O racismo na linguagem: como o branco se tornou metáfora para todas as coisas boas?

Metáforas não são de ferro. É possível mudar conscientemente a maneira como escrevemos, desenhamos, criamos

Por Aradhna Krishna, da Universidade de Michigan

The Conversation

Logo após a morte de George Floyd, um dos meus amigos me mandou uma mensagem de texto dizendo que Floyd não era necessariamente uma pessoa má, mas, apontando para suas passagens anteriores na prisão, acrescentou que “ele também não era um lírio branco”.

Logo depois, li um artigo no The New York Times, escrito por Chad Sanders, no qual ele notou que seu agente cancelou uma reunião com ele porque estava observando um ” dia de blecaute ” em reconhecimento aos homens e mulheres negros que foram brutalizados e mortos.

No primeiro exemplo, o branco representa pureza e moralidade. No outro, o preto representa nada ou ausência – semelhante ao uso do “buraco negro” como metáfora.

Esses tipos de metáforas linguísticas – difundidas na fala – têm sido o foco de minha pesquisa.

Existem “dias mais brilhantes pela frente” após “tempos sombrios”. Queremos estar na lista de permissões e não na lista negra de empregos. Os chapéus pretos são os maus hackers e os brancos os bons. Mentiras brancas fazem com que esticar a verdade seja legal, enquanto não queremos receber uma marca negra em nossos registros. Nos livros ilustrados, pessoas boas, anjos e deuses se vestem de branco, mas os vilões, demônios e o Ceifador se vestem de preto.

Obviamente, há exceções: preferimos estar “no preto” versus “no vermelho” nas demonstrações financeiras. Mas, na maioria das vezes, o delineamento é notavelmente consistente.

Como essas metáforas linguísticas se formam? E eles perpetuam o racismo?

Processando um mundo complicado

Uma teoria , proposta pelos linguistas cognitivos George Lakoff e Mark Johnson, é que as metáforas são uma ferramenta cognitiva que permite às pessoas compreender o que não podem ver, provar, ouvir, cheirar ou tocar. Eles ajudam as pessoas a entender conceitos difíceis e abstratos por meio de paradigmas mais simples e tangíveis.

Essas metáforas se formam à medida que as pessoas adquirem experiência no mundo físico. Por exemplo, o conceito abstrato de poder está ligado ao conceito concreto de altura – talvez porque, quando crianças, vimos os adultos como mais altos e mais poderosos. Então, como adultos, continuamos a associar implicitamente altura com poder . Não são apenas prédios altos ou pessoas altas. Em vários estudos, os participantes consideraram os símbolos que representam pessoas ou grupos mais poderosos se eles simplesmente aparecessem em uma posição mais alta em uma página do que outros símbolos.

Minha pesquisa com colegas cientistas comportamentais Luca Cian e Norbert Schwarz descobriu que a posição vertical também tem uma associação implícita com emocionalidade e racionalidade.

Se algo está no topo de uma página ou tela, tendemos a percebê-lo como mais racional, enquanto se algo está no fundo, parece mais emocional. Uma razão pode ser que, metaforicamente, tendamos a conectar o coração à emoção e a cabeça à lógica, e, no mundo físico, nossas cabeças são realmente mais altas que nossos corações.

Infundindo cores com significado

De maneira semelhante, a neve fresca e a água limpa são brancas ou transparentes, enquanto a água manchada fica marrom e depois preta. Também é claro e relativamente mais seguro durante o dia, mas escuro e mais perigoso à noite. Enquanto observamos tudo isso, começamos a formar metáforas conceituais – ou conexões subconscientes – entre cor e bondade.

Experimentos documentaram a existência desse relacionamento.

Em um artigo, por exemplo, os psicólogos Brian Meier, Michael Robinson e Gerald Clore mostraram que a cor branca está implicitamente ligada à moralidade e a cor preta à imoralidade.

Em outro estudo, eles pediram aos participantes que avaliassem as palavras como positivas ou negativas. As palavras foram mostradas em fonte preta ou branca na tela do computador com um programa que mede a velocidade da classificação.

Os participantes avaliaram palavras com um significado positivo como “ativo”, “bebê”, “limpo” e “beijo” mais rapidamente quando exibidas em uma fonte branca em vez de preta. Por outro lado, eles classificaram palavras com significado negativo – termos como “torto”, “doente”, “tolo” e “feio” – mais rapidamente quando apareceram em preto.

Esses estudos foram replicados e os mesmos resultados emergem, indicando que eles não são um acaso: os elos perceptivo-conceituais entre cor e bondade estão enraizados nas pessoas.

O fator de corrida

Poderia algo tão simples quanto o relacionamento cor-bondade gerar preconceito racial?

Nos estudos de qualidade de cores acima, as cores preto e branco foram conectadas com boas e más. Os testes implícitos de viés de corrida, por outro lado, procuram uma conexão entre rostos em preto e branco e bondade.

Há uma diferença sutil, mas importante aqui. O teste implícito de preconceito racial detecta preconceito em relação aos negros. Portanto, além da cor da pele, também capta reações a outras diferenças de aparência – do cabelo à estrutura facial – junto com qualquer animosidade que alguém possa ter anteriormente. Ainda assim, a associação cor-bondade é claramente um fator de preconceito racial.

Essas metáforas conceituais – tão arraigadas em nosso discurso cotidiano – podem ser revertidas? E se escrevêssemos que algo era tão puro quanto os olhos mais negros; tão rico quanto os cabelos mais escuros; ou tão sofisticado quanto um vestido preto?

E se Deuses e heróis estivessem vestidos de preto e vilões de branco?

E se, como Muhammad Ali apontou em uma entrevista de 1971, tivéssemos bolo de baunilha e bolo de anjo com chocolate escuro?

Metáforas não são de ferro. É possível mudar conscientemente a maneira como escrevemos, desenhamos, criamos roupas – e, sim, assamos. Com o tempo, talvez isso possa corroer gradualmente alguns de nossos preconceitos implícitos.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para o que pretendíamos entender o texto fica inconcluso. Não alcança a fonte concreta que leva – e cremos que tal se encontra em algum instante da Civilização no plano histórico – à razão por quê BRANCO e PRETO correspondem às significações correntes.

  2. Deu branco é negativo , tem um pouco de preconceito mas o medo ancestral da noite pesa.
    Tentando pensar um expressão positiva com a cor negra mas não me ocorre.

  3. Embora carro branco possa parecer chique nos últimos anos, o preto é imbatível!
    Certos restaurantes tem adotado guardanapos pretos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador