PF e polícias estaduais trabalham para identificar black blocs

Do Estadão

PF e Estados identificam black blocs
 
Ministro da Justiça diz que há ‘integração de inteligência’ sobre acusados de vandalismo, mas que objetivo não é policiar movimentos
 
Laís Alegretti / BRASÍLIA – O Estado de S.Paulo

Em mais um capítulo da tentativa do governo federal de mostrar reação às ondas de violência nas manifestações de rua pelo País, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reforçou ontem a interação das áreas de inteligência das polícias Federal e estaduais na identificação dos acusados de vandalismo. Além disso, falou até na possibilidade de alterar a lei para punir os chamados black blocs.

“O que está divulgado seguramente faz parte desse esforço que fazemos para buscar interação em informações de inteligência na questão de avaliação de informações sobre atos de vandalismo”, disse o ministro da Justiça.

A Polícia Federal identificou 130 pessoas suspeitas de ligação com as atividades dos black blocs atuando no Rio e em São Paulo e distribuiu essa informação à áreas de segurança dos dois Estados, segundo divulgou o jornal O Globo.

Cardozo lembrou que a Polícia Federal e as secretarias estaduais de segurança pública já se comprometeram a compartilhar dados, mas, depois de ter afirmado que a informação divulgada pela imprensa faz parte do acordo, o ministro recuou: “Confirmei que existe um trabalho. Não vou confirmar documento, nem dados de documento”, disse. “Uma coisa que aprendi é que informações da área de inteligência não se comenta.”

“Se eu tivesse informações sobre participação de grupos criminosos nessas manifestações, eu não poderia neste momento falar sobre elas, porque são informações de inteligência. Há investigações em curso”, afirmou o ministro Cardozo. Ele acrescentou que, se houver participação de grupos criminosos nos protestos, serão tomadas medidas para coibir essas ações.

Lei. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concordaram em fazer reunião conjunta do governo federal com as secretarias de segurança pública do Rio e de São Paulo, segundo afirmou o ministro. “É para discutirmos a questão de eventuais mudanças na legislação, se serão necessárias ou não, além das interpretações que podem ser colocadas em relação a esses atos”, explicou. Cardozo disse que a intenção é que a reunião aconteça até o início da semana que vem.

O ministro da Justiça ressaltou, no entanto, que não se trata de policiar movimentos sociais, mas sim de evitar excessos. “Queremos proteger a liberdade de manifestação e a população brasileira de pessoas que de forma ilícita se aproveitam da liberdade de manifestação de outros”, disse o ministro da Justiça, no lançamento de uma campanha publicitária sobre direitos do consumidor, ontem.

“À medida que detectamos que pessoas vêm se organizando, trazendo de casa bombas, instrumentos que podem gerar ferimentos, obviamente o Estado brasileiro tem que buscar enfrentar essa questão”, afirmou Cardozo.

Visitantes. Questionado pela imprensa estrangeira sobre o temor de violência durante a Copa do Mundo no Brasil, no ano que vem, Cardozo disse que o País tem um plano de segurança pública e vai atuar garantindo a tranquilidade.

“Estamos tratando neste momento de situações do cotidiano do País, não da Copa do Mundo”, disse o ministro. 

 

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto isso…

    Publicado hoje mesmo aqui no blog:

    AUTOR: 

     

     

    Ação policial mata cinco pessoas por dia no Brasil, mostra Fórum de Segurança

     

    Agência Brasil

    São Paulo – As polícias civis e militares do país provocaram a morte de pelo menos 1,89 mil pessoas em confrontos no ano passado, uma média de cinco mortes por dia, de acordo com o 7º Anuário de Segurança Pública divulgado hoje (5) na capital paulista.

    A pesquisa comparou os dados brasileiros com levantamentos feitos nos Estados Unidos. Segundo o estudo, 410 norte-americanos morreram em confrontos policiais em 2012. Para Renato Sérgio Lima, um dos coordenadores da pesquisa, esse resultado revela “um padrão de atuação das policiais [brasileiras] que se mostra inaceitável”, disse ele.

    Outro dado revelado pela pesquisa foi que 23 policiais militares foram mortos em 2012 durante o serviço e 22 morreram fora do trabalho. Na Polícia Civil, o balanço foi cinco mortos em serviço e oito fora. “Ou seja: a polícia está matando muito e também morrendo muito. A instituição está falhando, não estamos protegendo o policial e não estamos protegendo a população”, conclui Lima.

    Levantamento inédito feito pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas mostrou ainda a percepção que a população tem a respeito das policias brasileiras. Mais de 70% dos entrevistados ouvidos no primeiro semestre deste ano disseram não confiar na polícia – alta de 14% em relação ao primeiro semestre do ano passado. “O cenário que a gente está traçando é extremamente grave”, declarou Lima.

    Nos países desenvolvidos, a percepção mostrou-se diferente: nos Estados Unidos, 88% dos cidadãos confiam na polícia; na Inglaterra o índice de aprovação é 82%.

    http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/11/05/acao-policial-mata-cinco-p

    Select ratingNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5Nota 1

     

  2. É só ir na Rede Globo, ou na

    É só ir na Rede Globo, ou na Cupula do PSDB e perguntar que é o chefe dos B.B.??? E a extrema-direita infiltrada na esquerda…..sao os riquinhos que come coxinha de caviar…..sao os filhos dos amigos dos amigos privatizadores???

    1. Rs..
      Juventude transparência,

      Rs..

      Juventude transparência, esse  galo já  cantou aqui..vai cantar de novo  lá prá janeiro, juro que não vou rir.

    1. Cidadãos brasileiros nunca se

      Cidadãos brasileiros nunca se comportaram assim. Sempre mantivemos manifestações identificadas com grupos de pressão legítimos, com pessoas responsávei, identificáveis, sem máscaras e sem armas de violência, e como FOCO. Não me lembro de ter havido antes essa modalidade rebelião, que não cabe numa democracia, porque se são chamados para negociação nem sequer sabem o que querem e nem têm representação para negociar nada. O que eles têm feito ultimamente não passa de distúrbios e propagação de violência pela violência, acho que tem que ser identificados esses grupos, sim, e a quem atendem, porque à população é que não é.

  3. Comentário

    Há alguns meses, em Guarulhos, houve uma chacina  à noite, em um bar da cidade. Uma das vítimas era um recém-contratado pelo clube de futebol Atlético Paranaense e estava com alguns amigos no local. Ele era uma das esperanças de uma família desestruturada, que passa por muitas dificuldades, com a sua mãe trabalhando como diarista e seu irmão aposentado por invalidez, tomado pelo alcoolismo e vítima da exploração do trabalho. Com medo de represálias em caso de denúncia (a mãe da vítima percebeu que carros passavam em baixa velocidade diante de sua casa), teve que sair às pressas da cidade. Suspeita-se de policiais com envolvimento no caso.

    Sobre isso, um silêncio da imprensa e negligência da polícia. Somente a Copa dos Imundos interessa.

    1. Há chacinas praticamente

      Há chacinas praticamente todos os meses na perifa( olha o povo nas ruas…!) de Sp, 60% praticada pela

      polícia , 40% entre traficantes e usuários etc. A polícia tem rusgas com o crime organizado por questões

      financeiras,  e acordos que não se cumprem..bang! bang! Balas perdidas, enganos, cor de pele ou

      sadismo mesmo, os motivos. É pouco provavel a ação de black blocs na perifa” e não é por questões

      ideológicas  a vidraça (o buraco) é outra. Partticularmente acho os BBs  “non sense  , mas podem ser 

      se já não estiverem ,  manipulados  por grupelhos outros .São fortes, cheios de vontade e energia e creio

      que no futuro muitos  darão bons “policiais corretos” pois não possuem perfil criminoso e nem devem 

      ser tratados como.

  4. Caramba, descobriram a

    Caramba, descobriram a pólvora. Nas redes sociais esses caras se entregam de bandeja. Igual aos brigões de torcida organizadas. É fácil de identificar.

    Mas quem irá reprimir? Essa Polícia preparada que nós temos. Mais problemas a vista.

    1. É isso aí, temos que defender o nosso Brazil

      Jornais brasileiros se levantam contra o desrespeito aos Estados Unidos

      5 de novembro de 2013By

      A patriotada tupiniquim infame de querer espionar o melhor país do mundo deve ser condenada e rejeitada por todos os homens bons como um ultraje de uma nação vagabunda, porcaria, insossa, contra a maior e melhor nação do mundo, conforme bem denunciou o Diário dos Homens Bons, um jornal à serviço da América, e demais jornais livres, que servem à causa do bem. São jornais como esses, profundamente identificados com a nata da sociedade nacional, que necessitamos para denunciar a verdade e desmascarar aqueles que lutam contra os interesses dos Estados Unidos, país cujo o destino manifesto de nos liderar contra o comunismo deve ser respeitado acima de tudo, para que o mínimo de ordem seja mantido.

      Para que este país da gentalha não ouse a ser empecilho ou causar constrangimento aos países bons, é preciso que os jornais e os grandes comentaristas e analistas da imprensa isenta nacional atuem com presteza, lembrando a todos que o Brazil nada é perante aos que importam no mundo e que a insubmissão internacional será punida com dureza pela IV Frota. Assim, a búlgara usurpadora será impedida de usar o tema na campanha para sua promoção pessoal, uma vez que a doença do antiamericanismo ainda é uma realidade em nossa pátria, e aqui em Higienópolis ou mesmo nos Jardins, hastearemos orgulhosamente a bandeira americana para mostrar de que lado estamos e para que os pilotos dos F-18 da Navy nos poupe dos bombardeios cirúrgicos que virão. Alvíssaras!

      1. É professor Hariovaldo, é

        É professor Hariovaldo, é assim mesmo que os fanáticos nacionalistas norte-americanos aqui nascidos ( por acaso ou por azar ) pensam ou pensam que pensam. São bem mais patriotas que os que nasceram lá. Por que será que aqui ficam ?

        1. impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

          impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade impunidade

    1. Comentário

      Pois é, eu não esperava que o “governo Dilma” (sic) fosse defender bancos e agências de automóveis de quebra-quebra. Nem você esperava… Bom, mas não é bem isso o que está pensando, né? Desculpe se deixei vossa contradição exposta, desculpe mesmo.

      1. Bancos e agências de

        Bancos e agências de automóveis quiçá nem prejudicados sejam, devem ter seguradoras, que lhes cobrem todos prejuízos. Mas, alguns pequenos comerciantes saqueados não têm nada disso. Dir-se-à que não foram os Black Blocs. É possível, mas quem vai saber ? Dá para deixar correr livre manifestações que arregimentam tudo quanto é tipo se pondo mascarados a promover destruição ? Bandidos, skinheads, nazistas. Quem lhe garante que não sejam, justamente, esses ? Acha você que não deve haver nenhum controle sobre isso ? O Estado pode mesmo se manter omisso ? Isso é o que se pensa quando não se é governo, embora os manifestantes petistas nunca tenham feito nada parecido, mesmo não sendo governo. Lembre-se que Dilma lutou contra a ditadura, muito diferente de lutar assim, desse modo violento e agressivo, num estado democrático, por sinal, bem difícil de ter sido conquistado, mesmo numa democracia ainda precária, quê, não gostaríamos de perder de novo.

  5. Todo governo tem um sistem de

    Todo governo tem um sistem de inteligência, ou deveria ter. O da Dilma não tinha, e com Zé Cardozo a frente não sei se dá para chamar assim. Claro que a sociedade deve estar atenta para que os governos estaduais, Cabral e Alkimin, não se aproveitem da deliquencia dos black blocs para se livrar de movimentos legitimos que os incomodam.

    A democracia é assim, um equilibrio entre as liberdade civis e a auto-preservação enquanto um sistema que garanta a ordem pública. Porque se a uma democracia não impede o caos, os próprios cidadãos vão pedir por um sistema que o faça

  6. O Ministério da Justiça

    O Ministério da Justiça deveria ter seu nome mudado para Ministério da Repressão. Pelo menos enquanto o Cardozo for o chefe.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador