OMS alerta contra estratégia de adiar a segunda dose da vacina da Covid

OMS, assim como laboratórios que produzem o imunizante, diz que a segunda dose só deve ser adiada em “circunstâncias excepcionais"

The Independent

A Organização Mundial da Saúde (OMS) juntou-se à Pfizer e à BioNTech no alerta contra o atraso de uma segunda dose de sua vacina Covid.

Autoridades do Reino Unido anunciaram na semana passada que a política de vacinação mudaria para aumentar o período entre o primeiro e o reforço do intervalo recomendado de três a quatro semanas para 12 semanas.

Os profissionais de saúde foram obrigados a reagendar as consultas para a segunda dose para ampliar o programa de vacinação para o maior número possível de pessoas, embora a injeção inicial ofereça menos proteção por si só.

Mas Alejandro Cravioto, presidente do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (Sage) da OMS, disse que a segunda dose só deve ser adiada em “circunstâncias excepcionais”.

Ele disse: “Nós deliberamos e saímos com a seguinte recomendação: duas doses desta vacina [Pfizer] em 21-28 dias.

“Sage fez uma provisão para países em circunstâncias excepcionais de restrições de fornecimento de vacina [Pfizer] para atrasar a administração da segunda dose por algumas semanas, a fim de maximizar o número de indivíduos que se beneficiam de uma primeira dose”.

Cravioto acrescentou: “Acho que temos que estar um pouco abertos a esse tipo de decisão que os países devem tomar de acordo com suas próprias situações epidemiológicas”.

A BioNTech e a Pfizer também disseram que não há evidências de que sua vacina continuaria a proteger contra a Covid se a injeção de reforço fosse dada mais tarde do que o testado nos testes.

“A segurança e eficácia da vacina não foram avaliadas em esquemas de dosagem diferentes, pois a maioria dos participantes do ensaio recebeu a segunda dose dentro da janela especificada no desenho do estudo”, disseram as empresas em um comunicado conjunto.

“Não há dados que demonstrem que a proteção após a primeira dose é mantida após 21 dias.”

Ele vem depois que o Comitê Conjunto de Vacinas e Imunização (JCVI) propôs na semana passada alterar os esquemas de dosagem aprovados, dizendo que “inicialmente vacinar um número maior de pessoas com uma única dose evitará mais mortes e hospitalizações do que vacinar um número menor de pessoas com duas doses ”.

O diretor médico da Inglaterra, Chris Whitty, disse durante uma coletiva de imprensa na terça-feira que havia incógnitas em estender a lacuna entre as doses da vacina, e as chances de isso levar a um novo mutante do vírus eram uma preocupação pequena, mas real.

Aumentar o intervalo de tempo entre as doses era um equilíbrio sensato de risco, disse ele.

No entanto, cinco cientistas médicos do Reino Unido criticaram o plano, dizendo que os esquemas de dosagem comprovados não devem ser alterados “sem suporte ou evidência científica sólida”.

Em um artigo de opinião publicado online pelo British Medical Journal , os cientistas disseram que a mudança foi baseada em “suposições” ao invés de evidências científicas ou dados de testes.

Eles também questionaram a razão de prolongar o tempo entre a primeira e a segunda dose.

Os cientistas das universidades de Nottingham, Manchester e De Montfort também escreveram que as sugestões dos funcionários do JCVI de que a estratégia se devia à escassez de vacinas foram contestadas pelos fabricantes.

“Embora as suposições possam ser úteis para gerar uma hipótese, por si só não são uma razão suficiente para alterar um regime de dosagem eficaz conhecido“, escreveram no BMJ.

As propostas geraram considerações semelhantes por parte de outros governos e geraram um debate acirrado entre cientistas de todo o mundo.

A Dinamarca aprovou um atraso de até seis semanas entre a administração da primeira e da segunda injeção da vacina.

A Alemanha também está considerando a possibilidade de implementar a estratégia.

Leia também:

Comunidade internacional discute como lidar com a segunda dose da vacina contra Covid

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador