Para agradar conservadores, Trump ataca mulheres de baixa renda sufocando clínicas de aborto

Principal rede que encaminha mulheres ao aborto se retira de programa federal e perde 60 milhões de dólares ao ano porque Trump vinculou a verba a mudanças que vão desestruturar o serviço

Foto: Cosmopolitan

Do The Guardian

Candidatas democratas se reúnem em torno da Planned Parenthood em meio à disputa pela regra do aborto

As principais líderes femininas do Partido Democrata, incluindo concorrentes para a indicação presidencial, se uniram em torno da Planned Parenthood em meio à disputa da entre a cúpula da organização e o governo Trump, sobre o fornecimento de aborto.

Na segunda-feira, a maior instituição de saúde reprodutiva do país retirou-se do programa federal de planejamento familiar que fornece serviços de saúde para mulheres pobres. Ela fez isso em vez de se submeter à camisa de força imposta pela administração Trump em novas regras que impedem as clínicas de encaminhar pacientes para abortos.

[O GGN prepara uma série no YouTube que vai mostrar a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar o projeto pelo interesse público? Clique aqui]

Muitas das principais candidatas à Presidência entraram na disputa, denunciando as novas restrições e advertindo que prejudicariam as famílias de baixa renda.

A senadora por Massachusetts Elizabeth Warren, uma das primeiras integrantes do bando democrata a propor um plano de aborto, acusou a administração Trump em um tweet de “obstruir deliberadamente o acesso de pessoas de baixa renda a serviços básicos de saúde”.

A senadora da Califórnia, Kamala Harris, chamou os novos regulamentos de “regra da mordaça doméstica” que afetariam milhões de pessoas.

“Isso é uma desgraça”, disse ela. “Como presidente, vou desfazer essa regra de mordaça no meu primeiro dia no cargo.”

Críticas duras à mudança de regras, feitas em apoio à Planned Parenthood, foram emitidas por outros candidatos, incluindo os senadores americanos Amy Klobuchar e Kirsten Gillibrand, e por Joe Biden.

A manifestação de apoio à Planned Parenthood indica que o aborto provavelmente será uma pauta nas eleições do ano que vem. Cerca de 4 milhões de mulheres são atendidas em todo o país sob o programa federal de planejamento familiar, conhecido como Título X, que distribui US$ 260 milhões em subsídios para clínicas.

A Planned Parenthood recebeu cerca de US$ 60 milhões por ano do programa do qual é membro desde que o Título X foi fundado há quase 50 anos. A organização usa o subsídio para ajudar até 1,5 milhão de mulheres de baixa renda com serviços como controle de natalidade.

Sob a mudança de regra, qualquer grupo que receba o financiamento do Título X terá que separar as instalações que realizam abortos de clínicas que oferecem outros serviços de saúde, sem encaminhamento entre os dois.

Um tribunal federal de apelações em São Francisco está analisando um processo para derrubar as regras, mas até agora o tribunal permitiu que a administração fosse em frente com a aplicação da lei. Argumentos orais estão marcados para a semana de 23 de setembro. Vários estados e a Associação Médica Americana aderiram ao processo como demandantes. Ativistas também estão pressionando o Congresso para derrubar a regra.

Alexis McGill Johnson, presidente e CEO interino da Planned Parenthood, disse que a rede nacional de centros de saúde da organização permaneceria aberta e se esforçaria para compensar a perda de dinheiro federal. Mas ela previu que muitas mulheres de baixa renda que dependem dos serviços da Planned Parenthood “atrasariam ou ficariam sem” cuidados.

“Nós não seremos intimidados a reter informações de aborto de nossos pacientes”, disse McGill Johnson. “Nossas pacientes merecem tomar suas próprias decisões de saúde, não serem forçados a ter Donald Trump ou Mike Pence tomando essas decisões por elas.”

O Departamento Federal de Saúde e Serviços Humanos (HHS) disse que afiliadas da Planned Parenthood sabiam há meses sobre as novas restrições e sugeriram que o grupo poderia ter escolhido aquele momento para sair do programa.

A Planned Parenthood não foi a única organização a abandonar a escola. O Maine Family Planning, que não é afiliado à Planned Parenthood, também divulgou uma carta de retirada na segunda-feira. A Associação Nacional de Planejamento Familiar e Saúde Reprodutiva, um grupo importante para clínicas de planejamento familiar, está processando para derrubar os regulamentos.

Segunda-feira foi o prazo estabelecido pelo governo para que os participantes do programa apresentassem declarações de que pretendiam cumprir as novas regras, juntamente com um plano. A aplicação terá início em 18 de setembro.

Juntamente com a proibição de encaminhamentos ao aborto pelas clínicas, os requisitos da regra incluem a separação financeira das instalações que fornecem o aborto, designando o aconselhamento sobre o aborto como opcional em vez da prática padrão e limitando quais membros da equipe podem discutir o aborto com os pacientes. As clínicas teriam até março próximo para separar seu espaço de escritório e salas de exames das instalações físicas dos provedores que oferecem abortos.

A regra de planejamento familiar é parte de uma série de esforços para refazer a política governamental de saúde reprodutiva para agradar os conservadores, que são parte fundamental da base política de Trump. Os conservadores religiosos veem o programa como um subsídio indireto à Planned Parenthood, que administra clínicas de planejamento familiar e também é um importante provedor de aborto.

A retirada da Planned Parenthood do Título X foi saudada como uma grande vitória dos anti-abortistas. Catherine Glenn Foster, chefe do grupo Americans United for Life, anunciou a notícia como “um grande dia para a saúde das mulheres na América.”

Ela disse ao site antiaborto Life News: “A Planned Parenthood é a organização sem fins lucrativos mais letal da América, e a notícia de que eles estão se recusando a aceitar fundos do contribuinte para visar mulheres vulneráveis ​​é uma coisa boa para a saúde das mulheres.”

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador