Para Ciro, Bolsonaro não termina governo e Lula não será candidato em 2022

Em entrevista ao Valor, Ciro também falou das alianças de centro-esquerda e da dificuldade que vê para o PT nas eleições 2020

Jornal GGN – Ciro Gomes (PDT) afirmou em entrevista ao jornal Valor Econômico que não acredita que Jair Bolsonaro conseguirá concluir o mandato até 2022. Ele também falou que o “bolsonarismo boçal” não deve sair vitorioso das urnas nas eleições de 2020. Além disso, o PT deve ter dificuldade para vencer eleições “Brasil afora”.

“Duvido muito [que Bolsonaro termine o mandato]. É um palpite mero, mas com raiz em duas constatações. A primeira: só três presidentes no Brasil moderno concluíram seus mandatos: Juscelino, Fernando Henrique e Lula. Características básicas: uma extraordinária capacidade de diálogo, articulação, cooptação e até de suborno dos oponentes, até na conta de certo abuso, como aconteceu com Fernando Henrique e Lula. Bolsonaro é o oposto, é o brigão. Ele desce nos Estados insultando governadores, etc.”

“Segundo: o colapso econômico brasileiro não tem precedente na história. O baronato brasileiro, quem manda no país, sabe muito bem o que estou falando e e sabem que é verdade. Na hora em que o Guedes sair, tudo vai se revelar. E isso não demora a acontecer”, disse Ciro.

Ele também avaliou que “o petismo está envelhecendo” e que “ninguém acredita mais que o Lula vai ser o candidato. Essa é a mentira que foi pregada em 2018. Pode até ser que ele consiga. Lula, como pessoa, está ficando muito distante da memória popular, especialmente porque nós temos 70% dos eleitores brasileiros com menos de 45 anos. E a vida anda.”

ALIANÇAS

Ciro afirmou ao Valor que não tem “intenção malévola de isolar” o PT nas eleições, mas que o PDT decidiu formar alianças de centro-esquerda com PSB, o PV, e a Rede. “Essa é, portanto, a nossa grande articulação, tentando construir, com todas as dificuldades naturais, uma grande aliança de centro-esquerda que vá, sim, valer para o futuro.”

Para Ciro, “o Brasil vai dar um sinal” nas eleições de 2020. “Não é de exaustão desses extremismos, que são Bolsonaro e lulopetismo, e vai dar uma vitória muito fragmentada a essa alternativa centro à esquerda, mais moderada. Cabe a nós, lendo essa tendência do eleitorado, tentar organizar isso.”

Ele ainda disse que “candidato bolsonarista explícito não ganhará eleições, a não ser como exceção. Esse será um sinal. Estou dando um palpite. Vamos começar o debate agora. E acho que o PT também tem pouca chance de ganhar as eleições pelo Brasil afora. Vejo em Recife uma chance, mas a condição de segundo turno para o PT é muito hostil.”

INTERNET

Questionado sobre a influência que as redes sociais exercerão nas próximas eleições, Ciro esboçou um cenário tenebroso. “Vai ser uma campanha agravada daquilo que conhecemos tragicamente em 2018. Vai ser o inferno da Justiça Eleitoral.”

Redação

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        1. Se não sabe, como é que escreve: “Lá vem o vesgo que a midia quer enfiar goela abaixo da esquerda……” ? Eu sei o que é ser de esquerda. Estudei para isso. Não sou professor. Os livros, a história está aí para ser estudada. Não espere que eu diga isso a você. Procure. Deu muito trabalho. Dá muito trabalho estudar e se informar. Não sou professor e muito menos pregador para dizer o que é isso ou aquilo e não vou ensinar isso a ninguém. Que procurem.

  1. Sobre o enunciado do post, isso é que esse coronel bocó quer, mas não será bem assim. Bolsonaro termina o mandato porque mantem mais de 25 por cento popularidade e os trogloditas das forças de segurança e da (in)justiça está com ele. Só perde em 2022 se o Lula for candidato abarcando as forças progressitas e humanistas do brasil. Se a globo pensa que vai construir um candidato de centro pra combater o fascista em menos de 2 anos, está redondamente enganada. Lembrem-se que o bozo é fruto de 25 anos de barbaridades ditas e escondidas pela lei e pela imprensa. Como o fascista quer acabar com a globo, e isso é a única coisa boa que este caboclo dos quintos deseja, ou a globo abraça o Lula ou morrerá impiedosamente. Aí eu vou pra galera.

    1. tão fanático como os bolsanarista são os lulistas. Xingam seus oponentes sem entrar no mérito do que diz. “ou a globo abraça o Lula ou morrerá impiedosamente”, não confunda seu desejo com a realidade

    2. Caro Fel, você não está errado com relação ao mandato de Bolsonaro, sua opinião sobre Ciro e sua opinião sobre Lula. Discordo quanto à Globo, mas tudo é possível. Ao respondê-lo, no ensejo da oportunidade, encaixo uma observação sobre os comentários ao seu. Talvez os livros que li sobre política, sejam diferentes. Talvez eu não tenha aprendido. Todo burro pensa ser um Einstein. Dito isso, Lula e o PT são de esquerda, relativamente. Lembremos que esquerda, centro ou direita, assim como, abaixo, acima, à frente e atrás são posições relativas. Isto é, exigem um parâmetro de referência para serem situados. Qual seria o parâmetro para situar Lula e o PT no amplo espectro da esquerda? Se a referência for PDT ou PSB, situar-se-ão à esquerda. Se for o PCO, estarão muito à direita. Afinal, para que isso importaria?
      O que importa é ter um programa, um plano de governo e uma conduta que incluam, apaziguem e tenham diálogo com toda a sociedade ou, ao menos, com todos dispostos a tanto. E nisso, Lula é imbatível.

    1. Ele lançou um livro sobre projeto nacional de desenvolvimento. Você leu? Nos 14 anos de PT o que o PT fez em relação a Projeto Nacional de Desenvolvimento? O PT fez alguma mudança estrutural? Outra chance para o PT, com Lula? Sem chance!

      1. Ciro esta morto e anda porque ainda nao empurraram ele no caixao real. Seu irmao quase foi. Basta de coronelismo e basta de basofia.
        Candidatando vai conseguir nada de pitibiriba. Coitado de quem acredita neste zombi zombado e depenado…coitado dos gomes…a meio do caminho dos sarneys (sarnas malditas do nordeste).

  2. Lula é o único capaz de se opor politicamente, vencer e consertar esta bagunça, restaurando a sanidade no país.
    Lendas não são apagadas chefe.
    Outra coisa, vc fala de coalizão entre PDT e outros partidos. Mas diga; estes partidos poderao confiar em alguem que abandona o pais num momento crucial? Como vc fez no 2o turno de 2018.

    1. Carlos, cai na real amigo. o Lula ser o único? De onde tirou isso? o Lula não será candidato e ponto. Enquanto os inigualáveis ministros do stf nomeados pelo PT estiverem lá, o Lula não será candidato. Sabe quem está na presidência do STF e ficará lá dois anos? E sabe quem será o presidente do STF depois do Fux? Você ainda acha que Lula será candidato? E outra coisa, o Ciro não abandonou o país coisíssima nenhuma. Ele já falou sobre isso inúmeras vezes. Eu fiz o que ele fez. Abstive-ve. E me absteria de novo. Por tudo que o PT fez, não merece outra chance! Lula, principalemente.

      1. Xara vc vem dizer que se absteve? Entao parece ser coerente seu aparente apoio ao Ciro.
        Eu estou junto aos 47 milhoes que tentaram evitar a merda que hoje vivemos.
        Se Lula nao puder ser candidato voto em quem ele indicar, pois tenho certeza que nao seria um corredor.

    2. Infelizmente Lula é o Luis Carlos Prestes do nosso tempo. E falo com tristeza porque a realidade crua está aí para dizer onde erramos.
      O PT é um partido fora do seu tempo, procurando ‘conciliação’ para se manter relevante, um partido sem renovação sem agregar lideranças sem trazer nada de novo e isso espelha quase que toda a esquerda, que parece longe de dialogar com seu tempo.
      O cenário é horrível e não vejo a solução em nenhum Jesus Cristo, mas tem alguns que enxergam apenas o que querem ver, infelizmente…

  3. A História nos mostra que TODOS os regimes autoritários ou tirânicos sempre exigiram um Ídolo – adorado por uns, odiado por outros. A adoração ao Ídolo exige servidão. Prefiro a Política em que o Ídolo (sempre dogmático) seja substituído por um conjunto de idéias que são discutidas coletivamente, revelando os diversos interesses em disputa.
    Desde 2018, Ciro é o ÚNICO político que tem um Plano Estratégico para o Brasil, recentemente lançado em livro. Aqueles que tentam desqualificá-lo como “coronel”, “velho”, bocó”, “vesgo” etc. estão apenas utilizando a falácia ad hominem. Enganam os desatentos, mas apenas evidenciam que não têm argumento para contrapor.
    Em vez de atacar a pessoa, deveriam apresentar um Projeto Estratégico para o Brasil. Assim, pela argumentação fundamentada, as melhores idéias poderiam ser contempladas. É pedir muito ?

  4. Realmente o Lula pode não ser candidato, mas seu apoio pode eleger um presidente da esquerda!
    Talvez o lula devesse participar desse governo eleito. Principalmente lidando com os países lá fora onde é muito bem quisto e tem livre trânsito! Por outro lado, fiquei muito decepcionado com o Ciro ao saber de sua aliança com o ACM neto! Tão decepcionado que não votarei mais nele!

  5. Quem envelheceu foi Ciro,aliás já está com problemas de memória. Apenas 3 presidentes terminaram o mandato, Juscelino, FHC, Lula. E Dilma ( 2011 – 2014)?

  6. O atual governo é um pesadelo sem fim. Se cair antes do final do mandato pode atrapalhar ainda mais a frágil estabilidade política. Se ficar até o fim, o Brasil sofrerá mais. Uma droga geral.

  7. Um coronel racista é sempre invejoso e ridículo em um sentido profundo, pois vive seus desvarios, sua loucura autoritária, como se verdade fosse. E estes coronéis racistas, quando podem, impõem seus devaneios autoritários como se realidade e legítimos fossem. Esse tal Ciro é o exemplo destes e de outros retratos caricatos que os sujeitos autoritários são e precisam ser para existirem em sua loucura autoritária. Pobre coronel.

  8. Um gasista de 28 anos que veio a minha casa essa semana consertar um aquecedor de água não só tinha consciência política – nacional e local (Rio de Janeiro) me disse de maneira muito simpática, podem dizer que o Lula roubou, mas que ele foi um excelente presidente, ele foi.

  9. Transformar o Lula num radical e num corrupto demonstra que a análise do Ciro é rasa e tenta agradar o conservadorismo, a quem diz combater!

  10. Veja só quem falando que Bolsonaro é brigão. O roto falando do rasgado. Ele difere um pouco do Bolsonarona questão de preparo. É um pouco melhor. Só isso.

  11. Ele virou mistico, agora?
    Se você se diz esquerda deveria estar combatendo o bandido de plantão, Bozo, que você com sua mimice contribuiu para ele estar no poder.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador