O racha no Fórum Social Temático

Do Zero Hora

Disputa política promove racha entre organizadores do Fórum Social Temático

Nos bastidores, entidades tradicionais estão descontentes com a influência da prefeitura e da Força Sindical na programação

Juliana Bublitz

A nove dias da abertura, o Fórum Social Temático de Porto Alegre vive uma crise nos bastidores, marcada por uma divisão sindical e partidária.

Descontentes com a perda de espaço na organização, entidades como CUTMarcha Mundial das Mulheres e Associação Brasileira de ONGs (Abong) decidiram abandonar o evento, previsto ocorrer na última semana do mês.

Os dissidentes não aceitam que grupos ligados à maçonaria e a setores empresariais participem das discussões. Além disso, questionam a influência da Força Sindical e a apropriação do Fórum pela administração municipal. Em novembro, o prefeito José Fortunati (PDT) sancionou uma lei transformando a iniciativa em data fixa no calendário da cidade.

— Quando sentamos para conversar, percebemos que o evento já estava completamente descaracterizado, então optamos por sair. Essa institucionalização não tem nada a ver. O Fórum não é uma articulação de governo — afirma Mauri Cruz, dirigente nacional da Abong.

Historicamente vinculada ao Fórum e ao PT, a CUT seguiu o mesmo caminho ao se dar conta de que perdia terreno para a Força Sindical. A Força, presidida no RS pelo vereador Cláudio Janta, do mesmo partido de Fortunati, era minoritária e agora é uma das líderes.

— Estranhamos a atitude da CUT. Eles fizeram parte de todas as reuniões e concordaram com tudo. Agora, aos 45 minutos do segundo tempo, resolvem tirar o time de campo. Não dá para entender — diz Janta.

No Paço, a ruptura é atribuída a diferenças partidárias.

— Se a prefeitura estivesse na mão do PT, duvido que haveria tantas críticas. Estaria tudo em paz — avalia um integrante da gestão Fortunati.

O secretário de Governança Local, Cézar Busatto (PMDB), ressalta que a Semana do Fórum Social Mundial foi instituída “com apoio dos movimentos sociais”. Segundo ele, não se trata de “apropriação”, mas de garantir “que não faltem recursos orçamentários para o encontro”. Na terça-feira, a prefeitura assegurou a presença do Conselho do Orçamento Participativo (OP) no evento.

— Entendemos que o Fórum é uma marca de Porto Alegre. Esperamos que essas divergências sejam resolvidas — resume Busatto.

O evento

Fórum Temático

Até agora, o Fórum Social Temático ocorria apenas em anos pares, quando não há Fórum Social Mundial. A ideia original era de que fosse uma preparação para o grande evento e que ocorresse de forma descentralizada, em diferentes locais ao mesmo tempo. O Fórum Social Mundial 2013 será na Tunísia, entre 26 e 30 de março.

Em Porto Alegre

— O Fórum Temático vai ocorrer de 26 a 31 de janeiro, em diferentes pontos da Capital, com o tema democracia, cidades e desenvolvimento sustentável. A programação ainda está em elaboração, mas um dos destaques será o Programa Cidades Sustentáveis, com atividades previstas para os dias 29 e 30.

 

ENTREVISTAS

Oded Grajew — Idealizador do Fórum Social Mundial

“Para fazer Fórum Temático, não precisa de autorização”

Idealizador do Fórum Social Mundial, o empresário Oded Grajew discorda das críticas à edição temática do evento na Capital e minimiza a crise. Segundo ele, que participará do encontro, o evento está garantido, apesar das dissidências.

Zero Hora — O senhor concorda com a crítica de que está havendo uma descaracterização do Fórum?

Oded Grajew — Não. Continuamos discutindo mudanças no modelo de desenvolvimento, cada um da sua forma, com a sua teoria. Nós, por exemplo, faremos um debate sobre o Programa Cidades Sustentáveis. Convidamos secretários municipais e prefeitos de todo o país para discutir, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e com a Confederação Nacional dos Municípios.

ZH — A CUT critica a participação de grupos considerados neoliberais no evento. O que o senhor acha da posição da entidade?

Grajew — Essa é a opinião da CUT, e não posso falar pela CUT. Mas o Fórum não é uma entidade da qual só participa quem é sócio. É um espaço aberto e auto-organizado. Participa quem tiver vontade. E quem quiser se retirar, que se retire, sem problemas.

ZH — Os descontentes dizem que esse Fórum não tem autorização do comitê internacional e que não deveria acontecer. Como o senhor avalia isso?

Grajew — Ao conselho internacional cabe apenas decidir o evento mundial. Para fazer Fórum Temático, não precisa de autorização nem de licença. Organiza quem quiser, na data que quiser, no espaço que quiser. Decidimos fazer em Porto Alegre para não deixar janeiro sem atividades. O Fórum Mundial em Túnis ficou para março, por uma questão de agenda.

ZH — O Fórum Temático sai mesmo com as dissidências?

Grajew — Sim, com certeza. Já está marcado, e não vamos voltar atrás.

 

Claudir Nespolo— Presidente da CUT no RS

“O evento não tem o aval do comitê internacional”

Presidente da CUT no Estado, Claudir Nespolo diz que a entidade decidiu abandonar a edição temática do Fórum em Porto Alegre por discordar da forma como está sendo organizada e por temer sua institucionalização pela prefeitura.

Zero Hora — Por que a CUT está deixando o Fórum?

Claudir Nespolo — Continuamos acreditando no Fórum Social Mundial. Nossa bronca é com essa edição. Ela não tem o aval do comitê internacional. É uma iniciativa estranha. E não é só a CUT que decidiu sair. A Via Campesina, as pastorais sociais e outras entidades de esquerda também.

ZH — Qual é o problema?

Nespolo — Esse Fórum está contrariando a carta de princípios. Ela diz que, em anos de edição centralizada do Fórum, e esse ano haverá uma na Tunísia, não se deve fazer edições temáticas. Além disso, está descontextualizado em termos de conteúdo e descaracterizado em termos de organização. Vemos com preocupação os indícios de institucionalização.

ZH — O senhor se refere à lei que criou a Semana do Fórum em Porto Alegre?

Nespolo — Esse é um ponto de divergência, e já falamos isso ao prefeito José Fortunati. Fizemos questão de conversar com ele antes de anunciar a decisão. O Fórum é um esforço da sociedade, e institucionalizá-lo é ruim, independentemente de questões partidárias.

ZH — Por que o senhor diz que o evento está descontextualizado em seu conteúdo?

Nespolo — A discussão principal deveria ser sobre como combater o avanço do neoliberalismo na Europa, no contexto da crise, e não democracia e cidades sustentáveis. A questão ambiental nós já discutimos no último Fórum. Essa descontextualização só vai enfraquecer o evento, e não queremos contribuir com a banalização.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador