Papa afirma que solução militar na Síria seria inútil

Sugerido por Assis Ribeiro

Do Brasil 247

Solução militar na Síria seria inútil, diz papa a Putin

Em carta ao presidente russo, Vladimir Putin, por ocasião da cúpula do G20, pontífice diz que os líderes mundiais deveriam “deixar de lado a busca inútil por uma solução militar” no país árabe; “Ao invés disso (ataque), que haja um compromisso renovado de buscar, com coragem e determinação, uma solução pacífica por meio do diálogo”, escreveu Francisco

CIDADE DO VATICANO, 5 Set (Reuters) – O papa Francisco disse em carta ao presidente russo, Vladimir Putin, por ocasião da cúpula do G20, que os líderes mundiais deveriam “deixar de lado a busca inútil por uma solução militar” na Síria.

Os EUA e a França cogitam atacar a Síria para punir o presidente Bashar al-Assad pelo suposto uso de armas químicas contra civis, em 21 de agosto. A Rússia lidera a oposição a essa ação.

“Ao invés disso (ataque), que haja um compromisso renovado de buscar, com coragem e determinação, uma solução pacífica por meio do diálogo e da negociação das partes, unanimemente apoiado pela comunidade internacional”, disse o pontífice argentino.

Francisco disse que “interesses unilaterais” têm prevalecido, atrapalhando a busca por uma solução para um conflito que já matou mais de 100 mil pessoas em dois anos e meio.

“Aos líderes presentes (na reunião do G20), a cada um deles, faço um encarecido apelo para que ajudem a encontrar formas de superar as posições conflitantes”.

Ele convocou os 1,2 bilhão de católicos do mundo a participarem no sábado de uma jornada de oração e jejum pelo fim do conflito sírio. Disse ainda que os seguidores de outras religiões podem participar disso da forma que acharem conveniente.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na opinião do professor Mário

    Na opinião do professor Mário Maestri, a força será empregada apenas para reafirmar o poder imperialista, o que nos reporta ao post – A atualidade brutal de Hannah Arendt – nesse mesmo espaço. O que estarrece é constatar que muitas pessoas vem considerando os atos imperialistas como normais, posto que eles estão defendendo a sua condição de potência. Haja saco!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador