Pesquisa: Obama tem vantagem de 7 pontos sobre Romney

De EFE / Opera Mundi

Obama vence Romney em pesquisa de intenção de voto

Vantagem do candidato à reeleição sobre republicano é de sete pontos percentuais

Uma pesquisa de intenção de voto divulgada nesta segunda-feira (06/02) revela que o presidente Barack Obama venceria o pré-candidato favorito do Partido Republicano, Mitt Romney, com uma diferença de sete pontos percentuais.

O survey foi conduzido pelo jornal The Washington Post e pela emissora ABC entre os dias 1º e 4 de fevereiro e entrevistou mil eleitores norte-americanos. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Obama conta com 52% das intenções de voto enquanto que seu possível adversário possui 42% do eleitorado.  Essa vantagem diminui entre os eleitores filiados a um dos dois partidos, o que deixa o candidato a reeleição com 51% de apoio e o ex-governador de Massachusetts com 45%.

“Com o benefício de uma crescente confiança do público sobre seu manejo da economia, o presidente Obama, pela primeira vez, tem uma vantagem clara sobre o pré-candidato presidencial republicano Romney em uma potencial decisão eleitoral”, escreveu o jornal.

No sábado, Romney venceu com facilidade as prévias do estado de Nevada, e, depois das vitórias nas primárias da Flórida e New Hampshire, consolidou sua posição à frente do quarteto de pré-candidatos republicanos à Presidência dos EUA.

“Se a campanha se transformar, principalmente, em um plebiscito sobre a gestão presidencial de Obama, como os republicanos esperam que seja, o presidente poderia ter dificuldades para ganhar um segundo mandato, a menos que a recuperação econômica supere enormemente as expectativas (…). Mas, se a disputa se transformar em uma escolha entre o presidente em exercício e o desafiante, tal como os assessores de Obama dizem que será, a perspectiva do presidente é muito melhor”, ressaltou o artigo.

55% dos entrevistados que disseram acompanhar de perto a campanha republicana e  desaprovam as propostas dos aspirantes republicanos.

Dois em cada três entrevistados disseram que, quanto mais aprendem sobre Romney, menos o apóiam. As estatísticas não são melhores para o principal concorrente de Romney, o ex-presidente da Câmara de Representantes, Newt Gingrich – segundo o The New York Post, três em cada quatro entrevistados tem uma opinião ruim sobre ele. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador