O fim do lulismo e a permanência da pactuação

Articulado, inteligente como João Paulo Stédile, o líder dos Sem Terra, o filósofo Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) concedeu uma longa entrevista ao jornal “Valor Econômico”.

Nele, decreta o fim do lulismo – por razões diversas das que aventei aqui no Blog.

Para ele, o lulismo foi a política da conciliação, um pacto – favorecido pela fase econômica – que permitiu vários avanços sociais mas se esgotou por falta de reformas. E as reformas não ocorreram por receio do conflito.

Na mesma entrevista Boulos enaltece a atuação do prefeito de São Paulo Fernando Haddad, especialmente na aprovação do Plano Diretor e na visão de futuro em relação à cidade.

E aí se entra no busílis da questão.

A aprovação do Plano Diretor não foi um conflito de classes: foi um pacto do moderno contra o arcaico. Para contornar interesses pontuais, predatórios, foram montadas alianças e estratégias, do MTST ao Secovi (Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo).

O Secovi entendeu a importância da regulação para a própria racionalidade dos empreendimentos, de sua adequação aos meios físicos da cidade e colaborou. A pressão do MTST foi valiosa na soma de esforços pela aprovação do plano.

Para impedir os projetos “submarinos” – que aparecem do nada, sem padrinhos ostensivos – obrigou-se à publicação de todos os projetos e à explicitação dos lobbies na Câmara de Vereadores.

O que o episódio ensina?

O país chegou a um grau de desenvolvimento tal que não comporta mais a luta de classes figadal, na qual os interesses de uma classe se sobrepõem a fórceps sobre os da outra.

Há conflitos e interesses, sim, ainda bem que explicitados. É com a explicitação dos conflitos que se dá a mediação.

O país dispõe hoje em dia de lideranças lúcidas em todos os extratos sociais. Mas há uma exacerbação insuflada pela mídia que contempla apenas os dinossauros radicais. Eles ganham visibilidade escarafunchando o esgoto – com o apoio de políticos como José Serra e Aloyzio Nunes – mas sem ter expressão eleitoral.

Em que pese o enorme conservadorismo que campeia em São Paulo, há uma elite empresarial que em nada lembra a ferocidade do PSDB nacional dominado pelos paulistas. Muitos desses grupos patrocinam ONGs com participação efetiva nos conselhos e fóruns que discutem políticas públicas.

A atual exacerbação dos ânimos não é fruto de contemporização, mas de falta de mediação, de diálogo, de pactuação.

O governo Dilma Rousseff indispôs-se com empresários, trabalhadores, movimentos sociais, sociedade civil organizada, por dois motivos: falta de diálogo e falta de projeto. Descuidou-se dos serviços públicos, permitindo a perda de qualidade na telefonia e não cuidando do aprimoramento de programas existentes; manteve o câmbio apreciado, valendo-se das isenções fiscais como gambiarra mas matando qualquer política industrial. E assim por diante.

A reconstrução de seu governo dependeria, antes de mais nada, de um plano estratégico bem estudado, que lhe permita entender as correlações econômicas e sociais e os temas entrais em torno dos quais conseguisse juntar o país moderno para superar as resistências do país atrasado.

 

Luis Nassif

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho que o PT descobriu que

    Acho que o PT descobriu que fazer reformas com a economia em expanção e com apoio político é muito difícil.

    Sem isso é impossível.

    Nada é fácil! Tem que ter coragem e não vemos isso no PT! Hoje se ve com clareza a OPORTUNIDADE jogada fora por Lula e o PT….

     

    Lembram do Lula falando sobre o PROJETO de 40 horas semanais de jornada.

    Está na hora do Povo dizer o mesmo para o PT, se vira! Porque sabemos que esta bandeira vc não representa!!!! 

  2. O que falta, o que não sobra

    É falta de vontade política que tenha uma direção e não se intimide com o baixo clero, antes se apóia nas ações sociais conscientes de trabalhadores e até empresáeios, ambos preocupados em desenvolver melhores relações e o próprio país, sem o engessamento das vias institucionais corrompidas por interesses menores que ganham corpo no PMDB e seus associados menores.

    É falta de disposição de encarar um trabalho complexo que é o sentido de fazer política.

    O que sobre disso?

  3. .

     

                                      EDIÇÃO 1918 – 17 DE AGOSTO DE 2005

     

                                      Revista Veja - A Luta De Lula Contra O Impeachment

     

    1. veja

       

                         tenta, há 10 anos,

                         impichotar o sapo barbudo

                        

                         por colocar os meldas de cata-cavaco

       

  4. Acho que foi Magalhães Pinto

    Acho que foi Magalhães Pinto ou Ulisses Guimarães que disse que “Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.”

    Um pouco antes do primeiro turno da eleição para presidente, quem parecia que estava no fim era o PSDB, em um minguado terceiro lugar, atrás de Dilma e Marina.
    Dois meses depois estavam fortes com não se via há muito tempo.
     

  5. A questão da telefonia ,é

    A questão da telefonia ,é verdade esses planos ilusórios e o sinal de pessima qualidade.Dilma poderia anunciar algumas medidas simples e cobrar as empresas nesse aspecto,ganharia muita simpatia da classe C que é a que ouço mais reclamar.

    Ela  tem que começar anunciando planos de ações. como a questão das receitas de medicamentos,que propositalmente medicos particulares,prescrevem de forma errone assim impede retiramos os medicamentos pelo SUS.medida simples mas da a impressão que o governo começou a cuidar da saúde.mais facilidade no papanicolau,farmacias do SUS 24frs,um decreto que obrigue as prefeituras  marca com um prazo maximo de 1mes o agendamento das consultas medicas nas UBS. uma coisa boa que o Haddad está fazendo na creche da minha filha e na escola estadual do meu filho.houve visita de dentistas do SUS,examinaram a crianças e solicitaram o numero do cartão e uma assinatura do responsavél para atendimento na UBS mais proxima! pode virar um programa nacional  o Brasil sorridente está ai!ampliar os medicos da familia.

    Dilma tem que parar de trela para os paneleiros.

  6. Quem advoga o fim do lulismo

    Quem advoga o fim do lulismo deveria prestar mais atenção nessa frase, de Magalhâes PInto: “Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.” E há muitas nuvens no céu.

  7. Concordo mais com o

    Concordo mais com o Boulos.

     

    Tem situações que o conflito de classes escancara.

    Pegue a questão do transporte coletivo.

    Não tem solução o valor da tarifa sem enfrentar os tubarões, de cara. Ou se muda a forma de concessão e sse cria um fundo com impostos de quem pode pagar, ou as revltas continuarão se sucedendo, como já está há mais de 10 anos!

    Não há diálogo que possa resolver isso.

  8. o mundo não acaba em 2015

    Lula e a direção do PT tem sido coerentes com suas escolha pelo lulismo.

    O futuro dirá – a economia, é claro – se ele tem ou não futuro.

    Em todo caso, Lula ainda é o presidente eleito em 2018 e isso deixa muita gente, à esquerda e à direita, nervosa.

    Ano que vem teremos uma prévia.

    Nem o governo, nem o PT acabam em 2015 – MG que o diga…

  9. O fim do Lulismo, tá bom

    O fim do Lulismo, tá bom !

    Mas qual será a nova era ? 

    Do Aecismo ?, Serrismo ? e outros ismos ?

    Com esse bando de politicos corruptos que andam por aí, o Lula ainda vai reinar por pelos menos oito anos.

    O Eduardo Paes, prefeito do RJ, que há alguns dias andava dizendo que queria ser candidato a presidente em 2018,é prova disso, já mudou de opinião.

    Bastou meia hora de papo com o pinguço do Lula para logo em seguida dizer ” não tem jeito, o Lula é o Pelé da politica”.

    E mais, agora as pretenções dele é o governo do RJ.

    É esse politico que está no fim com o seu “ismo” ?

    Só discordo do Eduardo Paes na comparação do Lula com Pelé.

    Para mim o Lula na politica, foi muito melhor que o Pelé no futebol.

    Na medida que o Lula tirou 40 milhões de pessoas da pobreza, e deu oportunidade à varios jovens de comunidade carentes de ingressarem nas universidade através das ações socias do governo Lula/PT, isso para mim vale mais que 1240 gols, algumas bicicletas espetaculares, vários saltos no ar, e um tri campeonato mundial, é claro.

  10. O fim do Lulismo!

    Entendo esse fim do lulismo, como o fim da conciliação. Tinhamos bonança e isso camuflou muita coisa. Agora isso não significa que Lula tenha morrido politicamente, duvido que alguém ganhe dele em 2018, se sair candidato é claro. Também não duvido que o próprio Lula faça o lulismo renascer. Lula é sinonimo de crescimento de destribuição de renda, isso ninguém tira dele.  Lula não é de esquerda, apesar de fazer politica de esquerda, tão pouco é de direita, apesar de fazer politica de direita. Lula é Brasil.

    1. Oneide, vai chorar na cama que é lugar quente

      Oneide, Aliança, ou seja lá como queira ser chamado.  Vá reclamar do Stédile para o Papa, literalmente, ou para a Unesco e demais organismos internacionais que reconhecem e premiam o MST por sua luta incansável pela reforma agrária e por mais justiça social.   Inacreditável como vc, perde seu tempo no tal Mises e não tem o  dissernimento e sensibilidade de reconhecer que “É indiscutível que o direito de propriedade garantido pelo artigo 5º, inciso XXII, da Constituição Federal Brasileira de 1988, está condicionado ao atendimento da sua função social por disposição do inciso XXIII deste mesmo artigo”, ou seja meu caro, só mesmo vc e os reaças tupiniquims para não reconhecerem a legitimidade e importância de um movimento como o MST.  Por favor, revisite a Revolução Francesa e CF de 1988 para escrever menos besteiras.

       

      1. “reforma agrária e por mais

        “reforma agrária e por mais justiça social. “

        Quem acedita nisso?

        O MST não quer reforma agrária, quer a estatização do campo.

  11. Observo que muitos colegas

    Observo que muitos colegas tomam como uma depreciação a figura política de Lula e aos seus governos o que não passa de na realidade de um percuciente análise política. 

    O fim do Lulismo não significa, nem implica, o ocaso do Lula como líder; seu afastamento do embate político, mas sim a decadência ou descontextualização do modelo implantado em 2003 quando o PT empalma o Poder. 

    A dita Carta aos Brasileiros, nesse aspecto, foi o salvo conduto pelo qual Lula que até então era visto com desconfiança passasse a interlocutor do Sistema. Se não de total confiança, mas com o assentimento necessário para, no dizer do príncipe Falconeri,  “mudar tudo que está aí para nada mudar”. 

    Há nisso alguma alguma imprecisão? Que inflexões realmente de fundo tivemos nesses últimos 12 anos? Em que mudaram as estruturas políticas, econômicas e sociais? Avançamos muito; as conquistas foram impressionantes, isso é fato. Entretanto, o que conseguimos(no caso, terceira pessoa do plural porque sou, fui partícipe desse modelo ao votar e apoiar esse lulismo) foi tudo por concessão do establishment, não arrostando-o. 

    É possível, sim, passarmos com Lula à frente para uma nova etapa na qual mudanças de base efetivamente ocorram.O ex-presidente hoje tem muito mais cancha, inclusive na área internacional, que antes. Entretanto, na minha opinião, o ideal seria o surgimento de novas lideranças, a exemplo de Fernando Haddad,

    (*) Do romance “O Leopardo”, de Tomasi di Lampadusa. 

     

    1. Concordo. Continuo lulista

      Concordo. Continuo lulista porque sei da competência do Lula em se metamorfosear, ele não fica parado, evolui com o tempo, tem uma capacidade impressionante em enxergar longe. E a dor de barriga que a oposição tem quando pensa no Lula em 2018 não tem preço.

  12. Olhem o plano do PSOL como saída pela esquerda da crise…

    só que não sei que será também a enrtrada pela esquerda na crise????

     Revogação de todas as medidas que retiram direitos dos trabalhadores, como aquelas previstas pelas Medidas Provisórias 664/2014 e 665/2014. Quaisquer abusos ou ilegalidades no usufruto desses direitos devem ser tratados como exceção e não como regra;Revogação da Lei Geral de Desestatização, herança dos governos Collor e FHC;Contra o aumento das tarifas do transporte! Apoio à juventude em luta. Revogação dos aumentos, rumo ao passe-livre nacional;Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução salarial, de forma a manter a renda dos trabalhadores e combater o avanço do desemprego; fim das terceirizações e derrubada do PL 4330;Aprovação de uma reforma política que amplie radicalmente a participação e o controle social e popular sobre as instituições públicas e que busque eliminar ao máximo a interferência do poder econômico sobre as eleições e sobre as gestões públicas; fim do financiamento empresarial de eleições;Punição de todos os envolvidos na operação Lava-Jato, com proibição das empresas investigadas por denúncias de corrupção de participarem em quaisquer certames públicos; por uma Petrobras 100% pública, com controle social e rechaço a qualquer tentativa de influência estrangeira na estatal;Estatização completa do sistema de abastecimento de água e energia elétrica, priorizando o abastecimento para consumo humano, com revogação do aumento dos preços da água e construção emergencial de caixas d’água e cisternas subsidiadas; investimentos imediatos para evitar o desperdício estrutural dos sistemas;Aprovação imediata do imposto sobre grandes fortunas previsto na Constituição Federal que tramita na Câmara dos Deputados. Por uma revolução na estrutura tributária, começando pela revogação dos privilégios tributários aos bancos, especuladores e grandes empresas e pela atualização da tabela do Imposto de renda para desonerar os trabalhadores e a classe média;Combate ao rentismo e incentivo às iniciativas produtivas, fortalecendo as pequenas iniciativas e microempreendedores, a reforma agrária, a agricultura familiar, alocando recursos advindos da imediata redução da taxa básica de juros;realização de uma profunda reforma urbana que priorize o direito à cidade, à mobilidade e à moradia;Fim da política de superávit primário e convocação de auditoria da dívida pública;Revogação da reforma da previdência, conquistada por meio da compra de votos dos parlamentares pelos esquemas de corrupção;Operação desmonte da estrutura de corrupção existente no país, iniciando por investigação exaustiva dos vínculos das empreiteiras com outras obras públicas, nas mais diferentes esferas, com quebra do sigilo fiscal, bancário e telefônico e dos principais envolvidos;Anulação do Leilão de Libra e retomada do controle totalmente estatal da Petrobrás;Ampliação radical do investimento estatal em áreas estratégicas, como infraestrutura, e aumento dos recursos para as áreas sociais.

     

      1. Ou são muito ingênuos ou são safados.

        Não parece questão de sonho, mais me parece um caso de oportunismo de um grupo de idiotas. Eles pensam na famosa deteriorização da economia brasileira para o proletariado vir correndo para cair nos seus braços.

        O problema que são tão idiotas que não notam que se houver alguma coisa quando o operariado vir correndo eles já não terão mais braços ou cabeças, pois serão as primeiras a serem cortadas.

  13. DEsculpe nassif, mas…

    Não existe ‘lulismo”, existe sim um ex-mecânico que niguem sabe como e porque se revelou um político maior, estrela de primeira classe, que encantou o país e o mundo. Já pertence à história.

    Não vejo no nassif, anda ficando meio velho e conservador e tentando maneirar com os seus outros inimigos, a menor condição de ficar dizendo que acabou o lulismo, querendo dizer que o lula acabou. O sapateiro deve se revervar aos sapatos Seu afastamento para não atrapalhar o governo de Dilma foi mais uma lição de sabedoria e honestidade. E ele a ajuda muito no que é chamado, como a Dilma sempre diz. O pig, por exemplo, sabedor, não se esquece de quem ele é e da surra que levou, e não consegue esquecê-lo um só minuto.

    Ficam aí os quarenta milhões de brasileiros que foram expulsos da miseria e da fome, fica aí um país que ia para o buraco e descrente dele mesmo que agora ambiciona estar entre os cinco maiores do mundo, ficam aí os filhos de empregadas que se formam doutores, fica aí os 12 anos de emprego pleno, ficam aí as 4 milhões, vai a seis, de casas para os mais humildes, fica aí a pertrobras revivida e multiplicada por 5, ficam aí os 50 milhões de consultas para os que nunca tinham visto médico, etc, etc.

    Nassif, limite-se ao que é, um comentarista mediano e felizmente corajoso, meu respeito e admiração, mas com muito defeito do economista e do jornalista que é. Economistas e jornalista é o que de pior temos por aí. 

    Tanta imbecilidade por ai, e o nassif…

    1. politica e lavagem cerebral
      Caro brasileiro, enfim acordamos para s realidade, pt nunca foi partido dos trabalhadores ,nem lula trabalhador, destruiu empregos, sindicatos, a ilusao que esse partido criou na cabeca da parcela dos ignorantes politicos chegou ao fim sim ,a era do lulismo acabou por falta de etica,mas alem disso pela ilusao do pt em achar que ainda dominava a mente pueri da parcela do povo brssileiro,adeus pt ,adeus lulismo, para o bem do Brasil

  14. Quem deve ter vergonha não é a esquerda.

    Coloquei em outro ponto do Blog uma resposta a um artigo para que todos vejam quem realmente deve ter vergonha do que faz.

    Ética da esquerda, ética do empresariado!

    O artigo mostra como sonegadores e sua claque se comportam na presença de investigações sobre propinas e sonegações da ordem de 4 Bilhões.

  15. Não consigo me identificar

    Não consigo me identificar com nenhuma informação que vise articulação social. Todas as frases que ouço ou leio na midia têm mensagem de propaganda em massa. Por isso, não há mais programas de partidos políticos, base aliada ou contraponto de ideias, pois o mercado financeiro se antecipa na doutrinação ideológica, e domina a chamada democracia.

    O cenário nos niveis de expectativas sobre o governo está cada vez mais desolador. O ativismo neoliberal consegue estimar, cada vez mais para cima, a estrategia predatória; no sentido de enfraquecer a economia e o mandato de Dilma.

    São muitas frentes de edições forçando impactos da pior maneira possível nas pesquisas da inflação, aumento de juros, desequilibrio fiscal, distorções nas relações do governo, batendo abusivamente nos indicadores sociais e na credibilidade que são atingidos implacavelmente.

    Infelizmente, não há um controle que mostre a fonte pagadora do serviço e o porquê desse poder paralelo forçar, de um lado para outro, tantas empresas, políticos, e juizes a inverter o desempenho da ordem vigente; enquanto emitem seus conceitos de recuperação da cofiança, se enviaram equivalente distorção transversal em sua capitura.  

  16. O que é o PT hoje ?

    Basta olhar a lista de petistas que acham que o poder não emana mais do povo, mas sim de um deus qualquer.

    E o que dizer dos “comunistas” que assinaram ? E os “socialistas”  ?

    DEPUTADOS FEDERAIS DE PT, PCdoB, PV, PSDB E PMDB ASSINAM PEC DOS APÓSTOLOS

    O projeto de deputado (suspenso) do PSOL, propõe alteração da redação do parágrafo único do art.1 da Constituição Federal.

    De “todo poder emana do povo e em seu nome é exercido” para “todo poder emana de Deus”

    A lista completa das 172 assinaturas pode ser acessada no site da camara federal:

    http://ow.ly/L6BGm

    Proposição: PEC 0012/2015 Ementa: Altera a redação do parágrafo único do art. 1º da Constituição Federal, para declarar que todo o poder emana de Deus. Data de Apresentação: 26/03/2015 Possui Assinaturas Suficientes: SIM Totais de Assinaturas: Autor da Proposição: CABO DACIOLO E OUTROS Confirmadas 172 Não Conferem 003 Fora do Exercício 001 Repetidas 006 Ilegíveis 000 Retiradas 000 Total 182 Confirmadas 1 ADAIL CARNEIRO PHS CE 2 ADEMIR CAMILO PROS MG 3 ALBERTO FRAGA DEM DF 4 ALEXANDRE LEITE DEM SP 5 ALEXANDRE SERFIOTIS PSD RJ 6 ALFREDO KAEFER PSDB PR 7 ALUISIO MENDES PSDC MA 8 ANDERSON FERREIRA PR PE 9 ANDRÉ ABDON PRB AP 10 ANDRE MOURA PSC SE 11 ANTONIO BALHMANN PROS CE 12 ANTÔNIO JÁCOME PMN RN 13 ARNALDO FARIA DE SÁ PTB SP 14 ARTHUR OLIVEIRA MAIA SD BA 15 ASSIS DO COUTO PT PR 16 ÁTILA LIRA PSB PI 17 AUGUSTO COUTINHO SD PE 18 AUREO SD RJ 19 BENJAMIN MARANHÃO SD PB 20 BETO ROSADO PP RN 21 BILAC PINTO PR MG 22 BONIFÁCIO DE ANDRADA PSDB MG 23 BRUNNY PTC MG 24 BRUNO COVAS PSDB SP Página: 2 de 5 25 CABO DACIOLO PSOL RJ 26 CAETANO PT BA 27 CAPITÃO AUGUSTO PR SP 28 CARLOS ANDRADE PHS RR 29 CARLOS GOMES PRB RS 30 CARLOS HENRIQUE GAGUIM PMDB TO 31 CARLOS MANATO SD ES 32 CARLOS ZARATTINI PT SP 33 CÉLIO SILVEIRA PSDB GO 34 CELSO MALDANER PMDB SC 35 CELSO RUSSOMANNO PRB SP 36 CESAR SOUZA PSD SC 37 CHICO LOPES PCdoB CE 38 CHRISTIANE DE SOUZA YARED PTN PR 39 CÍCERO ALMEIDA PRTB AL 40 CLARISSA GAROTINHO PR RJ 41 CLAUDIO CAJADO DEM BA 42 CLEBER VERDE PRB MA 43 CONCEIÇÃO SAMPAIO PP AM 44 DANIEL COELHO PSDB PE 45 DELEGADO ÉDER MAURO PSD PA 46 DELEGADO EDSON MOREIRA PTN MG 47 DELEGADO WALDIR PSDB GO 48 DIEGO GARCIA PHS PR 49 DIMAS FABIANO PP MG 50 DOMINGOS NETO PROS CE 51 DR. JORGE SILVA PROS ES 52 DR. SINVAL MALHEIROS PV SP 53 DULCE MIRANDA PMDB TO 54 ELCIONE BARBALHO PMDB PA 55 ELIZEU DIONIZIO SD MS 56 ELIZIANE GAMA PPS MA 57 ELMAR NASCIMENTO DEM BA 58 ESPERIDIÃO AMIN PP SC 59 EVAIR DE MELO PV ES 60 EVANDRO GUSSI PV SP 61 EVANDRO ROGERIO ROMAN PSD PR 62 EZEQUIEL FONSECA PP MT 63 EZEQUIEL TEIXEIRA SD RJ 64 FÁBIO FARIA PSD RN 65 FABIO REIS PMDB SE 66 FAUSTO PINATO PRB SP 67 FÉLIX MENDONÇA JÚNIOR PDT BA 68 FERNANDO MARRONI PT RS 69 FLÁVIA MORAIS PDT GO 70 FLAVIANO MELO PMDB AC 71 FLAVINHO PSB SP 72 FRANCISCO CHAPADINHA PSD PA 73 FRANCISCO FLORIANO PR RJ Página: 3 de 5 (Ordem alfabética) Conferência de Assinaturas 74 GERALDO RESENDE PMDB MS 75 GIVALDO VIEIRA PT ES 76 GOULART PSD SP 77 HELDER SALOMÃO PT ES 78 HILDO ROCHA PMDB MA 79 HUGO LEAL PROS RJ 80 IRACEMA PORTELLA PP PI 81 JARBAS VASCONCELOS PMDB PE 82 JÉSSICA SALES PMDB AC 83 JOÃO CAMPOS PSDB GO 84 JOÃO CASTELO PSDB MA 85 JOÃO DANIEL PT SE 86 JOÃO FERNANDO COUTINHO PSB PE 87 JOÃO RODRIGUES PSD SC 88 JOAQUIM PASSARINHO PSD PA 89 JORGE CÔRTE REAL PTB PE 90 JOSÉ NUNES PSD BA 91 JOSÉ OTÁVIO GERMANO PP RS 92 JOSE STÉDILE PSB RS 93 JOSI NUNES PMDB TO 94 JÚLIA MARINHO PSC PA 95 JUNIOR MARRECA PEN MA 96 JUSCELINO FILHO PRP MA 97 LAERTE BESSA PR DF 98 LÁZARO BOTELHO PP TO 99 LEANDRE PV PR 100 LEOPOLDO MEYER PSB PR 101 LINCOLN PORTELA PR MG 102 LUCAS VERGILIO SD GO 103 LUIS CARLOS HEINZE PP RS 104 LUIZ CARLOS HAULY PSDB PR 105 LUIZ CARLOS RAMOS PSDC RJ 106 LUIZ FERNANDO FARIA PP MG 107 MAGDA MOFATTO PR GO 108 MAJOR OLIMPIO PDT SP 109 MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO PRP MG 110 MARCELO BELINATI PP PR 111 MARCIO ALVINO PR SP 112 MARCON PT RS 113 MARCUS PESTANA PSDB MG 114 MARINALDO ROSENDO PSB PE 115 MARQUINHO MENDES PMDB RJ 116 MAURÍCIO QUINTELLA LESSA PR AL 117 MIGUEL HADDAD PSDB SP 118 MIGUEL LOMBARDI PR SP 119 MIRO TEIXEIRA PROS RJ 120 MISAEL VARELLA DEM MG 121 MISSIONÁRIO JOSÉ OLIMPIO PP SP 122 MORONI TORGAN DEM CE Página: 4 de 5 (Ordem alfabética) Conferência de Assinaturas 123 MOSES RODRIGUES PPS CE 124 NELSON MARQUEZELLI PTB SP 125 NILTON CAPIXABA PTB RO 126 ODELMO LEÃO PP MG 127 PASTOR EURICO PSB PE 128 PASTOR FRANKLIN PTdoB MG 129 PAUDERNEY AVELINO DEM AM 130 PAULO AZI DEM BA 131 PAULO MAGALHÃES PSD BA 132 PAULO MALUF PP SP 133 PAULO PIMENTA PT RS 134 PEDRO FERNANDES PTB MA 135 PR. MARCO FELICIANO PSC SP 136 PROFESSOR VICTÓRIO GALLI PSC MT 137 PROFESSORA DORINHA SEABRA REZE DEM TO 138 RAFAEL MOTTA PROS RN 139 REMÍDIO MONAI PR RR 140 RICARDO TEOBALDO PTB PE 141 RICARDO TRIPOLI PSDB SP 142 ROBERTO SALES PRB RJ 143 ROCHA PSDB AC 144 RODRIGO MAIA DEM RJ 145 RODRIGO PACHECO PMDB MG 146 ROGÉRIO ROSSO PSD DF 147 RONALDO FONSECA PROS DF 148 RONALDO MARTINS PRB CE 149 RONALDO NOGUEIRA PTB RS 150 ROSSONI PSDB PR 151 RUBENS PEREIRA JÚNIOR PCdoB MA 152 SÉRGIO MORAES PTB RS 153 SERGIO SOUZA PMDB PR 154 SERGIO VIDIGAL PDT ES 155 SILAS BRASILEIRO PMDB MG 156 SILAS CÂMARA PSD AM 157 SILVIO COSTA PSC PE 158 SILVIO TORRES PSDB SP 159 SIMÃO SESSIM PP RJ 160 SÓSTENES CAVALCANTE PSD RJ 161 SUBTENENTE GONZAGA PDT MG 162 VALADARES FILHO PSB SE 163 VANDERLEI MACRIS PSDB SP 164 VITOR LIPPI PSDB SP 165 VITOR VALIM PMDB CE 166 WADSON RIBEIRO PCdoB MG 167 WALTER IHOSHI PSD SP 168 WELITON PRADO PT MG 169 WEVERTON ROCHA PDT MA 170 WOLNEY QUEIROZ PDT PE 171 ZÉ SILVA SD MG Página: 5 de 5 (Ordem alfabética) Conferência de Assinaturas 172 ZECA CAVALCANTI PTB PE

     

    1. Obrigada por trazer a

      Obrigada por trazer a informação. Espero que na próxima eleição o Psol seja mais cuidadoso na escolha dos candidatos. Dos outros partidos acho que nem isso estou esperando mais. Que zorra …

      1. Não precisa agradecer

        A informação me foi passada pelo facebook do Partido Pirata.

        E não é a única interessante. Quem segue eles está diariamente tendo acesso a informações que não saem nem na mídia grande, nem na pequena, nem em blog sujo e nem nos limpinhos.

        E muito menos em divulgações de partidos. 

        É muito interessante seguí-los e fugir do fla-flu imbecilizante que campeia.

    2. O mercado financeiro está

      O mercado financeiro está implacando tudo que quer no congresso.

      Essa PEC  do poder emana de Deus quer retirar do povo a possibilidade de o valor do trabalho ser reproduzido (emanar) num projeto do poder social, pelos bancos estatais.

      Basta ver a luta do PSDB na comissão de educação, através de projeto do dep. izalci, no sentido de colocar na constituição que o Materialismo Histórico ficaria proibido de ser doutrina na pedagogia escolar. Isso visa atacar diretamente os estudos sobre a conversão da mais valia.

      É de conhecimento dos políticos que os bancos privados querem só para eles o monopolio para criar moeda digital, via multiplicação de valor, o que, de modo muito expressivo é feito com a poupança dos trabalhadores.

      Não é por acaso que o Banco do Brasil, CEF e BNDES estão sofrendo um cerceamento monumental de suas atividades pelo ministro Joaquim Levy.

  17. Os valentes “robinhudes”

    O José Nassif (kkkkk) trocou o nome do Stedile. Não é João Paulo. É João Pedro. Aliás, General João Pedro Stedile. Afinal, segundo Luiz Inácio Cardoso, o homem tem um Exército. Vou entrar para o MST e tambem me filiar ao MTST. Quero de uma chacrinha lá na Marambaia e uma casinha branca na cidade. No gogó e, se preciso, na arruaça. Nada de esforço.  Governo Dilma/ Levy que se vire.

    1. Discordo…

      São baderneiros e parasitas do Estado, tanto Stédile quanto Boulos. Bando de vagabundos!

      O Boulos é filósofo e inteligente quanto Stédile. ou seja, jumentos amarrados e sentados sobre o próprio rabo.

  18. Conflito e negociação – é a

    Conflito e negociação – é a dialética da vida social. 

    De fato, o lulismo pôs freios no acirramento dos conflitos e pesou a mão na cooptação dos movimenetos sociais e, no limite. no seu esvaziamento. No filme Entreatos, de João Moreira Salles, que acompanha o candidato durante o processo eleitoral vitorioso,  Lula diz com todas as letras que o projeto do PT só poderia ser realizado dali a pelo menos 30 anos e que o seu projeto era para aquele momento. Foi o projeto de poder de um líder que pôs o partido a seu serviço e, em contrapartida, atuou a serviço do partido e de um esquema político que acabou por negar as origens do PT. 

    De um partido de militantes radicais, muitos deles tachavam os comunistas de serem reformistas enquanto que eles, fundadores do PT, seriam os radicais que fariam o enfrentamento e não a concilianção de classes. 

    Os comunistas desintegraram-se ainda mais pós muro de Berlim, parte deles, inclusive, aliando-se com o psdb, enquanto que os petistas radicais, filhos da luta armada contra a ditadura foram gerir o capitalismo, incorporando viés social, porém afirmando o capitalismo consumista.  

    O consumismo está assentado na exacerbação do individualismo. Isto é o oposto de um projeto de nação solidária e coletivista, baseada no trabalho e na ação construtiva. Lula babou com o surgimento da dita “nova classe média”, perdendo a perspectiva dos trabalhadores; elogiando o lucro fabuluso do capitalismo financista imoral;, e assim fazendo de menos para superarmos de vez o conservadorismo, o autoritarismo político da sociedade brasileira pós-ditadura. A arrogância dos poderosos foi aprendida também por muitos petistas, infelizmente.

    O partido tornou-se a burocracia. De cima a baixo. Para voltar a ter vida criativa terá que superar-se. Como fazer em meio à dêbacle moral? Esgotou. Sim, Lula ainda é o maior líder pol’tico do país – mas se for candidato, o será de um partido sangrado; será vitorioso se este partido e o governo lograr sucesso no enfrentamento da crise política e econômica em que estamos metidos e, ao que parece, está apenas no começo. Os conflitos e negociações dos próximos anos deverão sacudir com força o país. A hipocrisia terá que ser desmascarada. Será?

  19. FHC decretou o fim da era

    FHC decretou o fim da era Vargas.

    Nassif decreta o fim do lulismo?

    Ainda bem que sou darcy-brizolista!

  20. Fim do Lulismo ? Quem colocou o guizo no pescoço do gato ?

    Alguns setores da direita e da esquerda teimam em minimizar o papel do metalúrgico, como se tivesse sido algo de pura sorte.   Muito longe disso, Lula pegou um país quebrado, arrasado e moralmente na lona e conseguiu reerguê-lo com suas políticas sociais de redistribuição, descentralização e retomada do crescimento  economico (conf. keynes).    Acho muito importante revisitar esse depoimento de Ciro Gomes avisando do perigo do retorno dos tucanos https://www.youtube.com/watch?v=0-vol4wIzdA bem como a carta do Prof. Theotonio dos Santos http://theotoniodossantos.blogspot.com.br/2010/10/carta-aberta-fernando-henrique-cardoso.htm
    GV e Lula foram seres iluminados, são samurais, gênios fora de série que surgem a cada 100 ou 200 anos na história.
    Então insisto: quem mesmo colocou o guizo no pescoço do gato ?   Depois de feito e pronto, tudo fica mais fácil e cristalino para o entendimento dos humanos mediocres que somos.

     

  21. Li a boa entrevista,

    de Guilherme Boulos. Fim do lulismo? Pode ser, sejá lá o que for o tal lulismo, termo intrigante e confuso. Mas, pergunto: mesmo concordando com os argumentos aqui expostos pelo Nassif, como fica o único político brasileiro com qualidades de estadista? Será que com tudo o que a pessoa e o animal político, Lula, mostrou, ainda não foi capaz de perceber as mudanças óbvias que ocorrem na sociedade brasileira?

    Lula não ouve ninguém, não tem interlocutores de valor, não percebe os estragos feitos pelos últimos anos do governo Dilma para o, vamos lá, lulopetismo?

    “Metamorfose ambulante”, como ele mesmo diz de si, não será capaz de se reformular para continuar na tarefa? Aliás, se o modernoso Haddad é a tipologia do quadro futuro no partido, quem o inventou? Como poste num emaranhado de fios ou como fiação subterrânea?

    Sabemos o quanto “neste País” o gozo vem com a derrubada de antigos mitos, mesmo quando não foram apenas mitos. Já não se decretou o fim de Chico Buarque? Jorge Amado não é um romancista menor? Neymar nem começou e já não é.

    Pois é, o lulismo acabou. Lula também? 

    1. Seu questionamento é de discordância ou de dúvida?

       

      Rui Daher (terça-feira, 07/04/2015 às 08:08),

      Há tantos escrevendo o que bem entendem sem entender o que estão escrevendo que quando se lê alguém como você, que certamente não está nesse grupo, presta-se mais atenção e preocupa-se em esclarecer o que não se entendeu. Eu, por exemplo, não entendi a sua frase:

      “Lula não ouve ninguém, não tem interlocutores de valor, não percebe os estragos feitos pelos últimos anos do governo Dilma para o, vamos lá, lulopetismo?”

      É frase interrogativa, mas a interrogação refere-se a que? “Lula não ouve ninguém?”, “Lula não tem interlocutores de valor?” (Um pitaco aqui: há um artigo de Andre Singer que foi reproduzido aqui no blog de Luis Nassif como post e que para mim sinaliza que se o Andre Singer for um dos interlocutores, Lula não recebe dele boa interlocução) “Lula não percebe os estragos feitos pelos últimos anos do governo Dilma para o Lulopetismo?”.

      Bem reproduzi tudo em forma de interrogação porque o que eu gostaria de saber é se você colocou uma interrogação também para a frase isolada: “os estragos feitos pelos últimos anos do governo Dilma para o Lulopetismo?” Aliás seria duas interrogações. A primeira após “os estragos” e a segunda após “feitos pelos últimos anos do governo Dilma”.

      Eu considero que Lula e o PT sofreram estragos nos últimos anos. Agora penso que muito do estrago se deve ao julgamento da Ação Penal 470, às manifestações de junho de 2013 e à Operação Lava-Jato. Não penso que “os últimos anos do governo Dilma” possam ser responsabilizados por esses estragos. Mesmo em relação às manifestações de junho de 2013 em que se percebia certo descontentamento com a economia, não se pode esquecer que elas foram realizadas em um trimestre em que o Brasil mais cresceu após o segundo trimestre de 2010.

      E seria bom que você apresentasse o seu entendimento daquilo que você escreve como os “últimos anos do governo Dilma”. Você se refere ao afastamento do governo da presidenta Dilma Rousseff dos movimentos sociais, ou se refere aos parcos resultados econômicos alcançados pelo Brasil nos “últimos anos do governo Dilma”?

      Em relação ao afastamento, eu gostaria de saber o que o governo da presidenta Dilma Rousseff deveria ter feito para que não ocorresse o afastamento dos movimentos sociais. Ou para evitar a resposta redundante, eu poderia perguntar, caso você fosse um outro interlocutor: o que o governo da presidenta Dilma Rousseff deveria ter feito para se aproximar mais dos movimentos sociais? É claro que caso você fosse outro interlocutor que demandasse eu ter feito a pergunta da segunda forma, a resposta ao outro modo de perguntar seria: “evitar se afastar dos movimentos sociais”.

      É bem verdade que você pode responder com as palavras de Luis Nassif: “faltou diálogo e faltou projeto”. Eu queria uma resposta mais densa, mas dou-me por satisfeito. Até porque quanto à falta de diálogo tudo poderá ser resolvido com a ida de Eliseu Padilha para a pasta de Relações Institucionais. E quanto à falta de projeto, avalio que como ficamos quatro anos sem projeto e este ano será apenas um ano de acerto de contas, não se deve esperar que se tenha um projeto para os três anos finais do governo dela.

      Quanto aso parcos resultados econômicos alcançados pelo Brasil nos “últimos anos do governo Dilma”, há ainda duas questões. Primeira: quais foram os parcos resultados econômicos? E segunda: eles foram produzidos “pelos últimos anos do governo Dilma”? Essa segunda questão parece-me de grande importância quando colocada aqui no blog de Luis Nassif. Ele sempre faz muita referência aos nossos grandes grupos econômicos da mídia influindo nas expectativas e dai causando todo o tipo de estrago.

      Eu nunca deixei de negar validade para a crítica de Luis Nassif. A grande mídia não faz a economia em nenhum lugar do mundo. Hoje, no entanto, Luis Nassif avançou muito em direção ao meu entendimento. Transcrevo um parágrafo do post “O câmbio e a crise dos jornalões” de terça-feira, 07/04/2015 às 06:00, em que ele nega a participação da imprensa na crise econômica:

      “Não se atribua a crise a uma conspiração midiática. Ela é de quase exclusiva responsabilidade dos erros de política econômica do governo Dilma”.

      Há um quase para tirar a exclusividade, mas é um quase não só diminuto perto do sentido da exclusividade como é uma forma de se lembrar que há fenômenos da natureza pelos quais o governo não pode ser responsabilizado.

      Está claro no texto, mas para evitar qualquer confusão menciono que a crise de que Luis Nassif está falando é a econômica e não a política. Embora seus questionamentos expressassem dúvidas o seu texto deu-me a impressão de que você parece esposar o pensamento de Luis Nassif. Então a questão que eu poderia fazer para ele, eu faço a você. O que eu gostaria de ver esclarecido é em que consiste esta crise e em que consiste os erros da política econômica do governo Dilma que foram responsáveis pela crise?

      Como você pode observar o meu comentário se resume a estas duas questões. Fiz um prolegômeno pleno de circunlóquios, para fazer uma questão que talvez fosse melhor fazê-la diretamente a Luis Nassif lá no post “O câmbio e a crise dos jornalões”. Como sei que Luis Nassif não vai responder e sei da sua atenção com o que escreve, e percebe que as minhas questões foram tiradas do conteúdo do seu comentário, imagino que você possa encontrar tempo para prestar esses esclarecimentos.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 07/04/2015

  22. Lulismo não é regra do jogo, a pactuação sim

     

    Luis Nassif,

    Até pretendia entrar em discussão sobre este seu post “O fim do lulismo e a permanência da pactuação” de segunda-feira, 06/04/2015 às 19:09. O texto seria centrado na visão de Guilherme Boulos para quem o lulismo foi a política da conciliação, da pactuação e teria chegado ao fim.

    No título do post você fala na permanência da pactuação e dá como exemplo o Plano Diretor de São Paulo e no texto do post você afirma que o episódio do Plano Diretor de São Paulo ensina que não há mais espaço para a luta de classe e que os conflitos devem ser bem explicitados e mediados. Enfim, dá para concluir que para você a democracia representativa venceu e que o parlamento é o palco onde há a composição de interesses conflitantes mediante a mediação e este é o melhor caminho para enfrentar as dificuldades.

    Para quem como eu defende a democracia representativa não há porque discordar do seu texto e, assim, não vejo razão para debate.

    Só que o título do post remete ao fim do lulismo e você faz referência a outro post em que você já havia comentado esse tema. Trata-se do post “O fim do lulismo e do fernandismo” de quarta-feira, 04/02/2015 às 05:48, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-fim-do-lulismo-e-do-fernandismo?page=1

    Deixei o endereço para a segunda página porque nela está, como o antepenúltimo comentário no post com 171 comentários, o meu comentário para você enviado quarta-feira, 04/02/2015 às 09:43. Nele eu disse o seguinte:

    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    “Luis Nassif,

    Na década de 70 Belchior fez uma canção que dizia: “o novo sempre vem”.

    Penso que se deixasse por conta dele haveria um texto de melhor qualidade. Pelo que você escreveu eu só posso repassar o elogio que recebi de um professor. Assim digo que o seu post “é uma obra prima de truísmo enriquecido com pérolas de tautologia”.

    Só para esclarecer. O PT precisa de Lula. Só quem precisa de Fernando Henrique Cardoso é “Não é amore” e você”.

    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    Para esclarecer lembro que há um vídeo que mostra quem é “Não é amore”

    Não gosto dos mitos, mas independentemente do que signifique o lulismo, o PT precisa de Lula na eleição de 2018, a menos que com a retomada da economia a presidenta Dilma Rousseff consiga eleger um post que ela possa chamar de seu.

    Avalio que a economia vai-se recuperar, mas não vejo como possível que a presidenta Dilma Rousseff tenha popularidade para dar suporte a candidatura de alguém do PT que não seja o próprio Lula. Até porque a recuperação será pelo mercado externo e vai ser uma recuperação lenta e não parecerá para a população que o governo tenha tido muita influência na recuperação econômica.

    A participação do governo é sentida com muito mais presença quando a retomada do crescimento é feita pelo mercado interno. Tal foi possível em 2009 e garantiu a eleição da presidenta Dilma Rousseff em 2010. Agora só há espaço para o crescimento via dólar valorizado, e, portanto, via setor exportador.

    Então a menos que o governo da Dilma Rousseff seja um retumbante fracasso ou que seja um estrondoso sucesso não vejo como o PT poderá abrir mão de Lula. Desse modo, sem conhecer o futuro considero que seja impossível concluir pelo fim do lulismo.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 07/04/2015

  23. O fim do LULISMO.

    Lula é uma das lideranças imortalizadas desse mundo de Deus. Não por  influência de forças estranhas. Saído do meio do povo e possuidor de um carisma que  poucos  possuem, a exemplo do velho Mao, Lênini, Fidel, Mandela, Gandhi, etc,celebrizou-se pelas suas realizações de cunho social, fruto  de sua inteligência e genialidade. Seu projeto altruístico tem inspirado  muitos outros governantes mundo afora. Reconhecido mundialmente, tem sido agraciado com honrarias de dar inveja a muitos intelectuais letrados. Não esqueçam que ele recebeu 26 títulos de “Doutor Honoris Causa”  em vários países, sendo ainda, o único brasileiro da nossa história, a escrever uma coluna mensal no jornal New York Times. O povo brasileiro teve que esperar por ele desde o ano 1.500. Nassif e Boulos: Vocês são importantes nesse projeto, mas são, ainda,  discípulos do nosso grande GURU, que vem derrotando as velhas oligarquias há quatro eleições. Isso seria impensável, sem ELE.

     

  24. “Articulado, inteligente como

    “Articulado, inteligente como João Paulo Stédile, o líder dos Sem Terra, o filósofo Guilherme Boulos, (…)”

    Isso foi alguma ironia involuntária? Guilherme Boulos é tão filósofo quanto o Tiririca.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador