Paulo Dantas assume governo de Alagoas

Mandato-tampão vai até 31 de dezembro de 2022; votação pelos deputados estaduais foi realizada neste domingo

Paulo Dantas, novo governador de Alagoas. Foto: Assembleia Legislativa de Alagoas

Paulo Dantas (MDB) foi eleito governador de Alagoas neste domingo, em votação indireta realizada na Assembleia Legislativa, para um mandato-tampão válido até 31 de dezembro de 2022. José Wanderley Neto foi escolhido vice-governador.

O mandato é chamado de tampão uma vez que ele é válido para o período de governo vigente dos antecessores, Renan Filho (MDB) e Luciano Barbosa (MDB) – ambos renunciaram aos cargos de governador e vice, respectivamente.

A chapa eleita foi eleita por maioria absoluta, com 21 votos dos 27 parlamentares do Legislativo estadual. Outras três chapas receberam um voto cada, e um dos presentes votou em branco. A sessão teve a presença de 25 deputados e duas ausências.

O deputado Paulo Dantas tem 43 anos, nasceu em Maceió, é formado em Administração e está em seu primeiro mandato como deputado estadual, tendo sido eleito em 2018.

José Wanderley Neto é natural de Palmeira dos Índios, tem 72 anos, é médico cardiologista e já exerceu o cargo de vice-governador do Estado, no período de 2007 a 2011, na primeira gestão do ex-governador Teotonio Vilela Filho.

A vitória de Dantas mantém o MDB no poder alagoano, e foi celebrada inclusive pelo senador Renan Calheiros (MDB) em suas redes sociais, como é possível ver na postagem abaixo:

Segundo o jornalista Carlos Madeiro, do portal UOL, tal disputa marca o embate entre os grupos políticos do senador Renan Calheiros (MDB) e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

Em outubro, o grupo de Lira deve apoiar o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) para o governo estadual, enquanto Calheiros deve apoiar o nome de Dantas, uma vez que o ex-governador Renan Filho irá disputar o Senado.

Com informações do G1 e do UOL

Leia Também

Nenhum voto sequer foi fraudado em testes de ataque às urnas, diz TSE

Moraes garante eleições limpas e com urnas eletrônicas

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador