O recado político maior da rua, por J. Carlos de Assis

Por J. Carlos de Assis

O recado político maior da rua sob a bandeira do aumento dos ônibus

J. Carlos de Assis*

Que não se tirem conclusões irrefletidas das manifestações de jovens contra o aumento de passagens de ônibus e outras mazelas dos serviços públicos. Nem é o começo da revolução, nem a simples baderna, nem a manipulação por grupos extremistas de uma grande massa ingênua. É simplesmente o brado inconsequente de uma juventude frustrada pela falta de perspectiva de vida, indiferente ao prato feito comum de uma liderança política esgotada em seus slogans de pretensa mobilização que já não traz apelo algum a ninguém.

As manifestações de rua no Brasil definharão aos poucos, como definharam Occupy Wall Street nos EUA e os Indignados da Espanha. Diferentemente da Primavera Árabe, não havia nesses movimentos, como não há no Brasil, o objetivo da derrubada de uma ditadura. Havia lá, como aqui, uma sensação difusa de ausência de diretivas políticas que façam vibrar a nação em torno de um projeto de destino. Isso seria tarefa da esfera política. Mas a esfera política se revela amorfa e oportunista, centrada em seus próprios interesses corporativos.

O campo de esquerda de nossos partidos políticos perdeu sua identidade interna e sua identificação com as massas. Falo do campo de esquerda porque, no da direita, prevalece o conservadorismo que se vale do status quo. Não é um problema só nosso. É também na Europa. Sacudido pela maior crise econômica da história, o bloco de esquerda europeu não sabe o que fazer. Basta ver o exemplo da França: a que veio o socialista François Hollande, a não ser para respaldar a infame política econômica que a Alemanha impõe ao sul da Europa?

Nossos jovens atuam com a intuição de que a democracia política é um instrumento de mudança em favor da democracia social. Contudo, não vêem isso na prática política. O partido que sequestrou a sigla da democracia social foi o que mais avançou na penetração do neoliberalismo no Brasil. Contra ele, no discurso, o PT pretendeu oferecer uma alternativa. Contudo Lula, o líder carismático da abertura política como dirigente sindical, recuou assustado da possibilidade de promover uma verdadeira democracia social enquanto presidente, para além do simples assistencialismo.

Qual é a mensagem que o campo de esquerda tem hoje para nossos jovens? Claro que não é o “tripé meta de inflação, superávit primário e câmbio livre”. Isso não pode ser o projeto de uma nação. Isso não pode ser uma utopia progressista. Isso não pode ser uma fantasia mobilizadora da juventude. Ao contrário, ela quer sobretudo justiça social. Generosos como são, não há jovens que se oponham à Bolsa Família. Contudo, que destino está reservado para aquela faixa da sociedade entre o Bolsa Família e um empresariado contemplado com múltiplas bolsas  sob o pretexto de incentivar um investimento que não fazem, e o Estado abriu mão de fazer?

O que os manifestantes de rua estão fazendo é radicalizar a democracia política no sentido de uma afirmação inequívoca de demandas de destino ao sistema político. Seu movimento se esgotará, provavelmente sem resultados práticos imediatos, mas é uma sinalização clara de outros que virão no futuro por outros pretextos. Os radicais se aproveitarão deles para se afirmarem, pode haver confrontos, feridos e até mortes, mas a mensagem essencial prevalecerá: dêem-nos um destino.

Se o campo de esquerda não apresentar uma utopia, corremos o risco de instabilidade permanente. Não adianta esperar que, no interior do próprio movimento, saiam teses propositivas. Isso só acontece enquanto miragem de esquerdistas vulgares. Alguém, algum partido tem que se apresentar com a proposta. Lula seria o líder natural, mas não é possível saber se seria capaz de exercer pela terceira vez, depois da democratização e, em parte, da presidência, um papel realmente transformador da esfera política, com toda a carga de inovação do discurso e da ação que isso representa.

Por outro lado, não há muito o que se esperar do campo da direita. Ele vai muito bem. Temos um Governo que protege a propriedade privada e o lucro, como convém numa democracia de cidadania ampliada. Mas é bom que a direita se acostume com a ideia de que os níveis indecentes de concentração de renda funcional e de propriedade no Brasil não perdurarão eternamente. A democracia social implicitamente exigida nas ruas diz respeito a um Estado orçamentariamente forte para garantir os direitos sociais básicos de saúde, de educação, de previdência, de salário decente,  de justo equilíbrio entre trabalho e capital. Conscientemente ou não, isso continuará sendo exigido nas ruas, num momento em que, se podemos não saber para onde vai o mundo, podemos ao menos tentar querer para onde ir.

 

*Economista, professor de Economia Internacional da UEPB, autor, entre outros livros de Economia Política, de “O Universo Neoliberal em Desencanto”, co-autoria, e “A Razão de Deus”, pela Civilização Brasileira.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador