai haver um festival de forró em Abril.

    http://www.forrodedomingo.de/pages/en/news.php

    Existem várias academias de capoeira, só aqui em Aachen que é uma cidade pequena existem 3.

    Aqui em Aachen além do forró tbm tem samba de gafieira.
    http://www.forro-aachen.de

    Nunca fui alvo de piadas, nem de fofocas, nem de comentários imbecis, normalmente quando alguém fala algo aqui que não seja verdade, eu corrijo e pronto. Eles não tentar forçar que eu estou maquiando alguma coisa. Falo que no Brasil tem violencia sim. É verdade, mas não é uma guerra. Apesar de as vezes parecer uma.

    para Elizabeth 13/02/2009 – 11:38

    Na verdade eu acredito que os alemaes tenham um certo “medo” dos turcos, aqui existe quase uma invasão (nao sei se esse seria o termo correto). Mas nunca vi problemas entre turcos e alemaes. Acho q os alemaes possam ter medo, pois como muitos turcos vieram pra cá, eles possam temer um aumento da violencia (por acharem q a Turquia um país violento). Mas eles sempre estão dispostos a conhecer mais sobre os outros paises.

    Não estou eximindo os alemaes ou europeus de certos pré-conceitos (entenda o q eu quis dizer), conheço pessoas q acreditam q a Colombia vive em guerra e nem cogitam a possibilidade de ir pra lá, nem a passeio. Mas isso se dá pela falta de informação e não por um preconceito enraizado.

    E o mais importante, na sua grande maioria eles estão sempre abertos a ouvir e conhecer mais sobre os outros povos. A Universidade contribui com isso criando e apoiando entidade que suportam o entendimento internacional e cultural como a AIESEC, INCAS e programas tipo o ERASMUS.

    Parar com o pessimismo também ajuda.

    obs. Eu não sou da academia, sou um ex;estudante recem formado e trabalho num centro de pesquisas sem status de “dotô”. Frequento ambientes estudantis e não castelos.

    Abraços

  21. Assino embaixo o comentario
    Assino embaixo o comentario do Diego. A maioria dos paises da Europa e’ de uma seguranca absurda. O risco de sofrermos algum ato de violencia la e’ proximo de zero. Pra nos Brasileiros que convivemos e infelizmente ja nos acostumamos com todas as barbaridades no Brasil, e’ inacreditavel que possa existir vida assim. Eu torco pra que essa moca nao tenha feito o que o tal legista afirma, caso contrario e’ mais um caso pra nos envergonhar como foi o caso Cesare Battisti.

  22. Calma, gentem!
    O caso da
    Calma, gentem!
    O caso da brasileira supostamente agredida naquele país bandido, a Suíça, está estranho. A nota da polícia parece de quem não achou provas, como sangue na neve, ao algo do gênero. Agora, aparece a notícia de que a menina nem estaria grávida.
    Não seria a primeira vez que um ser humano faz besteira por amor…

  23. Elisabeth,

    Visão crítica é
    Elisabeth,

    Visão crítica é o mínimo para enxergar direito.

    A primeira Lei de Terras, que eliminou a concessão de sesmarias pelo imperador, também proibiu estrangeiros de possuírem terras. Aconteceu por volta de 1850, quando finalmente foi implantada uma lei que acabou com a importação de escravos da África. O Brasil começou a incentivar a entrada de emigrantes, mas os queria como empregados substituto de escravos.

    A primeira imigração de suíços para o Estado do Espírito Santo causou uma auditoria do governo suíco pelo diplomata von Tschüdi que proibiu a vinda de mais imigrantes para o Brasil devido ás péssimas condições verificadas.

    Um dos primeiro decretos da República de Deodoro foi proibir a entrada de imigrantes japoneses, chineses e africanos no Brasil. Eram raças inferiores e indesejadas.

    Tratamos tão bem os emigrantes europeus que no início do século XX o governo italiano proibiu com o decreto Prinetti a vinda subsidiada de emigrantes italianos para o Brasil. A solução então foi permitir a entrada de emigrantes japoneses.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, em apenas 24 horas, todos os imigrantes japoneses que residiam no litoral de São Paulo foram obrigados a fazer as malas e vir residir no interior. Tiveram que vender tudo que tinham em 24 horas pelo preço que conseguiram.

    Colono, carcamano, polaco, turco, japa, portuga, galego, etc nem sempre foram apelidos amigáveis.

  24. Leo, nos meus 32 anos o único
    Leo, nos meus 32 anos o único lugar do mundo onde fui alvo de uma tentativa de golpe num caixa eletrônico foi na Europa. Nesse mesmo período de férias que passei por lá vi comportamento agressivo da polícia em relação a um grupo de imigrantes negros.

  25. Amigos,

    Acabei de ler no
    Amigos,

    Acabei de ler no site alemao http://www.netzeitung.de as seguintes informacoes sobre o caso:

    1- O exame de corpo delito informa que a brasileira nao estava grávida.
    2- As marcas do corpo foram feitas apenas em lugares que a vítima alcancaria com a mao e tudo indica que foi pintado antes com caneta.

    Vamos aguardar, se foi ela que se cortou, coisa que eu nao quero acreditar, vai ficar muito feio pra nós.

  26. Elisabeth,

    Visão crítica é o
    Elisabeth,

    Visão crítica é o mínimo para enxergar direito.

    Finalizando.

    O médico Miguel Couto – que deu nome ao famoso hospital do Rio de Janeiro – pedia na constituinte de 1934 que fosse impedida a entrada de imigrantes japoneses e orientais em geral no Brasil. Conseguiu-se uma lei de cotas de imigração que privilegiava a entrada de imigrantes brancos e católicos.

    O filho do “grande médico” Miguel couto pediu na Constituinte de 1945 que fosse proibida a entrada de japoneses no Brasil A proposta foi recusada por apenas um voto, o voto de Minerva dado pelo presidente da Constituinte. Todo o Partido Comunista, inclusive Jorge Amado, votou a favor da proibição da entrada de imigrantes japoneses no Brasil.

    Os japoneses devem ter sido os imigrantes mais discriminados da História do Brasil, depois os sírio-libaneses muçulmanos, os judeus, os alemães protestantes, e assim por diante. Quanto mais diferente, pior. Acho que nunca foii revogado oficialmente o decreto do Deodoro da Fonseca que proibiu a imigração de africanos negros para o Brasil.

    Ao contrário das lendas construtoras da nacionalidade (já citaram aqui os Founding Fathers estadunidenses), nós nunca tratamos bem os imigrantes. Proibimos a entrada de alguns povos, depois criamos cotas de imigração. A coisa melhorou mesmo somente quando deixamos de ser um país que atraía imigrantes para ser um pólo de emigração para o Mundo.

    Macaco, olha o teu rabo!!

  27. Continuando.

    Na Constituinte
    Continuando.

    Na Constituinte de 1934, o médico Miguel Couto (que deu nome a um hospital do rio de Janeiro) pediu a proibição da entrada de imigrantes orientais (japoneses e chineses). Conseguiu a aprovação de um lei de cotas de imigração que restringia a entrada destes.

    Na constituinte de 1945, o filho do “grande médico” Miguel Couto pediu também a proibição da entrada de imigrantes estrangeiros. A proposta constitucional foi rejeitada por apenas um voto, o voto de Minerva dado pelo presidente da sessão. Jorge Amado e todo o Partido Comunista Brasileiro votou a favor da proibição da entrada de japoneses no Brasil.

    O decreto de Deodoro da Fonseca que proibia a entrada de imigrantes africanos negros no Brasil deve ter sido revogado pelas constituições seguintes, mas nunca o foi por uma lei de imigração.

    Os imigrantes japoneses foram o que mais sofreram discriminação no Brasil, talvez por terem sido os mais “diferentes”. Entretanto, até os galegos e os portugas também sofreram algum preconceito. Italiano já era diferente o suficiente para se tornar carcamano. Judeus nem precisaram de um apelido especial para serem ofendidos (veja a História Secreta do Brasil de Gustavo Barroso).

    A verdade é que sempre tratamos muito mal os imigrantes ao contrário das lendas construtoras de nacionalidade que nos contam (já citaram aqui os Founding Fathers estadunidenses). A situação hoje é diferente pois deixamos de ser uma pólo de atração de imigrantes para ser um pólo de emigração.

    Macaco, olha o teu rabo.

    Ao contrário

    Ao contrário

  28. Wandhkleysson

    Não entendi
    Wandhkleysson

    Não entendi por que sua referencia a mim.

    Eu escrevi e reafirmo, que muitos acadêmicos contumam se encastelar nas academias e viver na ilusão e na fantasia.

    Também escrevi que o mundo está cercado de muros para as pessoas, não para as mercadorias..

    Não fiz referência qualquer à Historia do Brasil e às dificuldades que imigrantes encontraram por aqui.

    Além de conhecer essa História, não só pelos livros e pela academia, mas pela vida rea

    — pois sou descendente de imigrantes por parte de pai e de mãe — e tenho amigos descendentes do pessoal citado por você

    —compreendo que por trás dessa historia toda de racismo está o problema econômico.
    Óbvio que quem sai de sua terra e vai para outro país está atrás de uma vida melhor e não tem muita condição de negociação: está por baixo. Pior ainda quando você é muito “diferente”, como os orientais.

    Nada mudou. Infelizmente.Nessa historia não tem santinho de nenhum lado.

  29. Não sou uma pessoa, digamos,
    Não sou uma pessoa, digamos, viajada…hehe

    Mas, minha irmã e meu cunhado viajam constantemente para a Europa, inclusive Alemanha, Suiça e Áustria, só para ficar nos países que falam a linha alemã. Nunca sofreram qualquer discriminação ou foram desrespeitados, seja por civis ou autoridades militares.

    Aliás, em janeiro minha irma esteve novamente na Alemanha. Mais uma vez comentou sobre a educação e prestatividade…

    Contudo, nada impede de qualquer das partes envolvidas estarem mentindo. Mas os indignados com a polícia suiça já perceberam como a “nossa” policia trata estrangeiros, ou mesmo brasileiros? Portanto, menos menos, né…

    Há pessoas dizendo por aí, “europa é assim mesmo, cheio de xenófobo”…Devem ser os mesmos que aqui em SP chamam todos os nordestinos de forma pejorativa….

  30. Acho que quem gosta da
    Acho que quem gosta da Europa, acha o povo europeu fascinante, é bem tratado por lá, e reclama do Brasil, deveria solicitar cidadania e morar por lá.

    Aguardem alguns anos, quando os recursos estiverem mais escassos, aí verão o quão ruim pode ser um europeu.

  31. Vivi 5 anos na Europa,
    Vivi 5 anos na Europa, inicialmente para estudo e depois a trabalho.

    Discriminação acontece em qualquer país, concordo com Nassif.

    TODO, eu disse TODO povo é como um copo onde há a nata (em cima, no topo, os melhores), a grande maioria (já explica tudo) e a borra (onde está aquela parte mais ignorante, desconfiada e massa de manobra).

    TODO país é assim, alguns mais outros menos.

    Se os alemães roubados e espancados no Rio de Janeiro tirassem todos nós pelos fascínoras cometeriam injustiça.

    Tal e qual, não podemos usar a mesma régua para medir todos.

  32. Nassif, as vezes vejo uma
    Nassif, as vezes vejo uma contradição no blogue do esgoto e gostaria da sua explicação.
    Ao mesmo tempo que defende os setores mais reacionários da igreja católica, ele defende totalmente o estado de Israel. Mas quando o Papa reabilita um bispo que nega o holocausto ele fica em “papos de aranha” para não desagradar os 2 lados, ambos seus patrocinadores.
    Agora ele entrou com tudo contra a posição dos brasileiros sobre a agressão na Suiça.
    Será simpatia com o SVP ou simples ataque a tudo que o governo faz?

  33. Aqueles que gostam de apontar
    Aqueles que gostam de apontar os dedos para os outros sao os piores. Nao se lembram da execracao publica do Mino Carta por “grandissimos brasleiros” que o acusaram de ser um carcamano pedante? Essa eh a ignorancia que parece justificar toda a irracionalidade das pessoas.

  34. Aos que moram na Alemanha …
    Aos que moram na Alemanha … eu estive la muito tempo atras , em 1982, e descobri coisas fantasticas. conversei com muita gente, alemaes,turcos, portugueses, gente de varios segmentos da sociedade. Posso dizer que nunca fui descriminado, posso dizer que conheci um povo maravilhoso, respeitador e interessado na nossa cultura… mas tb vi racismo com os turcos e desprezo com os portugueses. Como tb aqui no Brasil temos racismo com os nossos amigos nordestinos sim. Parece que de 1982 para ca nada mudou , um pouco mais um pouco menos…
    Diego fiz coisas muito parecidas com o que vc tem feito, sempre falando sobre o nosso Brasil, divulgando as coisas boas , nossa cultura. Parabens fiiquei contente de ler os seus comentarios.
    Tb sou descendente de imigrantes ,meus avos italianos vieram para tentar a vida e sou muito grato a eles por terem vindo para ca e se um dia algum parente meu, por necessidade, precisar vir para o Brasil eu o receberei de bracos abertos.

  35. Em preliminares : sou
    Em preliminares : sou viajado

    Sim, a Europa branca discrimina não brancos. Como os asiaticos e arabes discriminam negros; E os africanos discriminam nao negro ou mulatos. Esse é o mundo que vi.

    No Brasil, we merge ! Sim, dos mais de 30 paises que conheci, o único onde a busca pelo “diferente” é a regra aende pelo nome de República Federativa do Brasil.

    Brasileiros no exterior, se voce casa com as caracteristicas raciais do povo do país hospedeiro, voce não será discriminado. Se não, o coro come ! Simples assim. Brasileiro, pode ser branco, negro, asiatico, indio, mestiço. Ai, brasileiro branco na Europa, não terá problemas. Brasileiro mestiço, negro ou árabe terá muitos.

    Não é so a Europa que eh racista. O mundo inteiro é. Nós – Brasil – é que não somos.

    Pra finalizar, ser branco ou negro no Brasil não eh o mesmo que no exterior. Brasileiro é, mesmo que se afirme braco ou negro, MESTIÇO. E mestiço não é aceito.

    Benvndo ao mundo real. No Brasil, vivemos na wonderland racial…Da qual MUITO ME ORGULHO !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador