O embate entre Miriam Leitão e Celso Amorim pelas Forças Armadas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Essa semana, a Globo News publicou uma entrevista cedida com exclusividade pelo ministro da Defesa Celso Amorim à jornalista Miriam Leitão. O principal tópico da pauta é o resultado de uma sindicância que as Forças Armadas fizeram a pedido da Comissão Nacional da Verdade. O grupo que levanta informações sobre mortos e torturados no período ditatorial quer saber se alguns aparelhos miliares sofreram, formalmente, desvio de função e se transformaram em verdadeiros abatedouros. “[Os miliares] Disseram que não houve desvio de função, mas a resposta causou perplexidade”, disse Miriam, na abertura do programa.

Ao longo de quase 25 minutos de entrevista, Miriam cobra, em mais de uma oportunidade, um posicionamento contundente de Amorim sobre uma possível rendenção dos militares. A jornalista que foi presa e torturado pelas forças de opressão argumentou que as Forças Armadas “tergiversaram” sobre a real intenção com a sindicância: descobrir se as corporações admitem a incidência de crimes em sedes militares. “Elas omitem a questão principal, que pessoas foram mortas e torturadas em lugares que não foram instalados para isso. (….) O senhor não acha que em algum momento as Forças Armadas vão se deixar convencer a pedir desculpas ao País pelos crimes cometidos na ditadura, para que eles não se repitam mais?”, indagou.

“É uma pergunta complica, eu não sei. Eu acho que talvez. Mas o grande subsídio para isso vai ser o relatório da Comissão da Verdade”, rebateu o ministro, confiante de que, diante das evidências levantadas pela Comissão do Congresso, os militares vão quebrar o silêncio e reconhecer publicamente os crimes que hoje já não rechaçam.

Amorim, entretanto, alertou para um conflito: talvez as Forças Armadas de hoje – que estão em processo de reconciliação com a sociedade, segundo avalia – não queiram pedir desculpas por um erro do passado que não foi cometido por elas. “Talvez seja melhor ir mudando as práticas, deixando o assunto para quem tem que ver isso, que é o Judiciário, o Congresso ou a sociedade. Mas não sei. Talvez [pedir desculpas] fosse bom para eles [militares]”, observou.

Dissuadir é melhor que impor

De acordo com o ministro Celso Amorim, as Forças Armadas vivem um processo lento de reconciliação com a sociedade brasileira após a ditadura militar. “Parece brincadeira dizer isso porque essa transição foi implementada há muito tempo, mas estamos completando a transição e a última etapa, espero eu, é justamente a conclusão do relatório da Comissão da Verdade. A comissão vai produzir um relatório e todos terão de se posicionar diante dele”, pontuou, indicado que seria esse o momento de esperar que os militares quebrem o silêncio. 

Amorim, provocado por Miriam, ainda sugeriu que, como ministro, teria, sim, o poder de colocar uma pedra sobre o caso e exigir transparência absoluta e definitiva dos militares. Mas, na opinião do titular, esse assunto não se encerra com um simples comando hierárquico.

“O Brasil precisa de Forças Armadas. Os militares de hoje são os militares de hoje. É com esses militares que precisamos dialogar. Temos de ser capazes de separar o que foi o passado e o que é hoje”, sustentou, argumentando que oficiais da ativa e da reserva se esforçam para apagar a imagem ruim que ganharam com o golpe na democracia. “O 31 de março [dia em que é lembrado a derrubada do governo João Goulart, em 1964] já não é comemorado. Isso é um passo, a mudança tem de ser cultural. Isso não se faz com ordem. Depende de diálogo”, endossou.

O comando civil das instituições militares

Em determinado ponto da entrevista, Celso Amorim foi incitado a fazer um balanço da atuação do Ministério da Defesa. Segundo ele, são inúmeros os pontos que podem ser destacados, mas o mais positivo talvez seja o fato de que hoje as instituções militares são comandados por civis – o que abre espaço, diz o ministro, para que os princípios que valorizam os direitos humanos sejam inseridos na formação dos militares. 

“O balanço que faço é positivo. Muita coisa foi feita, como a criação de um estado maior no conjunto das Forças Armadas, subordinado diretamente ao ministro da Defesa. O Ministério tem 15 anos, mas esse fato só tem quatro. O ministro da Defesa está hoje na cadeia de comando inclusive das operações militares, mas antes era apenas uma espécie de administrator”, explicou.

Outro avanço destacado por Amorim diz respeito à relevância das Forças Armadas na proteção contra fatores externos que possam ser prejudiciais à soberania nacional. “O Brasil não pode ser a sétima economia do mundo e não ter defesa capaz de dissuadir potenciais inimigos, que aliás  não são da região. Na região, sempre digo, a melhor dissuasão é a cooperação”, disse. “Para não acontecer [de o país se envolver numa guerra], temos de ter capacidade de dissuadir”, acrescentou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não é bem assim…

    A menos que estejamos todos muito mal informados, o que se ensina, hoje, nas academias das Forças Armadas, em termos de história, não é exatamente aquilo que podemos chamar de democracia. Ali, impera o pensamento único, a doutrina militar, que raramente algum oficial se disporia a questionar e, menos ainda, a contrariar. Com esta formação, que conta a história de um outro ponto de vista, distorcendo a realidade, endeusando  ditadores, colocando o povo como inimigo e sem esconder um apreço pelo confronto, pelo poderio militar dos países desenvolvidos, o que se pode esperar. Um pedido de perdão? Duvido. Eles jamais chegarão a este ponto. Se o fizerem, será só para consumo externo. Façam um plebiscito entre o pessoal das Forças Armadas e verão que a maioria absoluta considerará um absurdo rever o passado da ditadura ou mesmo se penitenciar pelo que fizeram.  Há exceções, oficiais com outra mentalidade? Há, como sempre houve, mas estão em grande desvantagem númérica. 

  2. PF

    Caro Nassif,

    Sei que a PF é assunto do Min. da Justiça e não da Defesa, mas seria interessante mostrar o que é que está acontecendo por lá. Parece até que está havendo um motim. Recentemente li uma entrevista que não diz nada, e o entrevistado apenas faz acusações, aparentemente sem fundamento, de uso político da PF por parte do governo. Ele diz, várias vezes PT isso e aquilo, alimentando o ódio contra o PT e a Dilma. Ele usa a suposta boa imagem da PF para desconstruir a imagem do PT e da Dilma. Além disso, tenta colocar a culpa de suicídios e mortes de agentes e delegados no governo.

    O link para a reportagem do Claudio Tognolli é https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/pf-bate-recorde-de-suic%C3%ADdios-165454759.html

    Só para frisar que este texto é pura propaganda anti-governo e anti-PT.

     

    Um abraço,

    1. Já ouvi de um PF que o corte

      Já ouvi de um PF que o corte de diárias feito pelo GF – que valeu pra todo o serviço público federal – teve o intuito de “inviabilizar operações” contra a corrupção….

      É com essas “teorias” na cabeça que se posicionam e se mobilizam. Além, é claro, da insatisfação salarial. Salário esse, diga-se, maior do que o de professor doutor!

  3. .

    Por mais respeitadas que sejam as Forças Armadas em si, como patrimônio da nação brasileira, elas só erguerão sua legitimidade e sua honra, no dia que limparem as mãos sujas de sangue dos próprios brasileiros, no dia que assumirem os crimes e se desculparem em nome de seus integrantes desumanos e pervertidos, que usaram a farda para vilipendiar e pisotear de forma hedionda a Constituição e nosso povo.

    1. Concordo, Toni!
      E nunca mais

      Concordo, Toni!

      E nunca mais servir de pistoleiros para uma elite ranzinza, que as tem usado unicamente pra se encherem de dinheiro. Não importa se matando miseráveis em Canudos – para glória do avô de Daniel Dantas, o Barão de Jeremoabo (Cícero Dantas); se no oeste catarinense por motivos similares, ou prendendo torturando e matando estudantes e intelectuais cujos “crimes” foram pensar diferente e “servirem de exemplo” aos coronés da Casa Grande, como depois de 1964.

  4. A Mirian, certamente tenta

    A Mirian, certamente tenta pegar dois coelhos com uma só cajadada: a vingança (de princípio justo, compreensível, ressalve-se), pelo que sofreu, e ao mesmo tempo botar “o governo do PT” em confronto direto com os militares. Em nenhum momento, tenho certeza, ela deve ter citado ou mesmo insinuado sobre o papel de seu patrão, hoje morto, na responsabilidade pelo endurecimento do regime, de cujo endurecimento ela foi vítima. Aliás, creio eu, que o foi – sua prisão e decorrente tortura – não por suposto esquerdismo; mas por confrontação ideológico com os “seres inferiores” fardados, como foi comum na época, em boa parte da classe média que jamais foi esquerdista ou democrática na vida. A maior parte dos “democratas” insurgentes da era do AI-5, não passava de direitóides arrogantes, contrariados com a turma “do macacão oliva”, como hoje é contra a turma “do macacão azul”.

    Tortura é a pior confissão de fraqueza de uma autoridade e de sua desumanidade; uma vergonha! Mas, no momento, não acredito que Mirian esteja muito pensando em seu drama pessoal, da época.

    1. Confronto

      Nada mais justo do que por o PT “em confronto direto ” ,em se tratando de  um partido defensor dos injustiçados e oprimidos.. Mas que ninguém se engane, o equilíbrio das instituições estão alicerçadas no bom senso dos seus governantes. Esta é uma lição de casa sem ideologia.Atitudes revolucionárias somente para os bolivarianos. Pro exemplo: os ponteiros dos relógios da Bolívia:

      O relógio da fachada da sede do Congresso boliviano, na capital La Paz, foi alterado para funcionar no sentido anti-horário.

      Os ponteiros agora se movimentam à esquerda e a posição dos números, de 1 a 12, foi invertida.O chanceler boliviano, David Choquehuanca, o apelidou de o “relógio do sul”.

      Ele disse que a mudança foi implementada para que os bolivianos valorizassem seu patrimônio, questionando as normas pré-estabelecidas e refletindo sobre elas de maneira criativa.

      http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/06/140625_relogio_anti_horario_bolivia_ap.shtml

  5. A Míriam nem deveria

    A Míriam nem deveria entrevistar autoridades do Governo Federal abordando esse tema, porque ela é empregada de uma das organizações da nossa imprensa que mais estimularam da ditadura. Se é pra falar mal dos militares, tem-se que falar também dos civis que participaram daqueles anos de chumbo. Hoje sabemos que os militares poderiam menos, talvez nem pudessem nada, se não tivessem contado com a força da imprensa e da elite endinheirada. Celso Amorim perdeu uma oportunidade boa de interromper a entrevista, ou de deixar a interlocutora numa sai justa. ela bem que merecia, em especial pelo papel que vem desempenhando nos últimos anos, manipulada pelos patrões, como se desejasse nosso retrocesso.

    1. Celso Amorin

      O ministro Celso Amorim é um diplomata e como tal dificilmente coloca algum interluctor em saia justa, preferindo uma saída “amigável”.

    1. Míriam tem razão.

      Talvez vc Hamilton, não tenha vivido na pele a ditadura. Eu nem sabia que a Miriam Leitão tinha sido presa pela ditadura. Mas ela está completamente certa da omissão do terceiro governo petista em combater essa “falta de carater” dos chefes militares que presenciaram a tortura e perseguições nos tempos da ditadura. O governo petista fugiu de sua responsabilidade perante a esquerda de mudar por completo o perfil dos chefes militares. Na realidade regrediu se comparado ao governo FHC.

       

  6. A Dna Miriam Leitão deveria

    A Dna Miriam Leitão deveria entrevistar seu patrões e perguntar a eles o quanto colaboraram com a ditadura. Exigir deles um perdão pelo mal qua ajudaram a criar.

  7. Re-postando

    O exercito, a marinha e a aeronautica do Brasil vai carregar esta mancha negra em sua reputacao ate’ o dia em que se desvincularem dos crimes cometidos por seus pares durante e depois do golpe militar, pelo reconhecimento de que eles existiram; e por um ato de desculpas perante o povo brasileiro em nome de suas instituicoes, no minimo.

    Nao e’ pedir muito. E’ apenas uma questao de integridade, coisa de gente honesta, honrada, seria, confiavel, e inteligente. Enquanto isto nao acontecer a honestidade, seriedade, confiabilidade, inteligencia e honra – e portanto a propria competencia e o discernimento dessas pessoas ficam marcadas por um questionamento grave.

    1. Oficiais de alta patente se mancomunaram com potencia estrangeira para derrubar um presidente da republica legitimamente eleito. Fartamente documentado. Acho que podemos chamar isto de alta traicao ‘a patria, traicao ‘a propria instituicao, e crime contra a democracia. Por muito menos, em alguns paises, gente importante e’ executada, depois de devido processo juridico. Nao estou propondo fuzilamento para estes cavalheiros que ainda vivem e participaram da traicao. Apenas apontando que os que os defendem e acobertam sao cumplices dos crimes perpetrados.

    2. O General Amaury Kruel, comandante do segundo exercito em Sao Paulo teria recebido uma mala contendo 3 milhoes de dolares in cash para mudar sua posicao de defensor da legalidade para defensor do golpe, o que ocorreu imediatamente apos o recebimento da mala – segundo o depoimento de um oficial de seu gabinete que alega ter recebido a mala, visto os dolares que ali estavam, e repassado para o seu chefe. Se nao me falha a memoria, a mala teria sido enviada por alguem da FIESP; esse oficial denunciou o fato para instancias superiores do exercito e foi aposentado compulsoriamente. Isto introduz um motivo pecuniario para a traicao cometida. Se esta mala realmente existiu, o general teria ficado com o dinheiro so’ para ele, ou o teria compartilhado com outros companheiros de traicao ? Questoes graves que conspurcam a reputacao e a honra de qualquer instituicao, particularmente as forcas armadas de um pais.

    3. Os traidores fizeram um expurgo gigantesco em suas fileiras, perseguindo os que tinham simpatia pelo presidente Goulart ou que simplesmente eram partidarios da legalidade, isto e’, que por sua postura poderiam nao aceitar ou compactuar com a traicao e os atos subsequentes.

    4. Depois disso praticaram todo o tipo de crimes contra a pessoa humana, contra as liberdades de expressao e de associacao, perseguicao politica e ideologica a servico de potencia estrangeira e de poderosos grupos sociais internos. Ai’ se inclui a tortura, o assassinato, e operacoes de terrorismo “false flag” desencadeados para culpar a esquerda, justificar o aparato repressivo e o estado policial.

    Enquanto eles ficarem acobertando tais crimes, e’ porque escolheram se associar a eles, defendendo-os. So’ que, com excecao dos proprios militares, qualquer pessoa medianamente informada no Brasil – alguns milhoes de brasileiros dotados de inteligencia e informacao – sabem o que realmente aconteceu.

    Esta atitude autista e de costas para a sociedade distancia os militares da sociedade civil, algo que desmoraliza os militares e aliena a sociedade civil de suas forcas armadas.

    Uma situacao lastimavel para o Brasil como um todo, por falta de um gesto de ombridade e de honra ‘a farda por parte de algumas cabecas no alto comando do exercito, da marinha, e da aeronautica.

    Precisamos de um gesto de conciliacao e cura do passado. Pode ser ingenuidade minha, mas eu, como brasileiro, estarei aguardando por este gesto ate’ o fim dos meus dias.

  8. Assunto delicado!!!!!

    Tenta colocar o Ministro da Defesa contra a parede, é um contra-senso da Miriam!

    Sabemos o quanto este assunto é delicado, principalmente quando abordado pelos que sofreram as torturas, mas querer que os militares de agora peçam desculpas, a meu ver, e pedir demais.

    Explico – a grande maioria dos que hoje estão nas FA, são jovens que não participaram daqueles eventos, e os chamados ” de pijamas” uma minoria ainda vivos, é que ficam querendo tocar fogo no paio, pois talvez tenham algo a esconder!

    Como bem disse o Ministro, ” A comissão vai produzir um relatório e todos terão de se posicionar diante dele”, .

    Outro fato a destacar, seria o também dito – ” …  à relevância das Forças Armadas na proteção contra fatores externos que possam ser prejudiciais à soberania nacional. “O Brasil não pode ser a sétima economia do mundo e não ter defesa capaz de dissuadir potenciais inimigos, que aliás  não são da região.”

    Finalizando quero também dizer que, a maioria dos livros usados nas Academias Militares, não sofreram nenhum revisão, e todos os alunos formados, futuros oficiais, aprendem a doutrina daquela época, quando não, são destacados a fazerem cursos no exterior, principalmente nos EUA que foram os articuladores/financiadores da chamada ditadura, ou como gosta a FSP-coadjuvante, “ditabranda”!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Em tempo: Faltou a Miriam lembrar também dos civis, colaboracionistas na dita cuja, mas que se escondem sob a máscara de democratas!!!!!!!!

     

  9. Pressão descabida

     ….  contra a pessoa errada.

      Cobrar de Celso Amorim ( ” Celsinho Cineasta ” ou  o “Santista”), que ele enquanto responsavel pelo MinDef, um “ato de contrição ” ou ” confissão de culpa ” das FFAA, em relação a pérfidas ações do passado, tende ao absurdo, pois quem ela deveria cobrar, seria a Comissão da Verdade ou o Dr. Zé Eduardo Cardoso ( MinJustiça).

       Claro que atualmente, através de uma ” canetada”, “ordem do dia”, o MinDef , ou a C-em-Chefe das FFAA, teem o PODER Constitucional, de ordenar, sem tergiversações, que no dia 01/04/2015, ou 13/12/2014, o EMCFA/MD/GSI, solta-se uma “ordem direta”, a todas as OMs, “pedindo desculpas por suas ações” – De que isto bastaria ? Os corpos insepultos apareceriam ? A nodoa que paira sobre nossas instituições desapareceria, como por encanto ? Desculpas e contrição são suficientes ?  NENHUMA destas questões, seriam respondidas – Os que perderam familiares, a História, os jovens quedados a profissão castrense, os militares profissionais de hoje, querem RESPOSTAS, não apenas “desculpas”.

        Quanto a Celsinho, que me fez perder um sarau do Nassif ( aquele nos bancarios), trata-se do primeiro civil MinDef ( mas que ainda não abriu concurso para servidores civis da Defesa, carreira, – sabemos o porque ), que é respeitado pelas instancias militares de carreira, e obedecido por elas, alguem que vê a frente, que conhece sua profissão e seu cargo – não apenas é respeitado, se faz respeitar. Em menos de 5 anos, já fez muito mais que todos seus antecessores.

        Aos  esquerdófilos, direitóides, militaristas, orfãos da repressão, saudosos do regime de “prender e arrebentar”, e demais dinossauros recalcitrantes, vivificados de um passado sombrio: ” Parafraseando alguem ” –

        “Nunca na História deste País ” , nem mesmo nos sombrios tempos da ditadura ( 1964- 1985) militar, as FFAA foram tão reconhecidas pelo governo central, não são mais os tempos de Sarney/Collor/FHC, quando foram “lixo”, somente com Lula, e o PT, começou no Brasil uma politica de Defesa Nacional Independente, a qual não possuia-mos desde o final do século XIX, aliás nunca a tivemos, como hj. está proposta e delineada, e é fruto de Lula/Celsinho/Dilma.. Não se trata de nacionalismo barato, sequer rompantes de uma suposta independencia fugaz, é uma realidade: pessoas, pesquisa, industria (BID: Base Industrial de Defesa).

         P.S.: Já que estou comentando sobre a Defesa Nacional, não poderia deixar de escrever sobre os congressistas, como a Dep. (PCdoB) Socorro Gomes, ou Zarattini e Paixão ( PTSP e RJ), os que realmente importam – e entendem – na Comissão de Defesa e Relações Exteriores do Congresso, MAS sentimos falta de alguem:

         O CARA, interlocução com a industria de base, com a industria de defesa, com os militares que o respeitam: O Zé do Butantã, marido da Rioko, pai da Miruna, um FORTE, que a ditadura torturou, não conseguiu matar, mas a atual “justiça da democracia”, jogou aos cães raivosos por uma sanha hidrofoba e sem sentido: José Genoino Neto.

          Talvez poucos saibam, mas o que ele fez pela defesa do País, mereceria, e seria aceito, como Ministro da Defesa.

    1. Meu caro Junior, o combate da

      Meu caro Junior, o combate da esquerda às nossas Forças Armadas é TOTALMENTE IDEOLOGICO, não é por causa de tortura, é porque eles acham que a Instituição Militar é de direita.

      No mesmo periodo da repressão aqui no Brasil mandava no Cambodja o infame regime de Pol Pot, que matou 25% da população do Pais ao executar uma reforma agraria. Tortura era refresco naquele inferno asiatico, NUNCA HOUVE UM

      MISERO PROTESTO DA ESQUERDA BRASILEIRA. Pol Pot jamais foi julgado, nem reclamaram por seu julgamento ou pedido de desculpas. Morreu em casa em 1998, consta que por suicidio, ninguem sabe ao certo.

      Tambem na mesma época o depravado, corrupto e asqueroso regime do ditador Ceauceascu na Romenia fazia e acontecia, repressão era brutal alem de mega roubalheiras e depravações, a esquerda brasileira jamais reclamou de coisa alguma, o ditador foi liquidado como um cachorro por seu proprio povo, a sua ruindade era uma unanimidade.

      Na decada de 70 havia regimes ditatoriais com repressão na ESQUERDA E NA DIREITA, só protestaram contra os de direita. Contra Cuba jamais a esquerda reclamou qualquer coisa, agora o absuirdo regime Maduro já matou 47, tem centenas de manifestantes presos, mais de 500 mil se exilaram e a mesma esquerda que está na fila das pensões e indenizações da Anistia (23 mil ja atendidos) continua apoiando incondicionalmente o Governo Maduro.

      1. Se vai falar de Cuba e

        Se vai falar de Cuba e Venezuela. Fale tambem da China…Vc digita o seu comentario por um produto feito lá, ou estamos errados?

        1. O Partido Comunista chinês ao

          O Partido Comunista chinês ao tempo de Mao liquidou por baixo com 30 milhões na Revolução Cultural, o mesmo Partido governo hoje a China mas escolheu outro caminho, existe ainda repressão politica na China mas não se compara com a que havia ao tempo de Mao. A medida que a China se integra na economia mundial o sistema politico reflui de suas praticas repressoras, a China hoje pretende polir sua imagem de pais aberto e a tendencia e ir caminhando para algum tipo de regime mais democratico, mas vai levar tempo.

    2. Concordo, mas falta

      Prezado Junior50,

      Concordo com quase tudo que você escreveu, com destaque para o parágrafo final em que indica a importância do Genoino, que com certerza teria sido um dos grandes Ministros da Defesa. Me lembro, no início dos anos 90, tive oportunidade de presenciar, na UNICAMP, a participação de Genoíno, junto do então Ministro da Marinha Mário Cezar Flores, num dos primeiros seminários sobre Estratégia Nacional. Acredito que a injustiça que comentem contra Genoíno só não é menor que o caráter deste grande brasileiro. 

      Mas você não citou o Jobin. Estou foi o grande maestro da Defesa, muito respeitado e até hoje admirado por quase todos os comandantes militares. Foi o Jobin que liderou a reestruturação do MD, que vem sendo lentamente continuada pelo Amorin. Não se esqueça, e você sabe, que foi o Jobin que trouxe Genoíno para o MD, onde esteve até iniciar a “Inquisição”.

      Também acredito nesta nova geração de oficiais generais, que estão preocupados em “olhar para frente”, em preparar o país para os desafios estratégicos impostos a uma potencia emergente. Não é fácil descobrir, depois de tanto tempo, “a verdadeira, verdade”…

      Tenho certeza que as FFAA não são da pequez da Rede Globo, que fazem um editorial bonitinho pedindo “Desculpas de 64” enquanto continuam tramando o próximo golpe. Por isso, acredito que a Comissão da Verdade deveria começar pelo Jardim Botânico e não pelo Araguaia.

       

       

  10. O Estado Maior Conjunto não é

    O Estado Maior Conjunto não é uma novidade, como expõe o Ministro Amorim. Já existia desde 1948, o EMFA – Estado Maior das Forças Armadas, elevado a status de Ministerio em 1970, baseado no Joint Chiefs of Staff das forças armadas americanas.

    Quanto às Forças Armadas Brasileiras pedirem desculpas ou se auto condenarem, não tem nenhum sentido pedir isso ao Ministro da Defesa. Ele não poder ordenar isso.

    Forças Armadas de pais algum pedem desculpas. O militar enfrenta o inimigo como missão a executar, se for introduzida a medida de valor moral em cada ordem, forças armadas acabam como instituição, o mecanismo de comundo cessa de funcionar.

    O Exercito francês em 1870, na insurreição conhecida como Comuna de Paris, executou 40.000 cidadãos por fuzilamento, o processo terminou porque havia risco de epidemia por causa dos cadaveres insepultos. O Exercito francês, sob as ordens de Thiers,  jamais pediu desculpas ou reconheceu excessos.

    O Exercito francês na Guerra da Argelia foi brutal, praticou tortura em larga escala, sob comando do General Paul Aussaresses, jamais pediu desculpas e nem lhe foram exigidas.

    No julgamento do Tribunal Internacional de Nuremberg o Chefe do Estado Maior do Exercito alemão, General Alfred Jodl ao lhe ser perguntado se era culpado de crimes contra  respondeu: “Pleaded not guilty before God, History and My People”, em seguida foi sentenciado à morte e enforcado em 6 de outubro de 1946, sem pedir qualquer desculpa.

    Na Guerra de Canudos, das mais desumanas já travadas no territorio brasileiro, com 25.000 brasileiros mortos, o Exercito não reconheceu erros ou pediu desculpas.

    Se nem as legiões do Imperio Rmano pediram desculpas por terem crucificado Cristo, como pretender que um Exercito peça desculpas? Não tem logica, Historia passou , o passado não volta e a Instituição militar não se auto destroi sacrificando o Comando.

  11. leitão, vá inquirir seu patrão pela cumplicidade com a tortura!

    miram leitão deveria inquirir os filhotinhos de papai roberto marinho & mamãe ditadura pelo apoio e cumplicidade com a tortura e assassinatos perpetrados pela ditadura!

    Aliás, a miram leitão, musa do PiG, defende hoje, ardorosamente, os interesses que apoiaram o golpe de 64 e a ditadura.

     

    1. Pimenta…

      Parabéns, seu comentário mereceu 5 estrelas numa velocidade superior à da luz…

      Uma pergunta: V.Sa. foi torturado pelos milicos? 

      PS: não é necessário se dar ao trabalho de responder.

  12. A pergunta que não quer calar

    Que raios de entrevista exclusiva é essa? A subserviência dos governos do PT à Rede Globo é de enojar qualquer um.

    1. Não tem mesmo nenhum sentido.

      O governo e todas as forças progressistas deveríam virar as costas ao PiG é falar diretamente a rede.

      Dar entrevista a oposição?  Não faz o menor sentido.

  13. Sra Miriam, que tal revelar o

    Sra Miriam, que tal revelar o que sabe sobre seus patrões …os Marinhos e o apoio ao Golpe. Sem apoio do seu empregador o golpe em 1964 seria um fiasco…

  14. Eh a Globo jogando cascasvde
    Eh a Globo jogando cascasvde banana para o GF escorregar: aqui, a clara tentativa de jogar os militares contra o Governo, tentando arrancar alguma declaração bombástica contra a caserna.

  15. Impressionante. Esta

    Impressionante. Esta entrevista mostra veementemente como as Forças Armadas ainda são consideradas uma instituição “a parte da sociedade”. Temos um ministro da defesa que é o chefe:  ministro da Defesa está hoje na cadeia de comando inclusive das operações militares, mas antes era apenas uma espécie de administrator”, explicou.     

    Como se isso fosse um “grande avanço, uma conquista”. Isto é, a sociedade, através de seus já vários governos legitimamente eleitos pelo voto direto de seu povo, está “conquistando” suas forças armadas, ao longo do tempo! Até quando????

    Vejam só: nosso ministro pode, quando bem entender, ele mesmo pedir todas as desculpas em nome se suas forças armadas que comanda. Ele não tem que perguntar pra nenhum militar!

    Já devia ter feito isso há muito tempo. Dilma também poderia ter feito isso! Sim, um único documento oficial da Presidência da República! E acabou! The End!

    Mas não. Ele diz claramente que teremos que dar tempo ás nossas forças armadas, pra eles tomarem consciência através de novas geraçóes de militares, pra aí sim, pedir desculpas. É vergonhoso o comportamento desse ministro. E de nossa presidenta Dilma também! 

    Em tempo: eu conheço muitos militares na ativa, de capitáo a general. E sei o que eles pensam. Da boca deles! Eles pensam E-XA-TA-MEN-TE o mesmo que os velhinhos dos clubes militares. E os colégios militares? O que ensinam lá?

    Aliás, (piada!? não!!) investigam o PT, MST, MTST, etc. como se fosse na ditadura…

     

     

     

     

     

    1. Absolutamente nada a ver. A

      Absolutamente nada a ver. A Instituição Militar  é uma corporação na qual se entra por escolas de oficiais, ninguem entra por cima, isso em qualquer Pais do planeta que tenha forças armadas organizadas. A função do Ministro da Defesa é representar as forças armadas perante o Governo civil, é esse o modelo pelo qual foi criado o primeiro ministerio da defesa do mundo, o Pentagono.  O Ministerio da Defesa não é um comando militar, função que exige treinamento especifico, assim como um piloto de jato só pode comandar um avião se for treinado para isso, não se improvisa.

      Quem fala pelo Exercito é exclusivamente o Alto Comando e o Comandante do Exercito, o mesmo com as demais forças.

      A função do Ministerio da Defesa é a de coordenar os orçamentos das tres forças e representa-las perante o Congresso

      e os demais Ministerios, é assim em todos os paises, não entendi a fala do Amorim sobre estar na cadeia de comando,

      não faz sentido algum, em que ponto de cadeia de comando ele está?

  16. A única forma do PT manter o

    A única forma do PT manter o “poder” é voltar aos braços do povo, é ele quem elege. Dona Dilma, sai do gabinete e vai pra cima do povo, não perca e nem permita que os seus percam tempo com essa corja. Eles manipulam os bois da frente e os de trás seguem atrás, pois só enxergam o rabo.

  17. Esses militares de hoje não

    Esses militares de hoje não são mais os mesmos da ditadura e nem tem nada haver com isso, são antes de tudo do governo atual.

  18. Passado passou

    AS FFAA jamais irão pedir desculpas por erros do passado. O que passou, passou. Nenhum militar fará isto. Eles podem entender que o Exército fez uma escolha errada e condenar todo o tipo de tortura, agora, pedir para que o militar de hoje se arrependa por erros de outro militar no passado é um absurdo! Como se disse num cometário anterior, o Exército não pode ser o único culpado pela revolução. Como pode ser que só o Exército seja culpado? Muitos, mas muitos mesmo, políticos, jornalistas e autoridades estavam junto nesta revolução. Outra coisa: O Exército é uma instituição perene. Os governos passam, os partidos passam mas o Exército permanece. O militar não se arrepende por cumprir uma ordem. O militar não se arrepende por defender a Nação, o povo e as Instituições. O militar está  acima destes melindres morais pois do contrário não seria um militar.

  19. ORVIL

    Deixem, por um minuto, de assistirem, hipnotizados, aos jogos da seleção brasileira (quanta mediocridade!) e leiam um livro intitulado ORVIL (versão das Forças Armadas para o episódio histórco de 1964 – …e muito mais!). Está PLENAMENTE DISPONÍVEL NA INTERNET. Completamente fundamentado em fatos REAIS, com PESSOAS REAIS (muitas delas salafrários pseudo-socalistas), inclusive hoje, atualíssimos agentes políticos, artistas, jornalistas. etc. Ha…..sabiam que JANGO mandou mais de 11.000 estudantes brasileiros à extinta URSS fazer cursinhos comunas? Doutrinação comuna?  Não sabiam, né? Isso é o que dá não lerem um livro sequer…..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador