Patriota avalia discurso de Dilma na ONU

Do Blog do Planalto

Para ministro Patriota, discurso da presidenta Dilma na Assembleia Geral da ONU foi histórico

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, em entrevista coletiva concedida no final desta tarde no hotel Waldorf Astoria, em Nova York, falou sobre a agenda da Presidenta nesta quarta-feira (21/9), que além da histórica abertura da assembleia geral da ONU incluiu encontros com diferentes chefes-de-Estado europeus e sul-americanos.

Na entrevista, Patriota destacou a importância dos acontecimentos do dia: “Hoje trabalhamos sob o signo da coragem e da sinceridade”. O ministro explicou que antes de discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas, a presidenta teve uma conversa bastante abrangente com o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon.

“Falou-se um pouco da ‘Primavera Árabe’, da situação da Líbia. Dilma ressaltou o papel da ONU nesse processo”, afirmou.

Patriota comentou ainda um pouco sobre os diferentes assuntos que estiveram em pauta nas reuniões com o primeiro-ministro britânico, James Cameron, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e seus homólogos sul-americanos, Sebastián Piñera, do Chile, Ollanta Humala, do Peru e Juan Manuel Santos, da Colômbia.

Com os dois interlocutores europeus, a Presidenta falou sobre a próxima reunião do G-20, que acontecerá na França nos dias 3 e 4 de novembro, e sobre a crise que afeta o continente. Em pauta estiveram ainda temas como os próximos Jogos Olímpicos, que serão sediados pelo Reino Unido, e o programa Ciência Sem Fronteiras, que oferece aos estudantes brasileiros a chance de estudar no exterior.

Ainda de acordo com Patriota, os encontros com os presidentes sul-americanos foram marcados pelo grande interesse no estreitamento dos laços entre os países da região e no fortalecimento dos Corredores Bioceânicos.

“O Brasil e a América do Sul são, hoje em dia, parte das soluções mundiais”, afirmou.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador