Os presidentes e seus ghost-writers

Por André Lopes

Do site de Ailton Medeiros

Palavras que se diz, se diz e não se pensa

Lula vai publicar uma coluna mensal no “The New York Times”. Mas isso não significa que o ex-presidente está obrigado a redigir seus artigos. Como colunista ele certamente delegará a tarefa a algum escriba como sempre fez.

Todos os presidentes têm seus ghost-writers.

Juscelino teve três: Augusto Frederico Schmidt e Álvaro Lins. A famosa frase “Deus poupou-me o sentimento do medo”, pronunciada por JK na Escola Sousa Marques, no Rio, é de Schmidt.

Getúlio Vargas, que entrou para a Academia com um calhamaço, intitulado “Discursos” (lia mal e falava ainda pior), teve vários. Os mais famosos foram Osvaldo Aranha e Lourival Fontes.

Tancredo Neves, que fez memoráveis discursos ao longo de sua trajetória política, delegava a tarefa ao jornalista Mauro Santayana. Aliás, é de Santayana o termo Nova República.

John Kennedy, cujo tempo dedicava quase sempre às mulheres, teve ghost-writers. No caso dele foram três: Arthur Schlesinger, John Kenneth Galbraith e Ted Sorensen. E graças a eles, Kennedy entrou para a história como grande orador. Um deles se tornou célebre.

Em novembro de 1963, dois estudantes negros, James Hood e Vivian Malone, tiveram garantido pela justiça americana seu direito de estudar na universidade do Alabama, até então exclusiva “para brancos”.

George Wallace, um ex-boxeador e governador do Estado, que era contra, tentou barrar a entrada dos dois estudantes se fixando na entrada da universidade. Bob Kennedy, irmão do presidente e ministro da Justiça, enviou tropas federais para a capital, Montgomey, com a finalidade de assegurar o cumprimento da decisão judicial.

À noite, Kennedy fez o discurso, escrito por Sorensen, que entraria para a história dos direitos civis americanos. No documentário “Crise”, de Robert Drew, há uma seqüência em que Sorensen aparece no Salão Oval da Casa Branca discutindo o teor do discurso com o próprio presidente.

Muita gente costuma elogiar os pronunciamentos de Barack Obama. Pois bem, até Obama tem seu ghost-writer.

Trata-se do jovem Jon Favreau. Para quem não sabe, Favreau é o autor do discurso da primeira posse de Obama, considerado uma peça histórica. Quando escreveu, Favreau tinha 27 anos.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nos seus diários, GV diz que está escrevendo discursos. Ele era culto e capaz de escrever. Poucos presidentes depois deles sabiam escrever.
    Eu coloquei no artigo Juscelino na wikipedia isto do Ghost dele.
    Tenho tudo do GV. Os discursos de 1950 , campanha presidencial deram livro de 500 paginas e retratam tudo do Brasil, cada cidade em que discursava falava da historia e da economia do lugar.
    Escrito por ele ou por ghost as 500 paginas, o fato é que hoje candidatos não falam coisa com coisa.
    Ciro falou em 2018 de SPC e Marina de creches, por exemplo. São totalmente vazios comparados com GV.
    e eu tenho o livro da campanha presidencial de JK, hoje raríssimo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador