O que é COVAX e por que é importante para levar vacinas para países em desenvolvimento?

Os países que assinarem a COVAX terão acesso a um amplo portfólio de novas vacinas candidatas para combater o vírus SARS-CoV-2, que causa a COVID-19

Reprodução

Por Nicole Hassoun, professora da Binghamton University

Em The Conversation

Há um esforço global para distribuir vacinas aos países mais pobres, mas alguns dos maiores países do mundo, incluindo os EUA, Rússia e China, não pretendem apoiar o esforço.

Essa falta de apoio pode ter consequências devastadoras para o acesso a uma vacina COVID-19 nos Estados Unidos e em muitos países pobres ao redor do mundo. Isso porque os EUA não terão acesso às vacinas garantidas pela iniciativa, chamada COVAX. Além disso, a COVAX pode não ter o financiamento de que precisa para ajudar os países pobres a controlar suas epidemias, permitindo que o vírus continue circulando pelo mundo.

Sou especialista em ética na Binghamton University e estou interessada na COVAX porque trabalho com saúde e justiça globais.

O que é o Centro de Acesso Global de Vacinas COVID-19 (COVAX)?

COVAX, formalmente conhecido como The COVID-19 Vaccines Global Access Facility, é uma colaboração global para acelerar o desenvolvimento, fabricação e distribuição equitativa de novas vacinas. Os países que assinarem a COVAX terão acesso a um amplo portfólio de novas vacinas candidatas para combater o vírus SARS-CoV-2, que causa a COVID-19.

A COVAX é co-liderada por Gavi, a Vaccine Alliance , a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations e a Organização Mundial da Saúde, ou OMS. Gavi, uma parceria público-privada , vacina crianças contra doenças mortais em todo o mundo; O CEPI ajuda a desenvolver vacinas e a OMS trabalha com 194 estados membros para promover a saúde global. Juntos, esses grupos levantaram US $ 700 milhões em direção a uma meta inicial de US $ 2 bilhões para apoiar a instalação COVAX.

A COVAX apóia a pesquisa e o desenvolvimento de novas vacinas, investindo nelas e negociando preços com empresas farmacêuticas. A meta da COVAX é ter 2 bilhões de doses para distribuir até o final de 2021, o que deve ser suficiente para ajudar os países a vacinar 20% de suas populações e acabar com a fase aguda da pandemia.

A participação no COVAX pode ser vista como um plano de seguro até mesmo para os países mais ricos , como os EUA, que têm acordos bilaterais com alguns desenvolvedores de medicamentos para ter acesso prioritário a algumas vacinas. Se essas vacinas candidatas COVID-19 falharem – uma revisão recente de medicamentos e vacinas que passam por testes clínicos mostrou que mesmo aqueles nos estágios finais da pesquisa têm apenas 20% de chance de sucesso – os países comprometidos com a COVAX podem acessar outras vacinas que devem ajudar eles protegem seus mais vulneráveis.

Como funciona o plano COVAX?
O COVAX Facility reúne o poder de compra dos participantes, fazendo com que os fabricantes de vacinas produzam as vacinas em escala e façam investimentos iniciais arriscados na capacidade de fabricação. A ideia é que, ao reunir esses recursos, a COVAX garantirá acesso rápido a novas vacinas à medida que são desenvolvidas. Gavi também está ajudando alguns países pobres a se prepararem para distribuir vacinas fora das instalações .

O que significa para os EUA sair da COVAX?
A pandemia já causou devastação, causando mais de um milhão de mortes e interrompendo bilhões de vidas . Se os países puderem obter boas vacinas, eles podem salvar muitas vidas e, alguns estimam, economizar US $ 375 bilhões em atividade econômica global todos os meses.

Hoje, 64% da população global – 156 países – concordaram em participar do plano, mas são necessários recursos adicionais para garantir e distribuir as vacinas .

Acredito que os EUA devem fornecer a liderança moral necessária para levar o plano a bom porto.

Como a saída da COVAX nos EUA afeta a distribuição de vacinas?
À medida que os EUA renunciam à COVAX, a Europa está se preparando para liderar a resposta global.

A UE informa que ajudou a reunir 40 países e angariar 16 bilhões de euros para financiar pesquisas sobre testes, tratamentos e vacinas. A UE aderiu à COVAX, contribuindo com 400 milhões de euros para garantir que tanto os pobres como os ricos possam obter vacinas seguras.

Porém, França e Alemanha , embora oficialmente parte da colaboração global, já fizeram acordos com empresas farmacêuticas para garantir vacinas para suas populações e não as comprarão por meio do esforço internacional.

Acredito que podemos controlar melhor a propagação da pandemia se todos os países colaborarem. Os Estados Unidos e outros países que não ingressarem na COVAX não terão acesso às vacinas que a COVAX oferece. Além disso, se esses países não garantem vacina suficiente por conta própria para obter imunidade coletiva, eles permanecem vulneráveis ​​ao vírus. Eles deveriam, em vez disso, trabalhar juntos para controlar a propagação do vírus ao redor do mundo por meio da COVAX. A decisão do governo Trump nos deixa em risco.

E os países que não podem produzir suas próprias vacinas?
Dito isso, o plano COVAX não é perfeito .

Embora a COVAX afirme fornecer acesso equitativo às vacinas, os países doadores ricos provavelmente conseguirão vacinar 20% de suas populações antes que o restante possa vacinar mais de 3% . E em um movimento para atrair doadores, a COVAX também permite que esses países escolham em quais vacinas desejam investir.

O plano não é totalmente transparente e, acredito que deveria exigir que as vacinas fossem disponibilizadas a preço de custo, incluíssem compradores não governamentais e incorporassem a Chamada de Solidariedade da OMS para o acesso global eqüitativo às tecnologias de saúde COVID-19: garantindo licenças de acesso aberto que permitem o conhecimento compartilhamento e distribuição dentro do setor de genéricos.

Atualmente a COVAX trabalha dentro do sistema tradicional de patentes – permitindo que as empresas detentoras de patentes cobrem tudo o que o mercado arcar. Acredito que isso seja um problema, em parte, porque cerca de 80% da fabricação de medicamentos é de genéricos e não podemos utilizar essa capacidade se as empresas mantiverem suas patentes. As patentes são proteções de monopólio que impedem as empresas fabricantes de medicamentos genéricos de competir com a empresa que detém a patente. Dessa forma, eles restringem o acesso e permitem que as empresas aumentem os preços.

É melhor recompensar as empresas por suas contribuições de outras maneiras – talvez com base em seu impacto na saúde global. Não deve haver patentes em uma pandemia.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador